Paixão Vitoriana
Subscribe

Um pouco mais sobre Ziad

Colocado por WhiteShadow a 3 de janeiro de 2008

A propósito do golo que coloquei no Flashback, penso que é pertinente falar um pouco mais sobre Ziad. Este tunisino foi um avançado marcante para a minha geração e era um verdadeiro ídolo no seu país. Em Guimarães é recordado como um dos últimos verdadeiros pontas-de-lança "a sério" que passou pelo Vitória. Não tenho problemas em dizer que até hoje foi o único jogador a quem eu pedi um autógrafo, tinha eu na altura uns 11 aninhos. Estava ele na bancada (juntamente com o compatriota Taoufik) num jogo amigável do Vitória na Vila das Aves. Ainda tenho esse papelinho (se calhar um dias destes digitalizo só para colocar por aqui)...

Mas o que queria mesmo destacar era o excelente trabalho do Alberto de Costa Abreu, que tem feito um esforço tremendo para produzir um trabalho fantástico sobre a vida de antigas glórias do Vitória. O reflexo desse labor pode ser visto no seu blog Glórias do Passado (visita a não perder!) e também nas crónicas que escreve no site da Associação VitóriaSempre. Em particular, já fez um texto muito completo sobre este nosso jogador tunisino que aconselho a ler. Podem ver esse texto clicando aqui. Tem fotos e uma muito bem escrita biografia que nos conta deliciosos pormenores. Por exemplo, sabia que Ziad terá sido dos primeiros jogadores a frequentar a casa do então presidente Pimenta Machado? Ou que Ziad é um Eng. Informático bem sucedido? Como disse, espreitem, pois vale a pena! Obrigado Alberto pelos excelentes textos.

PS - Reparei agora que já passei a marca das 100 postagens. aqui no blog. Espero que ainda esteja por aqui para notar quando esse número tiver... mais um zero :)

4 remate(s):

Alberto disse...

Bem, Pedro, uma vez mais obrigado pelas palavras elogiosas que diriges ao trabalho que tenho desenvolvido no sentido de recuperar, mas acima de tudo preservar, a memória do nosso clube.

É de facto um trabalho que me tira parte do meu tempo livre, é arduo, mas ao mesmo tempo tem me dado um prazer enorme. Todavia, não é trabalho de uma pessoa só, pois tambem se deve a muitas outras pessoas que tem ajudado, como de resto, já aconteceu contigo.

Quanto ao Ziad, efectiva Glória do Passado, tambem partilho da ideia que terá sido a seguir a Cascavel, o melhor avançado do Vitoria, pelo menos, daqueles que tive o prazer de ver jogar.

Saudações Vitorianas,

Alberto

luis cirilo disse...

Estive meses atrás na Tunisia.
Fiquei admirado com a forma como o Vitória e Guimaraes são conhecidos naquele país.
Ao ponto de quando dizia que era português me perguntarem de imediato se era de Guimarães !
Duvido que noutro país acontecesse o mesmo.
Tal deve-se ao facto de Ziad,Taofik(este menos) e Benachour terem passado pelo nosso clube.
Acho que esxiste ali um enorme mercado para o Vitória explorar.
Saibam os responsáveis fazê-lo.

Anônimo disse...

Boas primo, quando estava a ler este post estava mesmo a lembrar-me desse jogo do autografo... para nós ainda putos isso foi mesmo marcante; obrigado pelos momentos de verdadeira nostalgia VITORIANA e por me fazeres recordar o quanto vivemos este clube; às vezes é preciso ver e ler estas verdadeiras perolas primo! boas estadia na Inglaterra: espalha por lá o nosso orgulho vitoriano

WhiteShadow disse...

Olha o Rui! :)

Obrigado pelo comentário. Sem dúvida recordo-me desse momento nas Aves. E podes ter a certeza que o orgulho vitoriano anda sempre bem presente aqui por terras de sua majestade.

Um grande abraço!