Paixão Vitoriana
Subscribe

D. Afonso Henriques

Colocado por WhiteShadow a 3 de janeiro de 2008

A propósito dos próximos golos a colocar no Flashback, recordo aqui uma "personagem" que em 86/87 era mostrada no agora estádio com o seu nome. Era uma figura bem grande do Rei D. Afonso Henriques. Recordam-se? Como eu era bem pequenino, quem nos pode contar nos comentários algo mais sobre isto? A figura ainda existe? Porque não levá-la novamente para o estádio?

Além do Rei, era notável o ambiente no estádio, com muitas bandeiras, como se pode ver na foto. Recordo com muito saudosismo essa época e o apoio da altura. Bem sei que agora esse apoio continua, e em muitos aspectos até melhorou. Mas há algo de "clássico" ao ver estas imagens, que nos toca o coração vitoriano...

5 remate(s):

Anônimo disse...

Infelizmente este Afonso Henriques foi destruído pelos calchoneros (Atlético Madrid) quando fomos lá jogar para UEFA.

Anônimo disse...

Se não estou em erro e nao é que me lembre deste Afonso Henriques, a pessoa por detrás do Grande Afonso, é um conhecido do centro da cidade chamado Bião, ele costuma tar sempre na Oliveira, se não estou em erro, mas quem tiver a certeza que diga algo...

WhiteShadow disse...

Pedro, não sabia disso... Que pena, foi a figura era mesmo grandiosa.

Anónimo, é bem provável que seja alguém conhecido. Afinal de contas são todos vitorianos :)

Anônimo disse...

Lembro-me de ver este D.Afonso num jogo Benfica Vitória dessa altura em que estiveram vários milhares de vitorianos na Luz.

Quanto ao apoio e às bandeiras, acho sem dúvida que as bandeiras davam outro "colorido" às bancadas, mas cairam em desuso, principalmente porque comaçaram a ser proibidas.
Em termos de apoio sonoro (cânticos, etc) não tenhas dúvida que agora é muito (muitissimo) melhor que nessa altura.
Ouvia-se o público nos golos, na primeira jogada a seguir aos golos e é tudo.
Ah, esqueci-me do bombo... (havia um entusiasta que rufava no bombo o jogo todo)
Mas o bombo era tão monótono, que acabava por cansar

Anônimo disse...

É verdade, whiteshadow, ainda hoje me recordo do momento em Madrid.
Ficamos sem o grande afonso ao entrar no estadio. houve confusao a potes, lembro-me da 1ª tentativa de roubar o nosso afonso, um celebre cromo aqui de guimaraes ainda deu uma navalhada num madrileno, mas depois ficamos sem ele, mas celebramos a passagem a eliminatoria seguinte, perante um estadio cheio a olhar para nós.

Saudaçoes Vitorianas