Rui Bragança faz história!
Há 9 anos
Amanhã parto para Portugal, para matar saudades da família... e do Vitória, pois claro! Voltarei para Newcastle em breve (quarta-feira) mas entretanto marcarei presença no D. Afonso Henriques para a recepção ao Leixões. Como o vôo é bem cedo, não tenho agora muito tempo para escrever. Por isso aqui ficam muito resumidamente alguns dos assuntos que marcam a actualidade do Vitória.
O comentador Luís Freitas Lobo é um dos mais equilibrados no actual panorama português. Apesar da sua simpatia pelo Braga, tenta sempre analisar o todo, e escreve (e fala) de uma maneira bastante agradável. Tenho por hábito consultar o seu site Planeta do Futebol para ficar a par do que acha das tácticas de várias equipas ou dos novos talentos emergentes no futebol mundial.
Publico agora uma curiosidade engraçada. Recorda-se de um jogador chamado Rego que esteve no Vitória entre 2001 e 2003? Era um médio com um bom poder de remate de meia distância, que esteve a "rodar" no Fafe antes de voltar a Guimarães. Era na altura uma jovem promessa mas nunca se chegou a afirmar. Recorda-se também de Cândido (o jogador da foto), um guarda-redes que chegou a passar pelo Vitória, e andou em vários clubes da primeira divisão, como foi o caso do Porto, Setúbal ou Boavista. Sabia que Rego é irmão de Cândido? E sabia que têm ainda mais irmão jogadores de futebol?
Numa estranha e algo bombástica notícia de última hora, o Desportivo de Guimarães faz saber que Targino vai ser emprestado ao Manisaspor, um clube turco que está na antepenúltima posição do seu campeonato. A notícia pode ser lida aqui, na AVS.
No rescaldo de um fim-de-semana negro para o futebol e voleibol séniores (valha-nos a formação de futebol, com juniores, juvenis e iniciados a vencerem), ficam aqui algumas frases dos intervenientes, com o respectivo comentário.
Que dizer? Apesar de não o querer verbalizar antes do jogo, a verdade é que aconteceu o mais esperado. Novamente perdemos nos momentos decisivos e novamente perdemos no velhinho pavilhão do Espinho. E desculpem a insistência na mesma palavra, mas novamente perdemos por 3-0 (como aconteceu este ano nos jogos importantes tirando a recepção ao Espinho) e novamente desperdiçamos vantagem de muitos pontos (chegaram a ser 5) em dois dos sets para depois "entregarmos" de mão beijada o ouro ao bandido. Novamente muitos vitorianos se deslocaram ao pavilhão e novamente perdemos.
Não se trata de desculpar a derrota. Para mim o principal culpado fomos nós próprios. A equipa entrou com pouca personalidade, muito nervosismo e alguma "tremideira". Mas isso não invalida que a arbitragem possa e deva ser analisada. E os erros possam e devam ser apontados. Ainda para mais quando nos acusam permanentemente na "praça pública" de sermos beneficiados quando, na realidade, quem vê os jogos todos (não só os lances que as TVs querem mostrar) tem uma opinião radicalmente diferente.





Espero que hoje tenha o prazer de ouvir (muitas vezes) esta música que coloco a seguir. Quem frequenta o D. Afonso Henriques sabe o que ela significa... É só clicar no "play":
Já faltam menos de 24h para o início do escaldante jogo entre Vitória e Benfica. Os corações vitorianos anseiam pela hora do apito inicial para poder apoiar como só eles sabem a nossa equipa. O objectivo só pode ser um: ganhar! Com isso conseguir passar para segundo lugar, numa jornada onde o Braga e Belenenses já empataram e onde o Sporting, com um jogo difícil, pode perder pontos. Perder ou empatar não será nenhum drama, mas os pensamentos de todos estarão certamente focados na obtenção dos 3 pontos, que levariam o Vitória para um patamar inesperado no início da época, mas muito merecido.
O último Vitória-Benfica a contar para o campeonato ficou marcado pelo inesquecível cordão humano, só possível num clube como o Vitória. Não vou agora recordar o cordão (isso ficará para uma outra altura) mas ainda hoje se nota a azia com que os benfiquistas ficaram de nós desde esse dia, não percebendo que a dimensão épica do cordão teve tudo a ver conosco e nada com eles, pela situação de então do Vitória (ainda hoje se queixam que não fizemos cordão com os outros "estarolas"). E nesse dia, impulsionados pelos "melhores adeptos do mundo" (assim apelidados pelo jornal "O Jogo"), o Vitória só podia ganhar. E ganhou! 2-0. Aliás, apesar da tradição de maus resultados nossos contra os encarnados, nos últimos 3 jogos com eles, empatamos um (esta época) e ganhamos dois (para além do 2-0, ganhamos 1-0 para a Taça na Luz).
Não é só o futebol que tem um fim-de-semana crucial. Também o voleibol tem o "jogo da época" no que à fase regular diz respeito.
Com os devidos agradecimentos ao Hélio Pinto, que descobriu esta pérola, aqui fica a opinião de um adepto de outro clube sobre o Vitória e os seus adeptos, com o título desde mesmo post. O original pode ser visto no blog Futebol United. Apesar de ser um texto já escrito em Outubro de 2007, vale a pena ler:
A Associação VitóriaSempre colocou ao dispor de todos o download de várias músicas do Vitória. Em particular, o "clássico" hino do Dino Freitas ("Vamos Gritar, Vitória, Vitória"), o hino "europeu" ("No cavalo de Afono Henriques, à conquista da Europa"), o "novo" hino do José Alberto Reis, duas músicas da banda do Zé dedicadas ao Vitória e ainda duas músicas dos WhiteAngels. Se ainda não tem estas preciosidades guardadas no seu computador, agora é uma excelente altura para o fazer! Pode ir buscar todas estas músicas aqui.
Tomei a ousadia de "roubar" esta imagem fantástica do João Soares, publicada no blog "O Vimaranes", porque acho que ela merece destaque. É mais um fantástico trabalho do João, que espero que sirva de inspiração ao Vitória para esse ataque ao 2º lugar. Como a imagem diz: "Conquistem por nós!!".
Hoje voltamos a ganhar na Liga Intercalar. É já a 4ª vitória consecutiva na prova (Penafiel, Gondomar, Leixões e Trofense), mas mesmo assim não deverá bastar para ficar num dos dois primeiros lugares, uma vez que o empate com golos do Leixões com o Porto nos deixa ainda a 2 pontos da posição de acesso ao playoff (e falta só uma jornada). Os autores dos nossos golos foram Felipe (que se lesionou... no nariz) e Tiago Ronaldo. Podem ler uma crónica do jogo aqui ou aqui.
Realizou-se hoje de manhã o sorteio da próxima ronda da Taça de Portugal. E o sorteio voltou a colocar o Vitória a jogar em Setúbal, pela terceira vez em 4 anos.
O site do Vitória tornou pública a notícia do primeiro reforço "oficial" do Vitória neste "mercado de Inverno". O Vitória foi buscar o ponta-de-lança brasileiro Roberto ao Varzim Sport Clube (um clube que curiosamente tem as mesmas iniciais que nós - VSC).
Tal como já havia dito anteriormente, o nosso treinador fez uma entrevista no MaisFutebol, respondendo a perguntas dos utilizadores desse site. A entrevista foi agora publicada.
Missão cumprida! O Vitória segue em frente na Taça, ganhando Nacional da Madeira por 1-0. Num jogo onde sofri a bom sofrer por só poder acompanhar na rádio, parece que ganhamos com justiça e os números apenas pecam por serem escassos.
E já daqui a poucas horas que o Vitória disputa mais uma eliminatória da Taça de Portugal, onde tem legítimas aspirações. É um troféu que sempre nos escapou e este ano parece ser novamente complicado, uma vez que não tem havido grandes surpresas, com os principais emblemas ainda em prova.









Hoje recordo aqui um grande golo do Pedro Barbosa. Do meio da rua disparou um míssil indefensável e o Alfredo só a viu lá dentro. Foi em 1993/1994 e ganhamos 1-0 ao Boavista (aliás, temos um grande historial de bonitos golos frente ao emblema axadrezado - alguns deles para ver noutras edições de Flashback). Para o vídeo não ter só um golo, como bónus, aparece também aquele que deverá ter sido o melhor golo do Pedro na Selecção. Foi na Holanda, onde fez um remate em arco fantástico. Mas vejam o vídeo:visitantes

