Paixão Vitoriana
Subscribe

Curtas

Colocado por WhiteShadow a 31 de janeiro de 2008

Amanhã parto para Portugal, para matar saudades da família... e do Vitória, pois claro! Voltarei para Newcastle em breve (quarta-feira) mas entretanto marcarei presença no D. Afonso Henriques para a recepção ao Leixões. Como o vôo é bem cedo, não tenho agora muito tempo para escrever. Por isso aqui ficam muito resumidamente alguns dos assuntos que marcam a actualidade do Vitória.

- Acabou a liga de Inverno da Intercalar. O Vitória perdeu o último jogo na Vila das Aves, com Felipe novamente a marcar. Ficamos em terceiro lugar e com isso não conseguimos qualificar-nos para o play-off. Para marcar presença nas meias-finas, o Vitória precisa agora de ficar num dos dois primeiros lugares liga de Primavera, que começa já a seguir.

- Marquinho fez hoje as suas primeiras declarações mais alargadas a um jornal e denotou muita vontade de triunfar no Vitória. Entre elogios ao plantel e aos adeptos, definiu-se como um "jogador rápido, com uma certa técnica e oportunismo e bom de cabeça, apesar de não ser muito alto". Além disso, diz que gosta de jogar nas alas, sem preferência por lado direito ou esquerdo. Não tendo tido oportunidadade de ver nenhum treino, confesso que estou muito curioso quando ao que Marquinho (e Paulo Henrique) poderão ser capazes de fazer. Pode ler a entrevista aqui.

- Para o jogo de Domingo foi nomeado Duarte Gomes. Não é um árbitro que goste especialmente, mas confesso que tirando Pedro Henriques (que até já nos prejudicou), não nutro grande simpatia por nenhum árbitro.

- Jogo finalmente a um Domingo à tarde (se foi realmente a direcção que pediu, os meus parabéns!), bilhetes de acompanhante a 7,5€, bilhetes de senhora a 5€. Tudo a favor para um grande dia de futebol no D. Afonso Henriques. Que o Vitória saiba corresponder de forma adequada (ou seja, ganhando) é com certeza o que todos desejamos.

- Numa nota pessoal, foi com agrado que reparei que já passei as 10000 visualizações de páginas, que correspondem a quase 7000 visitantes únicos. Muito obrigado! Com menos de 3 meses estes são certamente números agradáveis e que dão ânimo para continuar. Afinal de contas, quem não gosta de saber que tem alguém a ler o que escreve? :)

A Profecia de "Cajudix"

Colocado por WhiteShadow a 30 de janeiro de 2008

O comentador Luís Freitas Lobo é um dos mais equilibrados no actual panorama português. Apesar da sua simpatia pelo Braga, tenta sempre analisar o todo, e escreve (e fala) de uma maneira bastante agradável. Tenho por hábito consultar o seu site Planeta do Futebol para ficar a par do que acha das tácticas de várias equipas ou dos novos talentos emergentes no futebol mundial.

Desta vez resolveu falar do Vitória. Entre tentativas de desmontagem do nosso esquema táctico e elogios a jogadores como Geromel (do qual ele é confesso admirador), Fajardo, Desmarets ou Ghilas, constrói um artigo interessante que vale a pena ler. Devo dizer que apesar de também consultar o seu site, a primeira referência ao artigo que vi foi do blog O Vimaranes, que acho que devo referenciar por isso.

Leiam então o artigo "A profecia de Cajudix" carregando aqui. Aqui ficam alguns extractos para aguçar o apetite.

"Existe um verdadeiro “quarto grande” no futebol português? Visita à “aldeia irredutível” de Guimarães. Táctica e mente. O 4x2x3x1 e a confiança em jogar. Só depois é que a bola vai parar aos pés."

"Guimarães. A cidade “irredutível”, um território particular na floresta do futebol português. Pelo Estádio, sempre com muita gente, pelo entusiasmo nas vitórias, pela revolta nas derrotas, pelo cordão humano, pelo que se vê e sente-se. Por vezes, os seus adeptos abraçam o seu clube com tanta força que o acabam por sufocar."

"No caso dos defesas-centrais, o toque de distinção é feito pelo sentido posicional (ler bem a linha de passe e interceptá-la) pelo poder de antecipação (dominando o "timing" certo para surgir no corte) e pela classe com a bola nos pés. Não é fácil reunir, com agressividade controlada, estes traços em apenas um jogador. Por isso, quando se vê um desses exemplares, respira-se fundo. É como 'ar puro' dentro de um relvado. No nosso campeonato, há um jogador que me inspira essa sensação. Chama-se Geromel e joga no Guimarães."

Uma equipa muito "familiar"

Colocado por WhiteShadow a

Publico agora uma curiosidade engraçada. Recorda-se de um jogador chamado Rego que esteve no Vitória entre 2001 e 2003? Era um médio com um bom poder de remate de meia distância, que esteve a "rodar" no Fafe antes de voltar a Guimarães. Era na altura uma jovem promessa mas nunca se chegou a afirmar. Recorda-se também de Cândido (o jogador da foto), um guarda-redes que chegou a passar pelo Vitória, e andou em vários clubes da primeira divisão, como foi o caso do Porto, Setúbal ou Boavista. Sabia que Rego é irmão de Cândido? E sabia que têm ainda mais irmão jogadores de futebol?

Mas tudo isto a propósito de quê, perguntará o caro leitor. É que Cândido e Rego jogam agora na mesma equipa. A equipa chama-se... Associação Desportiva Artur Rego! É o clube de uma empresa da família, como bem imagina pelo nome. Mas isto não é tudo. Se olharmos para o plantel encontramos nada mais nada menos que 6 Regos! Todos familiares (a maior parte irmão, penso eu). Cândido Rego, Ângelo Rego, Domingos Rego, Joaquim Rego, José Rego e Gabriel Rego.

O apelido do treinador qual será? Adivinhou! É o Fernando Rego. E o director desportivo é o Adão Rego. É muito Rego para um clube só :)

O clube milita nas distritais da AF Viana do Castelo. Pode ver o plantel aqui, e descobrir mais sobre a empresa que dá o nome ao clube, a Artur Rego Artefactos de Madeira LDA.

Obrigado pela dica do meu amigo Cláudio, que conhece pessoalmente o Rego e me disse onde ele jogava agora.

Actualização: numa nova conversa com o Cláudio, consegui perceber que os irmãos jogadores são 4: Cândido, José, Joaquim e Domingos. Os outros jogadores Rego são... sobrinhos. Artur Rego é o nome do pai. O treinador e o director desportivo são também irmãos. E o presidente do clube é outro irmão, o Jorge Rego. Como seria de esperar, toda a direcção, que pode ver aqui, está cheia de... Regos :)

Targino na Turquia?

Colocado por WhiteShadow a 29 de janeiro de 2008

Numa estranha e algo bombástica notícia de última hora, o Desportivo de Guimarães faz saber que Targino vai ser emprestado ao Manisaspor, um clube turco que está na antepenúltima posição do seu campeonato. A notícia pode ser lida aqui, na AVS.

Sinceramente, fiquei muito espantado! Isto explica a saída de Targino da convocatória no jogo com o Benfica. Mas não se entende como sai para um clube tão pouco reputado (quero poder acreditar que o tem infinitamente mais prestígio europeu). Mais, Targino tem sido apesar de tudo um jogar que tem entrado em vários jogos e que tem mexido um pouco no seu desenrolar. Marcou dois golos como suplente utilizado, sendo que um deles nos deu os 3 pontos (contra o Nacional). Que alternativa temos para ele?

Não se sabem ainda as contrapartidas financeiras do empréstimo (será que se vai saber?) mas é dito que o clube turco fica com opção de compra. Espero que tenham sido minimamente boas, mas não acredito muito. Depois do estranho empréstimo russo (e quando Targino voltou, vinha "pior" e com menos moralização), temos agora novo episódio na caricata carreira do jogador, que pese embora tenha dificuldades em se assumir definitivamente nos titulares, sempre foi para mim uma opção muito válida. Mais, ao contrário do que disse Emílio Macedo na apresentação de Marquinho e Paulo Henrique, é também avançada a notícia de que não haverá agora mais mexidas no plantel.

Fico um pouco sem saber o que dizer. Vamos esperar por mais pormenores...

Foto: Capa do Desportivo de Guimarães

Flashback: Standard de Liege

Colocado por WhiteShadow a

Mais um Flashback do nosso passado. E para variar um pouco, uma eliminatória das competições europeias. Depois de ficar em quarto lugar na época anterior, o Vitória disputou a Taça Uefa 1995/1996. E na primeira eliminatória saiu-nos uma equipa belga, o Standard de Liege. Na primeira mão, vindo de um empate na Luz, o Vitória conseguiu vencer por 3-1. Gilmar abriu a contagem, com o Standard a empatar de livre ainda na primeira parte. Nos segundos 45 minutos, Edinho recolocou-nos em vantagem e perto do fim Gilmar termina da melhor maneira uma jogada bonita com uma assistência de Vítor Paneira.

Na segunda mão fomos lá empatar 0-0. Em Guimarães, já na altura o centro histórico albergava os vitorianos para ver o jogo num ecrã gigante. Curiosamente quando o jogo começou ainda era dia e houve algumas dificuldades por causa disso. Com 15 anos, tive a felicidade de pela primeira vez ir ver ao vivo um jogo fora nas competições europeias (obrigado pai!). E foi espectacular presenciar esse empate que nos deu a passagem (para uma outra altura, que agora não o tenho aqui, prometo digitalizar e colocar no blog o bilhete desse jogo).

Mas aqui fica o mais importante... o vídeo!

Frases

Colocado por WhiteShadow a 28 de janeiro de 2008

No rescaldo de um fim-de-semana negro para o futebol e voleibol séniores (valha-nos a formação de futebol, com juniores, juvenis e iniciados a vencerem), ficam aqui algumas frases dos intervenientes, com o respectivo comentário.

- "(...) os árbitros que apitam os jogos do Benfica perderam a vergonha (...)" por Luís Filipe Vieira.
Não é que o homem finalmente acerta uma. Ainda bem que admite! Mais a sério, como é que consegue vir a terreiro dizer uma coisa destas, dizendo que o Benfica tem sido prejudicado, em particular no jogo com o Vitória? Ficamos esclarecidos sobre quem perdeu a vergonha também... (esta frase foi bem apanhado pelo Depois Falamos).

- “Jogarem o segundo e terceiro classificados num ambiente destes faz bem à Liga. O V. Guimarães está de parabéns pelo que está a fazer. Este foi um verdadeiro jogo. À excepção dos três grandes, este é o único clube capaz de encher o estádio." por Rui Costa (via Record).
Fica sempre bem dizer uma coisa destas, embora seja muito mais fácil fazê-lo depois de ter ganho. Será que faria o mesmo caso tivesse perdido?

- "Ambientes deste fazem sem dúvida bem à liga. Apesar da derrota os jogadores saíram do estádio de cabeça erguida e a ouvir as palmas dos seus adeptos. Pareceu Inglaterra mas era Portugal" por um adepto benfiquista (ver aqui).
Aplica-se o mesmo que disse das palavras do Rui Costa. Mas para um vitoriano, sabe sempre vem ouvir palavras elogiosas vindas "de fora" (link do blog em questão obtido via Vimaranes).

- "Quero ficar aqui cinco, quatro, três ou dez anos. Só falta acertar as condições e, se forem boas, tudo bem" por Ghilas.
Se realmente Ghilas quer ficar, não se entende tanta cerimónia e dificuldade em acertar a renovação. Diz que quer esperar por Fevereiro para ter cá o seu agente. E o que quererá Ghilas dizer com "condições boas"? Sem entrar em loucuras, é mesmo importante renovar com Ghilas. É um activo importante que já conhece o clube, e se o perdermos, vamos gastar dinheiro para encontrar um substituto e provavelmente dar um "tiro no escuro". Já falei neste assunto várias vezes no blog, e gostava que se resolvesse o mais rapidamente possível.

- "Como é possível tanta segurança nos estádios e como é que deixam entrar as pessoas com garrafas de água e de coca-cola cheias? Depois, atiraram-mas (...) Além de termos de estar com atenção à bola, temos de estar atentos ao que possa vir atrás de nós. Se aquilo nos bate na cabeça… Há que aguentar com estas situações" por Quim, guarda-redes benfiquista.
Ainda bem que não tem mal do outro lado atirarem tochas para o campo. Agora esses criminosos a atirar com água (e não, não é possível entrar com garrafas cheias no estádio - as que são vendidas no campo não têm rolhas)... Já não há vergonha na cara da ninguém??? Um adepto vitoriano é esfaqueado antes do jogo, tochas são acendidas e mais de 200 cadeiras arrancadas na bancada da claque benfiquista sem intervenção policial, e depois nós é que somos os "maus". E são estas declarações que são passadas cá para fora. Mais, a baixeza de pessoas como o Quim chegou ao ponto de dizer a um responsável do Vitória que este "
nunca deveria ter saído da Liga de Honra". Pergunto novamente, já não há vergonha na cara????

Foto: Cartoon do Jornal "Record"

Nova desilusão do vólei

Colocado por WhiteShadow a

Que dizer? Apesar de não o querer verbalizar antes do jogo, a verdade é que aconteceu o mais esperado. Novamente perdemos nos momentos decisivos e novamente perdemos no velhinho pavilhão do Espinho. E desculpem a insistência na mesma palavra, mas novamente perdemos por 3-0 (como aconteceu este ano nos jogos importantes tirando a recepção ao Espinho) e novamente desperdiçamos vantagem de muitos pontos (chegaram a ser 5) em dois dos sets para depois "entregarmos" de mão beijada o ouro ao bandido. Novamente muitos vitorianos se deslocaram ao pavilhão e novamente perdemos.

Por isso, chega de "novamentes"! O ciclo de Queiroga tem necessariamente de acabar, até porque a desculpa foi "O Espinho tem jogadores experientes que em momentos decisivos têm mais calma." Ou seja, atirou a culpa exclusivamente para os jogadores. Não gostei disso, Sr. Queiroga!

Agora resta lutar pela Taça (jogamos nos quartos-de-final com o Leixões) e tentar manter o segundo lugar (ainda temos melhor set ratio que o Benfica, mas iremos ter uma difícil deslocação ao Fonte Bastardo - se perdermos só um set, deverá bastar para ficar em segundo).

Podem ver reportagem mais completa do jogo de Espinho aqui.

Foto: Associação VitóriaSempre

Livres directos e indirectos

Colocado por WhiteShadow a 27 de janeiro de 2008

Não se trata de desculpar a derrota. Para mim o principal culpado fomos nós próprios. A equipa entrou com pouca personalidade, muito nervosismo e alguma "tremideira". Mas isso não invalida que a arbitragem possa e deva ser analisada. E os erros possam e devam ser apontados. Ainda para mais quando nos acusam permanentemente na "praça pública" de sermos beneficiados quando, na realidade, quem vê os jogos todos (não só os lances que as TVs querem mostrar) tem uma opinião radicalmente diferente.

E tudo isto a propósito do lance do primeiro golo do Benfica. Penso que ninguém tem dúvidas de que o lance mudou o jogo. Mesmo admitindo que foi falta (o que eu, na minha opinião pessoal, não concordo), o que eventualmente seria sancionado seria uma obstrução. Disso ninguém tem dúvidas. Ora, uma obstrução é punida com... livre indirecto! Vejam as regras da FPF para quem tem dúvidas disso. Aqui fica uma citação das Leis de Jogo, na passagem relevante:

"Um pontapé-livre indirecto será igualmente concedido à equipa adversária do jogador que, no entender do árbitro:

• jogue de uma maneira perigosa
• faça obstrução à progressão de um adversário
• impeça o guarda-redes de soltar a bola das mãos
• cometa outras faltas não mencionados anteriormente na Lei 12, pelas quais o jogo seja interrompido a fim de advertir ou expulsar um jogador"

Podem ver o lance no resumo da GmrTV.

No entanto, o livre foi marcado de forma directa e deu no que deu. Irrita-me ver tanta gente com a ideia errada de sermos beneficiados. Por isso, se não somos nós a apontar os erros contra o Vitória, quem acham que o fará? Não se trata de desculpar, repito. O Vitória tem de olhar para o que (não) fez e melhorar. Mas como podemos estar calados quando ainda nem sequer um penalti a nosso favor temos e tantos foram os lances no mínimo duvidosos em áreas contrárias?

Coreografias muito bonitas

Colocado por WhiteShadow a

No início do jogo foram feitas duas coreografias muito bonitas. Com o meu agradecimento e devida citação ao Pontapé na Lógica (que tem muitas mais fotos e vídeos) aqui ficam duas imagens marcantes e um vídeo.

Coreografia realizada pela Associação VitóriaSempre na Nascente

Coreografia realizada pelos WhiteAngels no Topo Sul

Vídeo do aspecto do estádio na entrada dos jogadores.

Perdida uma "batalha", mas não a "guerra"

Colocado por WhiteShadow a

Mais de 25000 espectadores viram ontem o sonho bonito da champions e do 2º lugar ficarem adiados. Num jogo atípico, o resultado final, quanto a mim, não espelha minimamente o que se passou no relvado, mas o que conta são os golos, e aí, a verdade indesmentível é que perdemos 3-1.

Antes do jogo começar, o ambiente era fenomenal. Estádio muito próximo de cheio, com a esmagadora maioria a ser vitoriana. Coreografias bonitas (de que falarei noutro post), bandeiras do Vitória no campo (boa iniciativa da direcção) e tudo preparado para mostrar um autêntico inferno branco.



O início de jogo não podia ter sido pior para o Vitória. Entrou nervoso (não soube lidar com a pressão?), o Benfica consegui mais um pouco de posse de bola, sem criar nenhum perigo e eis que Rui Costa, no seu estilo habitual, atira-se para o chão aos 7' em posição perigosa. Falta mal assinalada, e uma fiquei logo com uma estranha intuição de que iria dar golo (nos lances mal assinalados, costumamos ter sempre "galo). E assim foi, Cardozo, que nunca tinha marcado um golo de livre esta época, faz um estupendo remate. Na sequência dos festejos, os adeptos benfiquistas lançam várias tochas para o relvado, ficando uma delas nas redes da baliza de Quim e queimando um pouco de rede, abriu um buraco na baliza. O jogo teve de ser interrompido para a necessária recuperação. Tudo isto, quanto a mim, modificou radicalmente o caracter do jogo. Dificilmente o Benfica podia esperar melhor começo, com golo e quebra do ritmo de jogo.



O Vitória, infelizmente, acusou o toque e não se encontrou. Apesar de ter mais posse de bola, muitos passes errados não permitiram criar grande perigo. Fajardo ainda teve um bom lance, mas numa outra jogada, aos 27', Andrezinho desiste do lance pensando que a bola vai fora, Di Maria vai buscá-la, consegue fintar o nosso lateral e entrar na área e depois, com a defesa descompensada (Cardoso levou os dois centrais consigo) aparece Maxi Pereira, que só teve de encostar. Balde água fria para nós, começo de sonho para o Benfica, que sem criar perigo, já lograra 2 golos. Eficácia total.



Na primeira parte não existiram mais nenhuns lances de perigo, tirando um bom remate de Milan, bem defendido por Quim. Na segunda parte Cajuda lança Ghilas e Carlitos, e o jogo muda de cariz, muito graças à tradicional garra e combatitividade do argelino. O Vitória pressiona, o Benfica acantona-se cá atrás, apenas bombeando bolas. Tantas vezes o cântaro foi à fonte que acabou por partir, pois aos 60', finalmente o Vitória marca, por intermédio de Ghilas.



O estádio estava ao rubro, Roberto entra em campo por troca com Luciano (toda a carne no assador, como diria Quinito) e o Vitória ainda tem 10' de grande pressão. Momento do jogo aos 74'. Numa perca de bola do Benfica, o Vitória consegue uma situação de 4-2, mas Ghilas primeiro e Andrezinho depois não conseguem concretizar. Não mais o Vitória voltou a conseguir uma situação como essa. Cajuda, preocupado com o meio-campo, avançou novamente Desmarets, trocando Andrezinho de flanco e subindo Carlitos. O Vitória perdeu fulgor, o Benfica conseguiu um pouco mais de posse de bola e mesmo a terminar (já nos descontos), um toque cruel de mais injustiça no resultado. Nilson alivia mal uma bola, que bate em Cardozo e este finaliza com a baliza deserta. Pareceu que usou as mãos para conseguir para a bola, mas não foi por este lance que o Benfica ganhou. Apenas trouxe números ainda mais enganadores. E o jogo terminava logo a seguir.



Que dizer? O Vitória infelizmente acusou a pressão. Não conseguiu ser um espelho de si próprio e desperdiçou 45' antes de pelo menos mostrar um pouco do que sabe fazer. E quando o fez, já nao foi suficiente para virar o resultado contra um autocarro "estacionado" à frente da baliza (se fosse uma equipa pequena a ter feito isto, imagino o que diria a imprensa sobre o anti-jogo). Podíamos e deviamos ter feito mais, mas o Benfica certamente não mereceu de maneira nenhuma sair de Guimarães com este resultado. O Vitória teve 60% de posse de bola, 17 remates contra 6 do Benfica, teve mais cantos, mas a frieza cruel da única estatística que interessa, os golos, dita que perdemos. Ganhou a equipa mais eficaz.

Agora há que levantar a cabeça e pensar no próximo jogo. A verdade é que se nota uma grande inconstância a nível de resultados desportivos nos jogos mais recentes (à imagem da diferença entre as nossas duas partes neste jogo). Os últimos jogos do Vitória (para o campeonato) têm sido sempre a alternar entre vitória e derrota. Perdemos no Bessa, ganhamos à Académica, perdemos no Dragão, ganhamos ao Belenenses, perdemos no Estrela, ganhamos em Setúbal e agora perdemos com o Benfica. Portanto, agora há que ganhar ao Leixões, mas depois inverter a tendência, indo ganhar fora (ao Nacional).

Eu continuo a acreditar nesta equipa, à qual não podemos obviamente exigir o segundo lugar. Temos de pensar jogo a jogo, dar o nosso melhor, e no final fazer as contas.

Aconteça o que acontecer, somos Vitória Até Morrer!

Fotos:
RTP Internacional

O que eu quero ouvir hoje

Colocado por WhiteShadow a 26 de janeiro de 2008

Espero que hoje tenha o prazer de ouvir (muitas vezes) esta música que coloco a seguir. Quem frequenta o D. Afonso Henriques sabe o que ela significa... É só clicar no "play":



Por curiosidade, a música é um pequeno fragmento de uma versão de "I Will Survive" protagonizada pelos Hermes House Band. Podem ouvir a música toda aqui.

Venham lá as 21:15 para ver a bola a rolar! :)

Foto: Capa do Jornal "A Bola"

Antevisão Vitória - Benfica

Colocado por WhiteShadow a 25 de janeiro de 2008

Já faltam menos de 24h para o início do escaldante jogo entre Vitória e Benfica. Os corações vitorianos anseiam pela hora do apito inicial para poder apoiar como só eles sabem a nossa equipa. O objectivo só pode ser um: ganhar! Com isso conseguir passar para segundo lugar, numa jornada onde o Braga e Belenenses já empataram e onde o Sporting, com um jogo difícil, pode perder pontos. Perder ou empatar não será nenhum drama, mas os pensamentos de todos estarão certamente focados na obtenção dos 3 pontos, que levariam o Vitória para um patamar inesperado no início da época, mas muito merecido.

Nos nossos convocados, surpresa para a ausência de Targino (terá acontecido algo? - apesar de tudo, tem sido aposta como suplente utilizado). Destaque também para a inclusão de Roberto, o que era de esperar, tendo em conta que Rabiola já cá não está e que Felipe está lesionado (partiu o nariz no jogo da Intercalar). Espera-se que Cajuda use precisamente a mesma equipa que venceu os dois últimos encontros. Do outro lado, nota para as ausências do castigado Luisão e do lesionado Leo. O homem do apito será João Ferreira, um árbitro que não nos traz boas recordações dos jogos com o Benfica (como foi possível expulsar Romeu pelas imagens que veu nas câmaras de TV???).

O ambiente no estádio será com certeza escaldante. Numa altura em que os números de sócios e de lugares anuais voltam a subir, os vitorianos deverão encher quase por completo o estádio, dominando esmagadoramente o apoio, tanto em termos qualitativos como em termos quantitativos. Os WhiteAngels prometem coreografia. A Associação VitóriaSempre também. O Vitória também prepara algo. E ainda temos o placard que finalmente deverá estar em funcionamento. Será com certeza uma atmosfera electrizante, ao nível do jogo, que se espera seja um excelente espetáculo de futebol.

Durante esta semana muitas vezes pensei: "Nunca mais é Sábado!". Mas finalmente o dia está a chegar. Vou sofrer imenso por não poder estar presente ao vivo. Só quem tem de passar por isto é que compreende o que custa. Mas o meu coração e a minha alma estarão no D. Afonso Henriques. A todos os que vão... apoiem por mim! Sei que o saberão fazer. Que vão ser o 12º jogador que o Vitória precisa.

Apaguem-se então as luzes, abram-se as cortinas, e que a acção comece. Role a bola no relvado, que eu estou ansioso para ver o desenrolar do jogo. Força Vitória!

Foto: O Jogo

O último Vitória-Benfica

Colocado por WhiteShadow a

O último Vitória-Benfica a contar para o campeonato ficou marcado pelo inesquecível cordão humano, só possível num clube como o Vitória. Não vou agora recordar o cordão (isso ficará para uma outra altura) mas ainda hoje se nota a azia com que os benfiquistas ficaram de nós desde esse dia, não percebendo que a dimensão épica do cordão teve tudo a ver conosco e nada com eles, pela situação de então do Vitória (ainda hoje se queixam que não fizemos cordão com os outros "estarolas"). E nesse dia, impulsionados pelos "melhores adeptos do mundo" (assim apelidados pelo jornal "O Jogo"), o Vitória só podia ganhar. E ganhou! 2-0. Aliás, apesar da tradição de maus resultados nossos contra os encarnados, nos últimos 3 jogos com eles, empatamos um (esta época) e ganhamos dois (para além do 2-0, ganhamos 1-0 para a Taça na Luz).

Ficam aqui os golos que abrilhantaram desportivamente essa noite com muita chuva que o tempo nunca conseguirá apagar, por tudo o que envolveu o jogo.

1-0 por Svard


2-0 por Neca


Que o jogo de Sábado termine com o mesmo resultado! :)

Foto: Desportivo de Guimarães

Mais um flashback, desta feito a pensar no grande jogo de Sábado. E para subir a moral, o que poderia ser melhor do que recordar vitórias precisamente sobre o Benfica? Para isso, nada como a época 96/97 onde, sob o comando de Jaime Pacheco, ganhamos os dois jogos do campeonato sem sofrer qualquer golo.

Na 1ª volta recebemos e vencemos o Benfica por 1-0. Jogamos bem e aos 10' já justificávamos o golo que Quim Berto marcaria, de penalti (notem onde é que já ia um jogador encarnado quando Q. Berto rematou). Destaque também especial para um golo anulado do Milovanovic de forma inacreditável. Espero que o João Ferreira (o tal que expulsou Romeu pelas câmaras) não nos traga surpresas como essa neste nosso jogo que se segue.

Na 2ª volta o Benfica teve de jogar em campo emprestado (Campo Maior) e ganhamos por 2-0. Vítor Paneira abriu o marcador já na segunda parte com uma soberba jogada individual e mesmo a fechar Quim Berto dilatou a vantagem na marcação de um livre.


Que este vídeo seja um bom prenúncio para o jogo de Sábado, como o foi também o flashback de uma Vitória em Setúbal antes do jogo do campeonato lá!

Fim-de-semana decisivo no Voleibol

Colocado por WhiteShadow a 24 de janeiro de 2008

Não é só o futebol que tem um fim-de-semana crucial. Também o voleibol tem o "jogo da época" no que à fase regular diz respeito.

Será uma dupla jornada. No sábado recebemos o Machico, último classificado, no que deverá ser um jogo fácil. No domingo, o prato forte: deslocamo-nos ao pavilhão do Sp. Espinho! Não acreditando que nenhum dos candidatos perca pontos nos outros jogos, este jogo decidirá o futuro do Vitória: se ganharmos, temos todas as hipóteses de ficar em primeiro na fase regular, pois ficarmos com o mesmo número de derrotas que o Espinho (2) e temos em princípio melhor set-average. Se perdermos, ficamos com o mesmo número de derrotas do Benfica (3) e arriscamo-nos a ficar até num possível 3º lugar, dependendo do set-average final em relação ao Benfica.

Como todos sabem, o primeiro lugar na fase regular é importantíssimo para garantir o factor casa a nosso favor nos playoffs. E é um factor que nos últimos anos tem feito a diferença!

A RTP entrevistou Marco Queiroga a respeito deste importantíssimo jogo, e coloco aqui o audio para poderem ouvir:



Não ouvi a garra que gostaria nas palavras do Marco. Mas tal como ele acredito que o Vitória pode ganhar. "Last chance", Vitória. Vai ser difícil? Claro! Mas temos de aproveitar para não deixar esvaziar o balão de oxigénio do voleibol sénior masculino do Vitória. Vamos lá rapazes. Força nisso, e toca a trazer este ano um "caneco" para Guimarães!

Foto: Malucos do Voleibol

Do berço, com amor

Colocado por WhiteShadow a

Com os devidos agradecimentos ao Hélio Pinto, que descobriu esta pérola, aqui fica a opinião de um adepto de outro clube sobre o Vitória e os seus adeptos, com o título desde mesmo post. O original pode ser visto no blog Futebol United. Apesar de ser um texto já escrito em Outubro de 2007, vale a pena ler:

"Foi justamente no seio de um recanto memorável que a saga teve o seu início. O colossal impulsionador, de nome Afonso, continha um desejo desde a sua emancipação. Imortalizou-se como D. Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal, como incessantemente ambicionou desde tenra idade. Conquistas atrás de conquistas culminou o seu reinado em Ourique, às portas do Algarve. Actualmente, em Guimarães, não existe uma personalidade mas uma instituição de dimensão idêntica, imensa. É o Vitória. Se o Castelo é a súmula mor da cidade e D. Afonso Henriques o seu filho pródigo, o Vitória representa o extrapolar de um sentimento de total devoção, pleno de amor e paixão.

É este aglomerado populacional, descendentes de quem viu nascer o então Portucale, que o torna grandioso. Aliás, é uma massa adepta enorme. Não em quantidade abundante, mas em dedicação a uma causa. É uma autêntica religião para as gentes vimaranenses. Eles são os melhores adeptos de Portugal, quiçá da Europa, eventualmente de todo o mundo. Um exemplo da força do futebol!? Um exemplo de amor a uma causa!? Um sentimento de pertença!? As respostas poderão ser múltiplas. O Vitória é a mais óbvia, autêntica e genuína. Estejam no primeiro ou segundo escalão, no topo, fundo ou tranquilamente in the middle, eles estão lá, indefectíveis e com muito amor. Possuirão nos genes a determinação e a coragem do avô Afonso!? Evidentemente que sim.

Quando debatemos, nas mais variadas ocasiões, qual o 4º grande do futebol português as respostas não geram consenso. Alguns mencionam o Braga, o Boavista, o Belenenses, o Marítimo e, até, a Académica. Outros evocam o Vitória de Guimarães e, ainda, a sua congénere de Setúbal. Eu sou peremptório, é o Vitória de Guimarães. Afinal uma opinião como tantas outras. No que me sustento!? Na massa associativa. Como se avalia a dimensão de um clube!? Através do capital, claro que sim. Cada vez mais. Mas o capital vai e vem, é temporal. A riqueza e grandeza de um clube reside na sua massa adepta. Guimarães é a melhor de Portugal, é enorme, indiscutivelmente. É senhora de uma magia peculiar. Num horizonte futuro direi que o Vitória, se conseguir ”fabricar” adeptos por todo o país com a mesma fibra e abnegação ao clube, possui vantajosas condições para se intrometer entre os colossos do futebol português.

De regresso ao escalão primodivisionário o Vitória está a realizar uma admirável campanha. Com tranquilidade vai atingindo os seus propósitos. Cajuda é um treinador com vasta experiência. Conhece como ninguém o futebol português. E, porque não dizê-lo, é um conhecedor profundo das gentes minhotas. A equipa revela atributos, nos diversos sectores existem bons jogadores, rentabilizados pela astúcia de Cajuda e pela estabilidade conferida pela Direcção. Andrezinho é um dos melhores laterais direitos da Superliga. Geromel é o patrão da defesa, numa óptica pessoal encontra-se preparado para mais altos voos. Meireles é o líder dentro das quatro linhas. Alan é uma considerável mais valia e a pedra de toque da equipa. Mrdakovic é um avançado interessante, escolhido com critério. Sem dúvida, uma excelente aquisição. Rabiola é o futuro, embora pertença aos quadros do FC Porto.

Os adeptos continuam arrebatadores. A força do Vitória continua, cada dia que passa, a aumentar consideravelmente. Algumas épocas frustrantes resultaram de crises directivas e de uma instabilidade permanente. Presentemente, com uma direcção que aparenta reger-se pelo bom senso e por um panorama de estabilidade, os resultados começam a surtir efeito. Veremos o que estará guardado para o futuro do Guimarães. Não duvido que será glorioso. Aquela gente merece-o mais do que ninguém."

Que dizer perante um texto como este, ainda por cima com o valor acrescentado de "vir de fora"? Apenas elogiar a percepção que o Hélder Cabrita (autor do post) tem do fenómeno desportivo que é o Vitória e as suas gente, e claro, sentir um imenso orgulho por fazer parte desta família vitoriana. É que ser vitoriano é mesmo algo de único, de inexplicável, que faz parte do nosso ser e nos acompanha pela nossa vida...

Foto: Pedro Cunha

"Hinos" do Vitória

Colocado por WhiteShadow a

A Associação VitóriaSempre colocou ao dispor de todos o download de várias músicas do Vitória. Em particular, o "clássico" hino do Dino Freitas ("Vamos Gritar, Vitória, Vitória"), o hino "europeu" ("No cavalo de Afono Henriques, à conquista da Europa"), o "novo" hino do José Alberto Reis, duas músicas da banda do Zé dedicadas ao Vitória e ainda duas músicas dos WhiteAngels. Se ainda não tem estas preciosidades guardadas no seu computador, agora é uma excelente altura para o fazer! Pode ir buscar todas estas músicas aqui.

Ainda relacionado com o tema, depois do blog D. Afonso Henriques ter levantado a ideia de querer a versão original hino do Dino de volta ao estádio (num post comentado pelo próprio Dino Freitas), temos agora uma petição precisamente para isso, começada pel'O Vimaranes. Se concorda que o hino deveria "voltar", então assine aqui.

Inspiração para Sábado

Colocado por WhiteShadow a 23 de janeiro de 2008

Tomei a ousadia de "roubar" esta imagem fantástica do João Soares, publicada no blog "O Vimaranes", porque acho que ela merece destaque. É mais um fantástico trabalho do João, que espero que sirva de inspiração ao Vitória para esse ataque ao 2º lugar. Como a imagem diz: "Conquistem por nós!!".

Imagem: João Soares / Blog O Vimaranes

Nova vitória na Intercalar e reforços.

Colocado por WhiteShadow a

Hoje voltamos a ganhar na Liga Intercalar. É já a 4ª vitória consecutiva na prova (Penafiel, Gondomar, Leixões e Trofense), mas mesmo assim não deverá bastar para ficar num dos dois primeiros lugares, uma vez que o empate com golos do Leixões com o Porto nos deixa ainda a 2 pontos da posição de acesso ao playoff (e falta só uma jornada). Os autores dos nossos golos foram Felipe (que se lesionou... no nariz) e Tiago Ronaldo. Podem ler uma crónica do jogo aqui ou aqui.

Roberto ainda não jogou (nem tinha sido convocado). Por falar em reforços, confirma-se o que já se tinha falado, e os brasileiros Marquinho (21 anos, avançado) e Paulo Henrique (20 anos, médio) assinaram hoje pelo Vitória, aumentando o número de jogadores à disposição de Cajuda.

Foto: Associação VitóriaSempre

Flashback: Dane

Colocado por WhiteShadow a 22 de janeiro de 2008

Mais um Flashback, novamente contra o Boavista. E é um jogo que me recordo particularmente bem. Foi em 92/93, com Marinho Peres no leme da equipa e ganhamos no Bessa por 3-1. Debaixo de uma sempre forte chuva, o Vitória inaugurou o marcador por Tanta, de cabeça. Artur empatou logo a seguir, mas ainda antes do intervalo Paulo Bento restabeleceu a vantagem, de penalti. Na segunda parte veio o golo do jogo: Alfredo chuta mal uma bola, Dane apanha-a e rapidamente remate em arco, direitinha para o fundo da baliza. Um golo lindo!


É curioso verificar como temos um historial de grandes golos contra o Boavista. Foi este golo do Dane, o golo de Pedro Barbosa do flashback anterior, mas também o inesquecível golo de calcanhar do Romeu, o golo do meio da rua do Preto, um golão do Paulinho Cascavel, o golo do Pedro Mendes atrás do meio-campo (obrigado pela lembrança, João) ou até um excelente golo do Paíto no fatídica época. E isto só nos anos mais recentes! Muitos mais golos bonitos devem existir...

Sorteio dos oitavos-de-final

Colocado por WhiteShadow a

Realizou-se hoje de manhã o sorteio da próxima ronda da Taça de Portugal. E o sorteio voltou a colocar o Vitória a jogar em Setúbal, pela terceira vez em 4 anos.

Relembre-se que em 05/06 perdemos, já nos penaltis, numa meia-final presenciada ao vivo por 5000 vitorianos, que invadiram o Bonfim (a foto é referente a esse jogo). Em 04/05 perdemos 3-1 no tempo regulamentar, com o então técnico Manuel Machado a despedir-se, acto que não foi aceite. A partir daí o Vitória começou a subir, a subir, até terminar em lugar de acesso às competições europeias.

Apesar deste mau recente "historial", o que é facto é que o Vitória já provou este ano ter mais do que equipa para vencer um V. Setúbal, como se comprova pela recente vitória no Bonfim. Além do mais, posso estar enganado, mas parece-me que a equipa sadina irá começar a cair de produção em relação à primeira volta. Seja como for, será um jogo difícil para ambos os clubes, e o nosso Vitória tem legítimas aspirações de segui em frente. Eu acredito na equipa e na sua passagem. O jogo será disputado a 9 ou 10 de Fevereiro (ao fim-de-semana, portanto).

Nos outros confrontos, sorte para as equipas teoricamente mais fortes. Pode ver o sorteio completo aqui.

Roberto - o novo reforço

Colocado por WhiteShadow a

O site do Vitória tornou pública a notícia do primeiro reforço "oficial" do Vitória neste "mercado de Inverno". O Vitória foi buscar o ponta-de-lança brasileiro Roberto ao Varzim Sport Clube (um clube que curiosamente tem as mesmas iniciais que nós - VSC).

Roberto Calmon Felix é um avançado possante (1,90m e 88Kg) que esta época já marcou 8 golos (7 no campeonato, 1 na Carslberg Cup). Tem já 29 anos (apesar disso assinou por duas épocas e meio) e não tem no seu currículo passagens por grandes clubes (Académica, E. Amadora, Moreirense, Chaves Maia e Marco, em Portugal).

Quando ingressou no Varzim, teceu as seguintes considerações sobre si próprio:

"Sou um jogador fisicamente muito forte. Procuro estar sempre dentro da área e manter a bola na frente para que os meus colegas do meio campo possam subir no terreno e, obviamente, quem joga no ataque tem que andar sempre em busca dos golos. Não os vou prometer, porque isso é uma incógnita. A única coisa que prometo é muito trabalho e muita vontade e pode ser que assim os golos surjam naturalmente."

Honestamente, não sei muito bem o que pensar sobre esta contratação. Não é algo que me agrade completamente, mas também não me parece descabida de todo. Depois da recusa de Bruno Moraes e da saída de Rabiola, era um facto de que precisávamos de mais alguém no ataque. Roberto terá como ponto gorte ter estado a jogar, e em Portugal, podendo por isso mesmo ser opção já para o curto prazo. Como não vem com grande "cartel", não ficamos demasiado exigentes com ele, e isso ate pode vir a ser benéfico. Com a sua compleição física até pode vir a ser um jogador importante, uma referência na área, uma vez que o Vitória consegue canalizar muito jogo pelas alas. Quem sabe? Vamos esperar pelo futuro, sem fazer julgamentos antecipados.

Com as constantes lesões de Felipe, também parece importante saber que Marquinhos, um dos brasileiros à experiência fruto do protocolo com o J. Malucelli, também irá assinar. Ainda não é oficial, mas a indicações dadas por este jovem avançado têm sido boas e tudo aponta para que fique (tal como o seu companheiro do meio-campo).

Ligações:

- Entrevista ao Roberto quando chegou ao Varzim
- Ficha do jogador no site do Varzim
- Ficha do jogador no site da Liga
- Ficha do jogador no zerzoero

Actualização com vídeos:

- Golo de Roberto contra o Freamunde
- 2 golos de Roberto contra o Sta. Clara

Foto: Site do Vitória SC

Papel de parede

Colocado por WhiteShadow a

Apeteceu-me partilhar por aqui o meu novo wallpaper, que fiz depois de ter visto um tópico no fórum da AVS a pedir precisamente wallpapers. Nada como de vez em quando renovar o aspecto do nosso ambiente de trabalho!

Carregar na imagem para obter em 1400x900

Foi baseado numa fantástica foto no D. Afonso Henriques, e que alguém apelidou de "fotografia perfeita". Obrigado guisnake por a teres disponibilizado sem "enfeites", pronta para o uso que lhe quisermos dar.

Se a quiserem noutra resolução, por favor digam nos comentários.

Já agora, não querem partilhar os vossos wallpapers vitorianos via comentários?

Cajuda no MaisFutebol

Colocado por WhiteShadow a 21 de janeiro de 2008

Tal como já havia dito anteriormente, o nosso treinador fez uma entrevista no MaisFutebol, respondendo a perguntas dos utilizadores desse site. A entrevista foi agora publicada.

Sinceramente, não gostei de todas as respostas, mas tenho Cajuda em muita consideração, principalmente pelo "pequeno milagre" que operou no Vitória, voltando-o a colocar no seu lugar. Sinto que nos menospreza um pouco, colocando-nos como "pequenos". Sei que isso advém do facto de no nosso coração de adeptos sermos sempre os "maiores", mas pronto.

Os pontos "negativos" da entrevista são o dizer que está preparado para um "grande" (e nós somos o quê, Mister? Não lhe ficava mal ter contornado essa questão de outra maneira), ter-se assumido como benfiquista (e logo antes de que jogo - mas não coloco em causa o seu profissionalismo, claro) e o facto de ter dito que consegue ser engraçado num "pequeno".

Mas foquemo-nos nas coisas mais positivas, as que merecem ser destacadas. Aqui ficam algumas passagens:

Quantos centrais em Portugal tirariam o lugar ao Geromel? (João Rebelo)
"Nenhum. Havia alguns que jogavam ao lado dele, mas nenhum lhe tiraria o lugar."

Qual o quarto maior clubes português? (Carlos Barbosa)
"É o V. Guimarães, pelo número de sócios e pelas condições. Tem um complexo desportivo há muitos anos, muito antes de outros terem."

Acredita num triunfo frente ao Benfica, na próxima jornada? (Rui)
"Acho que vamos conseguir ganhar. Tenho confiança."

Como vão esses ossos depois do acidente com o Moreno? (Carlos Rocha Cardoso)
"Quando se fala nisso dá-me vontade de rir. Só me acontecem coisas únicas. Não cabe na cabeça de ninguém. Eu nem estava a jogar com eles! Houve quem sugerisse que eu andava de cadeira de rodas para ter publicidade. Ninguém parte a perna para ter publicidade. Arranjei foi uma maneira simpática de fazer com que andassem comigo ao colo."

O melhor mesmo é seguir as ligações e ver toda a entrevista. Desse modo podem ver outras coisas e tirarem as vossas próprias conclusões.

Ligações para a entrevista:

- Cajuda e o Vitória
- Cajuda e a selecção
- Cajuda e o futuro e passado
- Cajuda e a BWin Liga
- Cajuda e os 3 "estarolas"
- Cajuda e Braga e Vitória

Foto: GmrTV

Em frente na Taça

Colocado por WhiteShadow a 20 de janeiro de 2008

Missão cumprida! O Vitória segue em frente na Taça, ganhando Nacional da Madeira por 1-0. Num jogo onde sofri a bom sofrer por só poder acompanhar na rádio, parece que ganhamos com justiça e os números apenas pecam por serem escassos.

O único golo da partida foi marcado pelo capitão Flávio Meireles, depois de um centro de Desmarets, logo aos 21'. podíamos ter marcado mais, principalmente depois da entrada de Ghilas e Targino, que deram frescura e criaram oportunidades. Tivemos também um golo anulado por mão de Miljan.

Agora sim podemos descansar (os jogadores finalmente podem voltar a ter uma folga - esta segunda - depois de 2 semanas sempre a trabalhar. E depois, sim, pensar no grande jogo que se avizinha, com o nosso ataque ao 2º lugar.

Quanto à Taça, o sorteio é já na próxima terça pelas 12:30. Esperemos para ver quem nos sai!

Foto: MaisFutebol

Antevisão Vitória - Nacional

Colocado por WhiteShadow a

E já daqui a poucas horas que o Vitória disputa mais uma eliminatória da Taça de Portugal, onde tem legítimas aspirações. É um troféu que sempre nos escapou e este ano parece ser novamente complicado, uma vez que não tem havido grandes surpresas, com os principais emblemas ainda em prova.

Cajuda convocou practicamente os mesmos jogadores do último jogo e deverá apresentar uma equipa exactamente igual à que ganhou em Setúbal. Jogamos em casa e por isso somos favoritos. No entanto, é preciso ter muito cuidado pois o Nacional é uma equipa que nos pode causar problemas. Isso já ficou demonstrado no jogo do campeonato, onde mesmo contra 10 só conseguimos ganhar perto do fim, com aquele golão do Targino.

Temo que os adeptos estejam eufóricos demais. Ouço (ou leio, uma vez que estou longe) demasiadas vezes a falarem no jogo do Benfica, e a esquecerem este jogo, que é determinante. Ainda para mais, sendo a eliminar, não há margem de erro. Espero sinceramente que os jogadores não caiam no erro de também menosprezar.

Além do jogo em si, este encontro tem também dois outros pontos de interesse: a estreia do novo patrocínio lilás nos equipamentos, e a estreia (finalmente) do novíssimo placard electrónico. Pena que apenas vá ser usado para mostrar o resultado e o tempo, uma vez que li que os testes ainda não foram finalizados (será que já vai estar em pleno funcionamento contra o Benfica?).

Estou cheio de inveja de quem vai poder ver ao vivo e desta vez lá terei que ficar a acompanhar pelo relato de rádio via net. Vai ser sofrer muito... Apoiem por mim, e espero no próximo post poder escrever a dizer que passamos à próxima eliminatória.

Foto: Sapo

Edinburgo

Colocado por WhiteShadow a

E aqui está o outro posto pessoal que tinha dito que ia escrever.

Estando aqui tão perto, hoje resolvi visitar um país onde nunca tinha estado (Escócia) e uma cidade que tal como Guimarães tem um centro que é considerado património mundial (Edinburgo). É apenas 1h30m de comboio a partir de Newcastle. Foi pena ter-me esquecido da máquina fotográfica digital, mas usei o telemóvel para o efeito.

Como não podia deixar de ser, levei adereços do Vitória (andei a maior parte do tempo com o cachecol sempre a provocar olhares). E a primeira coisa que me tinha decidido a fazer era "escalar" o Arthur's Seat. É a montanha mais alta de Edinburgo, com um pico perto dos 300m, com origem nos restos de um vulcão. Fui logo de manhãzinha (enquanto tinha forças) :) E o objectivo foi conseguido, como comprovam estas imagens.



Tive sorte, pois o dia estava claro (vistas fantásticas!), mas mesmo assim lá em cima estava muito vento e muito frio! Para terem uma ideia da dimensão da montanha, vejam por exemplo esta foto e esta outra (não são minhas). O Arthur's Seat é sempre o pico mais alto. Para lá chegar foi por umas espécies de "caminhos" (tinha feito o trabalho de casa). Não era aconselhável a quem tiver medo de alturas, eheh.




Ediburgo comprovou realmente ser uma cidade lindíssima, com muito para ver. Andei Km's e claro, pelo menos de outra colina (bem mais pequena) também "piquei o ponto" no que toca a mostrar o Vitória. A primeira foto é do chamado Calton Hill, onde se vê o castelo de Edinburgo ao fundo. A segunda foto é na entrada desse mesmo Castelo.



Muito mais podia falar da lindíssima cidade, mas para não vos maçar, e tentar manter a ligação com o Vitória, vou notar só mais duas coisas.

A primeira é o nome de uma rua que descobri :)


Numa outra zona completamente diferente da cidade (ou seja, não relacionado com o nome desta rua), vi isto:


Para terminar, como bom adepto de futebol, tenho de dizer que fui ver 2 estádios. O primeiro, o estádio do Hearts. Sabia que hoje havia derbi local, entre as duas maiores equipas da cidade: Hearts - Hibernian (às 12:45). Não consegui arranjar bilhete (esgotou) mas ainda vi e ouvi um pouco do ambiente no Tynecastle Stadium. Depois ainda espreitei o Murrayfield Stadium, onde a Escócia joga os seus jogos caseiros do Rugby. Aqui ficam as fotos.



Newcastle e chegada de Kevin Keegan

Colocado por WhiteShadow a 19 de janeiro de 2008

Este (tal como o próximo) será um post um pouco mais "pessoal".

Como provavelmente alguns já sabem, o Newcastle United trocou recentemente de treinador. Mas não trocou para um treinador qualquer. Trocou para aquele a que por aqui chamam de "Messias", o "rei" (dito por eles) Kevin Keegan. Isto porque ele já passou por cá, quer como jogador, quer como treinador. E nesta última função teve um período fantástico, onde jogava excelente futebol de ataque, sempre com o objectivo de marcar mais golos do que sofrer ("à lá Quinito"). Por isso mesmo eram conhecidos no Reino Unido como "The Entertainers". Por isso, para eles, o Keegan era o equivalente ao Marinho Peres para nós, antes do seu regresso (sabemos que normalmente os regressos não dão bons resultados, mas isso é outra "história).

Seja como for, esta contratação foi anunciada perto das 17h da última quarta-feira, e nesse dia o Newcastle jogava com o Stoke City (candidato à subida para a Premier League) num jogo a contar para a Taça. Inicialmente a moral era baixa (tinham apanhado 6-0 do Manchester United) mas esta simples notícia fez com que 20 000 bilhetes fossem vendidos só nas últimas 2h antes do jogo (o jogo era às 19:45)! A afluência foi tal que adiaram o jogo 15 minutos para que o público pudesse ver.

Como adepto de futebol, decidi ir para o estádio para ver o ambiente de "euforia" que reinava. Depois de estar lá e ouvir os cânticos, quer cá fora, quer lá dentro, não resisti e resolvi ir ver o jogo "in loco". Como era um jogo de Taça era um pouco mais barato, e por isso mesmo resolvi fazer o contrário do outro jogo que tinha ido ver. Em vez de ficar no 7º anel de um topo (bem lá em cima), fiquei a 3 filas do relvado (bem cá em baixo), numa central, para sentir melhor o ambiente.

Foi uma experiência muito interessante. Apesar de o Keegan ainda não ter treinado (chegou a meio do jogo) o público cantava imensas vezes o seu nome. E o Newcastle sentiu o apoio (que foi brutal), ao ponto de ter ganho 4-1 (a maior vitória desta época), mesmo tendo jogado 75 minutos só com 10 (expulsão de Emre). Uma equipa com uma frente atacante com jogadores como Owen, Duff, Martins ou Viduka tem realmente obrigação de fazer melhor do que tem feito.

Aqui ficam algumas fotos desse dia. Na última dessas 4 fotos, o canto dai dar origem ao 2º golo do Newcastle United. Não se vê, mas estava obviamente com o cachecol do Vitória, que provocou muitos olhares curiosos :)




Infelizmente para eles, este sábado o Newcastle não conseguiu continuar a "boa onda" e no primeiro jogo com o Keegan realmente no banco empatou em casa 0-0 com o Bolton.

Flashback: Pedro Barbosa

Colocado por WhiteShadow a 18 de janeiro de 2008

Hoje recordo aqui um grande golo do Pedro Barbosa. Do meio da rua disparou um míssil indefensável e o Alfredo só a viu lá dentro. Foi em 1993/1994 e ganhamos 1-0 ao Boavista (aliás, temos um grande historial de bonitos golos frente ao emblema axadrezado - alguns deles para ver noutras edições de Flashback). Para o vídeo não ter só um golo, como bónus, aparece também aquele que deverá ter sido o melhor golo do Pedro na Selecção. Foi na Holanda, onde fez um remate em arco fantástico. Mas vejam o vídeo:



Como não podia deixar de ser, aconselho também a lerem o excelente artigo do Alberto Abreu sobre o Pedro, escrito no site da Associação VitóriaSempre. Podem ler aqui esse artigo da rubrica Glórias do Passado. Foi de lá que retirei esta foto que acompanha o post.