Paixão Vitoriana
Subscribe

Livres directos e indirectos

Colocado por WhiteShadow a 27 de janeiro de 2008

Não se trata de desculpar a derrota. Para mim o principal culpado fomos nós próprios. A equipa entrou com pouca personalidade, muito nervosismo e alguma "tremideira". Mas isso não invalida que a arbitragem possa e deva ser analisada. E os erros possam e devam ser apontados. Ainda para mais quando nos acusam permanentemente na "praça pública" de sermos beneficiados quando, na realidade, quem vê os jogos todos (não só os lances que as TVs querem mostrar) tem uma opinião radicalmente diferente.

E tudo isto a propósito do lance do primeiro golo do Benfica. Penso que ninguém tem dúvidas de que o lance mudou o jogo. Mesmo admitindo que foi falta (o que eu, na minha opinião pessoal, não concordo), o que eventualmente seria sancionado seria uma obstrução. Disso ninguém tem dúvidas. Ora, uma obstrução é punida com... livre indirecto! Vejam as regras da FPF para quem tem dúvidas disso. Aqui fica uma citação das Leis de Jogo, na passagem relevante:

"Um pontapé-livre indirecto será igualmente concedido à equipa adversária do jogador que, no entender do árbitro:

• jogue de uma maneira perigosa
• faça obstrução à progressão de um adversário
• impeça o guarda-redes de soltar a bola das mãos
• cometa outras faltas não mencionados anteriormente na Lei 12, pelas quais o jogo seja interrompido a fim de advertir ou expulsar um jogador"

Podem ver o lance no resumo da GmrTV.

No entanto, o livre foi marcado de forma directa e deu no que deu. Irrita-me ver tanta gente com a ideia errada de sermos beneficiados. Por isso, se não somos nós a apontar os erros contra o Vitória, quem acham que o fará? Não se trata de desculpar, repito. O Vitória tem de olhar para o que (não) fez e melhorar. Mas como podemos estar calados quando ainda nem sequer um penalti a nosso favor temos e tantos foram os lances no mínimo duvidosos em áreas contrárias?

1 remate(s):

Pedro Mendes disse...

Durante o jogo tinha ficado com a mesma ideia! Obrigado pelo esclarecimento!