Paixão Vitoriana
Subscribe

Viagem no tempo "via satélite"

Colocado por WhiteShadow a 12 de janeiro de 2008

A propósito de uma outra coisa, acabei por ir parar a um site concorrente do Google Maps. Tão habituado estou a usar este último, que nem em recordava que existiam outros. Resolvi espreitar como estava Guimarães e quando fui ver o nosso estádio, as imagens de satélite mostram isto!
As obras de remodelação para o Euro ainda nem sequer tinham começado, mas as cobertura da bancada nascente já estava completamente colocada. Isso deverá querer dizer que foram imagens obtidas algures entre finais dos anos 90, inícios do 2º milénio. Talvez algum habitante de Guimarães (relembro que moro em Famalicão) possa olhar para outros pormenores disponíveis e descobrir a data. Espreitem aqui, e "naveguem" por Guimarães no passado (recente). O complexo já tinha o pavilhão, mas não tinha o sintético. Alguém me sabe dizer em que ano foi construído o pavilhão?
Também outros estádios estavam bem diferentes, antes do Euro. Para quem gosta de ver Portugal do espaço, aqui ficam alguns links, para que possam comparar como era... e como é! (embora também o Google não tenha os mapas muito actualizados). Deixo ficar links para outros estádios do Euro para que os leitores de outros clubes possam espreitar. Nem todas serão da mesma altura, porque as imagens aéreas podem ser de anos diferentes. E não coloco todos, porque algumas cidades simplesmente não têm resolução suficiente (como por exemplo Lisboa).

Estádio D. Afonso Henriques: Live Maps | Google Maps
Complexo da Unidade: Live Maps | Google Maps
Estádio das Antas/Dragão: Live Maps | Google Maps
Estádio do Bessa: Live Maps | Google Maps
Estádio Mun. de Braga: Live Maps | Google Maps

2 remate(s):

Anônimo disse...

Pedro, parabéns por esta descoberta.
Não é fácil reconhecer o ano exacto, embora haja muitas referências para o fazer.

O estádio está na sua configuração final, antes das obras: já com a cobertura da nascente e com a pequena bancada sul que teve, que nem sempre abria.

O sintético do complexo julgo que foi colocado já com Vitor Magalhães.

Dá para ver que se estava a construir o Multiusos e o pavilhão da U.M.

A melhor referência temporal é a existência da variante de creixomil (via rápida de ligação à autoestrada, que entrou em funcionamento em finais de 2000 ou até em 2001.

Por isso eu apostava em 2001 como data para esta fotografia.

A do google é de finais de 2003/inícios de 2004


Abraços
Carlos Manuel (aer)

WhiteShadow disse...

Caro Carlos, obrigado pela mensagem e pelo trabalho em ver os tais "pormenores" de que falava :)

Ficamos então com uma data aproximada de 2001 para a imagem.

Um abraço vitoriano.