Paixão Vitoriana
Subscribe

Flashback: A nossa supertaça

Colocado por WhiteShadow a 26 de fevereiro de 2008

Infelizmente, o palmarés do Vitória conta com um número muito reduzido de títulos "oficiais". Em particular, no escalão sénior, apesar de 4 finais de Taça, 3 terceiros lugares e 13 idas às competições europeias, apenas temos uma Supertaça Cândido de Oliveira, conquistada em 1988. É precisamente esta conquista que o vídeo retrata.

Em 87/88 fomos à final da Taça (perdemos 1-0 com o Porto, golo de Jaime Magalhães). No início da época seguinte disputamos a Supertaça com o Porto. Este troféu era então jogado em duas mãos. Ganhamos o primeiro jogo por 2-0, com golos de Décio António e N'Dinga. No segundo fomos empatar 0-0 nas Antas... e o caneco era nosso!




O treinador dessa conquista era o brasileiro Geninho e os 11 magníficos foram Neno, Nando, Germano, Nené (Bené na 2ª mão), Basílio, Carvalho, Soeiro (João Baptista na 2ª mão), N’Dinga, Roldão (René na 2ª mão), Chiquinho Carlos e Décio António (Silvinho na 2ª mão).

O Vimaranes recordou em 2006 esta conquista, e deu-nos entre outras coisas uma imagem do bilhete da segunda mão:


Mas a imagem mais marcante é outra, que pode ser encontrada em vários sítios. Ilustra os jogadores do Vitória segurando o troféu no estádio da Antas e foi usada no primeiro site oficial do Vitória. É esta:


Que o futuro traga muito mais conquistas, que o público vitoriano bem merece.

Queria também deixar um agradecimento especial ao Glórias do Passado, de onde retirei quase todas as fotos usadas no vídeo, bem como ao VitóriaGrande, onde fui buscar a imagem do troféu na actual sala Edmur Ribeiro. Imagem que vou agora usar para terminar este post:


0 remate(s):