Paixão Vitoriana
Subscribe

Estatísticas

Colocado por WhiteShadow a 8 de fevereiro de 2008

Valem o que valem, é certo, mas as estatísticas proporcionam por vezes ângulos curiosos pelos quais podemos perceber um pouco melhor a prestação das equipas. Como gosto de analisar esses dados, aqui ficam alguns números que podem interpretar à vossa maneira.

- Golos na primeira e segunda parte: a memória dizia-me que o Vitória marca muito mais golos na segunda parte (onde aparece quase sempre mais forte) e os números que estive a coleccionar comprovam-no. Marcamos 15 golos em segundas partes e apenas 7 no primeiro tempo (pouco menos de metade). Pensava que tínhamos também sofrido mais golos precisamente nas primeiras partes, mas afinal, nos golos sofridos temos um empate nas duas partes (11-11).

- Golos vindos do banco: 9 dos 22 golos do Vitória (40%!) vieram de jogadores do banco. Plantel com qualidade e profundidade? Equipa titular não bem pensada? O que é certo é que Cajuda tem feito substituições que redundam em golos, como aconteceu no último jogo. Somos a equipa mais profícua neste parâmetro de toda a Liga. Atrás de nós o Setúbal com 7, e depois o Sporting com 5.

- Ataque e defesa: já que falamos de golos, convém dizer que somos o 5º melhor ataque, mas apenas a 9ª melhor defesa.

- Diferença de golos: Com 22 golos marcados e 22 golos sofridos, temos a peculiar característica de termos um goal-average neutro. Dos 7 primeiros somos a única equipa sem este parâmetro positivo. Indicador de muitas vitórias por 1 golo, e algumas derrotas (Porto, Sporting e Estrela) por vários golos.

- Jogos sem sofrer ou marcar golos: Em 7 das 18 jornadas o Vitória não sofreu nenhum golo, o que configura a 4ª melhor prestação neste aspecto em particular. Com 4 jogos sem marcar, o Vitória fica em 2º nesse parâmetro, apenas ultrapassado pelo Porto, que ficou em branco em 2 jogos.

- Vitórias em casa e fora: Com 6 vitórias em 9 jogos em casa, o Vitória apenas é ultrapassado aqui pelo Porto. Fora de casa ganhamos 3 vezes, sendo utrapassados apenas por Porto e Benfica. Uma curiosidade: a Naval é a única equipa que ganha mais vezes fora (3) do que em casa (2).

- Disciplina: O Vitória é a segunda equipa da Liga com menos amarelos, e a segunda equipa com o menor número de cartões (35). No outro extremo está o Sp. Braga, com 55 cartões.

- Séries de derrotas ou vitórias: O melhor que o Vitória conseguiu foram 3 vitórias seguidas, com o 3º melhor registo neste parâmetro. Já em termos de derrotas, nunca perdemos duas vezes seguidas. Mais do que isso, a seguir a uma derrota, ganhamos sempre, com a coincidência de os últimos 8 jogos da liga terem sido sempre neste carrossel de derrota seguida de uma vitória (esperemos que se consiga quebrar esta sequência e ganhar o próximo jogo da liga).

- Penalties: Zero. Um número absurdo. Nem um único penalti marcado a nosso favor. Não tenho esses dados, mas penso que deveremos ser a única equipa assim. E já foram tantos os lances que deviam ter sido sancionados com grandes penalidades a nosso favor... Verdade seja dita, salvo erro, também não foi assinalado nenhum penalti contra nós (mas aí já não estamos sós).

Já devem estar fartos de números, e por isso vou parar por aqui. Se repararam em mais algum dado curioso, por favor digam nos comentários. Mas o mais importante é que na única estatística que realmente interessa, a pontuação, estamos em terceiro lugar :)

Foto: Foguima / VitóriaGrande

1 remate(s):

Anônimo disse...

O defesa, é o que mais me intriga:
Individualmente os jogadores são gabados, o número de jogos em que ficamos em branco parece confirmá-lo, mas o certo é que sofrer 3 ou mais golos em 4 jogos é pouco compreensível.

O ataque já não surpreende nada, dadas as opções do treinador no jogo calculista.

E só marcamos (apesar de tudo) tantos golos devido às oscilações da defesa, que têm obrigado a equipa a alargar mais o seu jogo.

Se a defesa fosse mais eficaz, desconfio que andavamos a fazer jogos muito mais feios.

Por isso quase se pode concluir:
há males que vêm por bem... ;)