Paixão Vitoriana
Subscribe

O vulcão de St. James Park

Colocado por WhiteShadow a 6 de dezembro de 2007

Hoje (ou melhor, ontem) tive o privilégio de assistir a um jogo "grande" da Premier League: o Newcastle-Arsenal. Estando neste momento em Newcastle Upon Tyne, era por demais natural que fosse ver um jogo. Ainda para mais, são muitas as coincidências que nos unem ao Newcastle United (NUFC), como já tinha referido num outro post.

Para ser sincero, logo no meu primeiro dia cá fui ver o estádio, pois tinha muita curiosidade em o fazer. Assim fui buscar o bilhete que tinha encomendado online no dia em que começaram a ser vendidos ao público em geral. Na semana passada foi o Newcastle-Liverpool, mas duas semanas antes do jogo já não consegui arranjar bilhete (tinha esgotado). E a primeira impressão que tive do estádio, o St. James Park, foi logo muito forte. O estádio, localizado no centro da cidade, tem uma lotação superior a 52000 lugares e é um "monstro", em termos de dimensão, que se destaca completamente no horizonte. As fotos não fazem justiça ao tamanho que se percebe na realidade. O estádio, tal como o do Sunderland, tem duas bancadas muito mais altas do que as outras duas. Mas quando digo altas, são mesmo muito altas. São 16 lanços de escadas para chegar à parte de baixo do último anel. É qualquer coisa... Aqui ficam desde já algumas fotos que tirei no exterior do estádio:





Por debaixo das bancadas existem uma série de serviços. Uma loja, ou melhor, uma mega-store de 2 andares (com todo o tipo de produtos imaginável - gostei especialmente da linha de roupa infantil - como gostava de ver o Vitória com algo parecido agora que sou pai), um gigantesco bar de 2 andares com dezenas de TVs e um ecrã gigante (é o bar do Shearer, onde vi o jogo deles contra o Liverpool), um museu, as bilheteiras e muito mais.




O estádio tem uma estação de metro mesmo ao pé, que está convenientemente decorada com as cores do clube, emblemas e fotos.



Finalmente chegou o dia em que pude entrar no estádio, e desloquei-me para lá 2h antes para ver o ambiente. Como estamos num dia da semana, não havia ainda muita gente, mas já se notava que ia haver jogo. Nos pubs circundantes já circulava um mar de "códigos de barras" (bar codes, como lhe chamam os adversários), e por todo o lado havia roullotes de comida e barracas com o programa oficial do jogo.



O jogo prometia ser "quentinho". Os adeptos do NUFC são conhecidos por seguirem em massa a sua equipa. E mesmo vindo de um conjunto de maus resultados (perderam 4 dos últimos 5 jogos, sendo que dois deles foram em casa e por 3 golos de diferença, contra Portsmouth e Liverpool), ainda na última jornada levaram 6000 ao Blackburn (são o Vitória de Inglaterra). O treinador do NUFC é o nosso bem conhecido Sam Allardyce, que já esteve no D. Afonso Henriques, ao serviço do Bolton. Em contraste com o NUFC, o Arsenal está a fazer uma época a todos os títulos extraordinária. Mesmo com a saída de Henry, a equipa ainda não perdeu, tem espalhado bom futebol e à entrada para este jogo tinha 3 pontos de vantagem sobre o Manchester United, mesmo com um jogo a menos. No entanto, para este jogo apresentava algumas baixas importantes, como são Fabregas, Hleb, Flamini e Van Persie (o Newcastle também tem vários lesionados, incluindo a sua super-estrela Owen). Entrei cerca de 40 minutos antes, subi aquelas escadas todas (fiquei no tal sétimo e último nível) e tive a minha primeira visão do estádio.




Reparem que a bancada que se vê em frente aquela de onde tirei as fotos parece minúscula. Mas no entanto, se virem atrás, é a bancada enorme que contém a mega-store! Portanto, não é uma bancada pequena, pelo contrário. Simplesmente as outras bancadas são mesmo enormes. Uma outra curiosidade é que mais uma vez não fui sequer revistado (e levei mochila). Foi exactamente igual ao que me aconteceu em Sunderland.

5 minutos antes do jogo começar o estádio ainda estava a menos de metade, mas quando as equipas entraram o estádio já estava quase completamente repleto. Os adeptos do Arsenal lotaram a sua área do estádio (3000 lugares) e o "barulho" começou. E foi simplesmente fenomenal. O "Toon Army" (como são conhecidos os adeptos do NUFC) esteve em grande, depois de ter recebido críticas por não terem apoiado no último jogo. Era constantemente ensurdecedor, ainda para mais tendo eu ficado (de forma premeditada) na bancada mais ruidosa. O Arsenal entrou melhor e na primeira oportunidade que criou, aos 4', Adebayor fez um grande golo, confirmando a sua veia goleadora desta época. No entanto, pese embora este golo madrugador, os adeptos do NUFC não caíram e continuaram a apoiar. Até me foi difícil ouvir os adeptos do Arsenal a gritarem golo, pois foram logo entoados cânticos do Newcastle!




O jogo continuou e ao contrário de outras vezes, o NUFC apresentou muito coração e muita garra. Notava-se que o Arsenal tem melhor equipam, que troca melhor a bola e é mais incisivo, mas o NUFC lutava muito. A partir dos 30', sensivelmente, o Newcastle começou a tomar conta do jogo e aos 34' enviam uma bola ao poste. O intervalo chega com pressão preta-e-branca e do mesmo modo recomeça o jogo, com a equipa sempre empurrada pelos adeptos, que não deixavam os "arsenalistas" fazerem-se ouvir. A segunda metade continuou na mesma toada até que aos 59' Taylor consegue finalmente o merecido golo, depois de uma jogada de insistência que envolveu Beye, Alan Smith e Martins. Foi uma autêntica erupção no vulcão St. James Park, a que é impossível ficar indiferente.




O NUFC continuou a dominar, a pressionar e podia perfeitamente ter chegado ao segundo golo por mais do que uma vez. Chegou a sufocar e a conseguir 4 cantos de seguida, mas o Arsenal também conseguiu alguns contra-ataques onde poderia ter marcado. O jogo terminou com 1-1 e aplausos de pé por parte do público da casa, agradecendo o esforço da equipa.



No final, um mar de gente saiu do estádio e, tal como já vi acontecer muitas vezes no Vitória, sairam do estádio a cantar. Um ambiente muito mais espetacular do que o que vivi no Sunderland, em todos os aspectos possíveis.

Foi sem dúvida uma excelente experiência a minha presença neste jogo. Como não poderia deixar de ser, estive "equipado" à Vitória, e conversei sobre ele com várias pessoas. Para minha surpresa e contentamento, quando um steward viu a minha bandeira, veio-me perguntar se não era o "Victoria Quimares"!! O Vitória e o seu (belíssimo) emblema já conhecidos em Inglaterra. Foi um final em beleza para uma noite que certamente guardarei com carinho na minha memória.



Resta dizer que se já tinha alguma simpatia pelo Newcastle, por todas as coincidências atrás descritas, agora passou sem dúvida a ser o meu clube favorito em Inglaterra. Passarei a seguir com mais atenção ainda a sua carreira e espero que um dia consiga quebrar o "domínio" dos apelidados de grandes, para gáudio dos numerosos e fieis adeptos, num desígnio tão semelhante como aquele que quero para o meu Vitória. E não sei se resistirei a perder a cabeça (em termos monetários) e ir ver mais alguns jogos...

5 remate(s):

Vimaranes disse...

O Vitória e os seus adeptos nasceram no país errado não? Ou é este país que não merece um clube e adeptos assim?

Anônimo disse...

Este país não merece um clube como o Vitória, muito menos os seus indefectiveis adeptos.
Em Inglaterra já tinhamos sído CAMPEÕES...

JóãoSoares

WhiteShadow disse...

O que importa é que o Vitória nos merece a nós :) Mas realmente em Portugal somos um "caso único"...

Digo-te também que mesmo com tudo o que presenciei já vi um ambiente ainda mais efervescente em Guimarães. Em termos de variedade de cânticos não temos nada a aprender. E em termos estéticos, as nossas cachecoladas são fenomenais! Não vi nada sequer semelhante nos dois jogos da Premier League que fui ver, muito menos durante o jogo como costumamos fazer.

Anônimo disse...

Grandes fotos WhiteShadow, já ca cantam lol..nunca "deverias" era ter entrado no Stadium of Light (Sunderland), é como entrar no da Pedreira aqui ao lado,também são "vermelhos" e rivais do NUFC.. como O VSC e Marraquexe FC..
uma correcção , o golo foi do Steven Taylor, sabes que tive atento ao jogo.. :)

Boa Reportagem, continuação

Abraço
Marcelo Carvalho

WhiteShadow disse...

Eheh, obrigado pela correcção, Marcelo. Obviamente foi o Taylor. E o golo foi mesmo à minha frente :)

Qaunto a entrar no Stadium of Light era também obrigatoriedade para depois apreciar as diferenças. Tivesse eu chegado uns dias antes e até poderia ter lá ido ver o derby :) Seja como for, estive de preto e branco (mas do Vitória) no estádio do Sunderland.