Paixão Vitoriana
Subscribe

Flashback: Parma

Colocado por WhiteShadow a 2 de fevereiro de 2008

De volta a Portugal, nada melhor que começar por fazer aqui um Flashback de um jogo inolvidável, daqueles que marcam uma geração de vitorianos. E desculpem-me por recuperar uma boa parte do texto que escrevi no site da Associação VitóriaSempre, mas o tempo é curto e deve ser aproveitado para estar entre outros com o meu filho.

Estávamos no dia 26 de Setembro de 1996. O Vitória jogava a segunda mão da primeira eliminatória da Taça UEFA contra o poderosíssimo Parma (bem diferente do actual). Do plantel deles faziam parte jogadores como Buffon, Thuram, Sensini, Dino Baggio, Chiesa, Cannavaro e Zola. Para melhor aquilatar do real valor do nosso adversário basta dizer que nesse ano foi vice-campeão italiano, ficando a apenas um ponto da Juventus. Além disso, nesses dourados anos 90 as suas participações nas competições da UEFA foram muito positivas. Ganhou a Taça UEFA em 94/95 e 98/99, Ganhou a Taça das Taças e a Supertaça Europeia em 92/93. Esteve na final de outra Taça das Taças e no ano a seguir a esta temporada participou na Liga dos Campeões. Mas neste ano, 1996, a sua participação ficou pela primeira eliminatória.

Na primeira mão o Vitória havia perdido por 2-1 (golo de Gilmar). No D. Afonso Henriques, uma exibição memorável, num dia histórico para o Vitória, permitiu-nos vencer por 2-0, com golos de Vítor Paneira e Ricardo Lopes. O Vitória viu ainda um golo ser mal anulado, enviou uma bola ao poste e perdeu variadas oportunidades de dilatar a vantagem. Conseguimos então eliminar um colosso italiano, deixando a europa de boca aberta. Aqui fica o vídeo com os golos e muitos lances de ataque da nossa equipa, num registo ainda mais especial por ser obtido via Eurosport, com comentários em inglês. Para ver e rever:



Também numa outra altura, em 2005, escrevi um texto sobre a táctica de Jaime Pacheco nesse dia. Podem lê-lo aqui.

2 remate(s):

Anônimo disse...

Revendo agora este jogo em que o Vitória vulgarizou o Parma, reconheço que talvez tenha sido o melhor jogo de sempre do nosso Vitória.

E o Parma não era uma equipa qualquer.
Nesse ano o Parma estava em 1º ou 2º no campeonato italiano, e numa época em que o campeonato italiano era considerado o melhor da europa!

WhiteShadow disse...

Sem dúvida caro Carlos. A mim, que nasci em 80, esse jogo ficou declaradamente na minha memória, pelos melhores motivos.