Paixão Vitoriana
Subscribe

Empate justo

Colocado por WhiteShadow a 1 de março de 2008

Derby com emoção, público nas bancadas, futebol com garra, mas sem o verdadeiro sal do futebol: os golos.

O Vitória entrou mal no jogo e o Braga com pressão em todo o campo. Demoramos a assentar o jogo, mas aos poucos fomos conseguindo e aos vinte e poucos minutos Miljan marca golo, mas em fora-de-jogo (por centímetros - bem assinalado, mas já vi muitos golos serem validados por mais do que isso). O Braga continuava a pressionar mas sem grandes oportunidades (tal como o Vitória).

De destacar nesta primeira parte o comportamento incorrecto (normal) de João Pereira, que antes de cair duas vezes mesmo no limite da área (tentando forçar penalti - que não existiu a meu ver) já deveria estar na rua. Levou um amarelo bem dado, e depois perdeu a cabeça tentando fazer uma habilidades com os pés com Alan já no chão.

Na segunda parte o Braga entra a todo o gás, envia uma bola ao poste, quase marca pouco depois e a seguir... acabou-se esse mesmo combustível. Já dominando territorialmente, o Vitória começa a avançar no terreno e com as entradas de Roberto e Fajardo acaba o jogo em grande estilo, podendo marcar. Não o fez, e o jogo terminou empatado.

É um resultado que aceito, mas confesso que soube a pouco o ponto conquistado em Braga. Ficou a ideia que se tivéssemos sido um pouco mais ambiciosos podíamos ter ganho o jogo. Mas compreendo Cajuda, que durante 10 jornadas viu a sua equipa perder sempre depois de ganhar o jogo anterior. Era importante não perder, manter a vantagem pontual sobre o Braga, e isso foi conseguido. Custa a um adepto ser tão racional, mas compreendo-o. Agora esperemos pelo Sporting-Benfica para sabermos exactamente em que moldes atacaremos o importante jogo do próximo fim-de-semana com o Sporting.

Quanto aos adeptos... magnífico. Mais de 25 000 pessoas numa sexta (mesmo com 12 000 bilhetes oferecidos a escolas e empresas é muito bom). Um moldura humana digna de um derby. Do lado dos vitorianos, foi uma presença espetacular, vocalmente muito forte. Em termos de números, como se viu, estavam muitos mais do que os bilhetes comprados (muitos dos bilhetes oferecidos foram parar a vitorianos - pela amostra dos que conheço eram mesmo MUITOS neste caso). Apostaria num número a rondar os 3500 espectadores (e eram muitos a salpicar o estádio em várias zonas).

Uma nota negativa para a polícia e a revista. Como é possível que mais de 30 minutos depois de começar o jogo ainda estivessem vitorianos (dos que vieram por autocarro) a entrar? Paga-se bilhete pelo jogo todo sou só por meia-parte

Termino com duas citações de um portista que foi ver o jogo e portanto pode dar uma visão mais neutra, o zefil79. Quanto às ofertas de bilhetes, para que se tenha a certeza que de os bilhetes oferecidos não foram só para escolas e para que se saiba que muita gente que foi ver o jogo com esses bilhetes não era do Braga nem do Vitória: "De facto, foram disponibilizados muitos bilhetes a diversas empresas de Braga e não só às escolas. A empresa onde o meu irmão trabalha recebeu 6 ou 7 bilhetes duplos que foram distribuídos de forma arbitrária pelo pessoal de lá. No meu grupo fomos 4 ao jogo, sendo que nenhum deles torcia pelo SC Braga." Quanto À questão dos adeptos: "Estivemos colocados no 2º anel da bancada nascente e pudemos constatar que mesmo por cima da claque do Vitória encontrava-se uma 2ª facção de adeptos vitorianos que compunham bastante bem essa parte da bancada. Quanto ao apoio dos adeptos posso de forma isenta reconhecer que a vossa falange de apoio esteve muitos furos acima da do Braga".

Foto: Pontapé na Lógica

0 remate(s):