Paixão Vitoriana
Subscribe

Newcastle e chegada de Kevin Keegan

Colocado por WhiteShadow a 19 de janeiro de 2008

Este (tal como o próximo) será um post um pouco mais "pessoal".

Como provavelmente alguns já sabem, o Newcastle United trocou recentemente de treinador. Mas não trocou para um treinador qualquer. Trocou para aquele a que por aqui chamam de "Messias", o "rei" (dito por eles) Kevin Keegan. Isto porque ele já passou por cá, quer como jogador, quer como treinador. E nesta última função teve um período fantástico, onde jogava excelente futebol de ataque, sempre com o objectivo de marcar mais golos do que sofrer ("à lá Quinito"). Por isso mesmo eram conhecidos no Reino Unido como "The Entertainers". Por isso, para eles, o Keegan era o equivalente ao Marinho Peres para nós, antes do seu regresso (sabemos que normalmente os regressos não dão bons resultados, mas isso é outra "história).

Seja como for, esta contratação foi anunciada perto das 17h da última quarta-feira, e nesse dia o Newcastle jogava com o Stoke City (candidato à subida para a Premier League) num jogo a contar para a Taça. Inicialmente a moral era baixa (tinham apanhado 6-0 do Manchester United) mas esta simples notícia fez com que 20 000 bilhetes fossem vendidos só nas últimas 2h antes do jogo (o jogo era às 19:45)! A afluência foi tal que adiaram o jogo 15 minutos para que o público pudesse ver.

Como adepto de futebol, decidi ir para o estádio para ver o ambiente de "euforia" que reinava. Depois de estar lá e ouvir os cânticos, quer cá fora, quer lá dentro, não resisti e resolvi ir ver o jogo "in loco". Como era um jogo de Taça era um pouco mais barato, e por isso mesmo resolvi fazer o contrário do outro jogo que tinha ido ver. Em vez de ficar no 7º anel de um topo (bem lá em cima), fiquei a 3 filas do relvado (bem cá em baixo), numa central, para sentir melhor o ambiente.

Foi uma experiência muito interessante. Apesar de o Keegan ainda não ter treinado (chegou a meio do jogo) o público cantava imensas vezes o seu nome. E o Newcastle sentiu o apoio (que foi brutal), ao ponto de ter ganho 4-1 (a maior vitória desta época), mesmo tendo jogado 75 minutos só com 10 (expulsão de Emre). Uma equipa com uma frente atacante com jogadores como Owen, Duff, Martins ou Viduka tem realmente obrigação de fazer melhor do que tem feito.

Aqui ficam algumas fotos desse dia. Na última dessas 4 fotos, o canto dai dar origem ao 2º golo do Newcastle United. Não se vê, mas estava obviamente com o cachecol do Vitória, que provocou muitos olhares curiosos :)




Infelizmente para eles, este sábado o Newcastle não conseguiu continuar a "boa onda" e no primeiro jogo com o Keegan realmente no banco empatou em casa 0-0 com o Bolton.

0 remate(s):