Paixão Vitoriana
Subscribe

Londres e a fachada do nosso estádio

Colocado por WhiteShadow a 2 de fevereiro de 2008

Um post um pouco mais pessoal. No meu regresso a casa tive a oportunidade de fazer escala durante algumas horas em Londres. Apesar de já ter tido a felicidade de ter estado na capital inglesa algumas vezes, não desperdicei a oportunidade de a visitar mais uma vez e fazer um programa muito individualizado.

E uma das coisas que quis fazer foi passar por alguns dos estádios dos muitos clubes londrinos (já conhecia alguns de outras viagens). Assim comecei por ir ver o estádio do primodivisionário West Ham. Com capacidade para 35 000 pessoas, o Boleyn Ground tem uma fachada muito interessante, apresentando duas torres de um castelo, uma vez que o seu emblema tem precisamente um castelo. Dá um aspecto muito bonito e identifica perfeitamente o estádio, "impressionando" os visitantes.


Visto isto, voltei a pensar no caso do Vitória. O West Ham não é propriamente um colosso inglês. E o estádio não está nem de perto nem de longe com uma envolvência urbana tão bonita como o nosso. No entanto, a fachada do estádio é muito mais bem conseguida. E isso acontece noutros estádios, que têm quase sempre algo que os identifica. Por exemplo, no Sevilha tínhamos aquele mural com azulejos que serve também de "ponto fotográfico" para turistas.

Porque que o D. Afonso Henriques não tem algo do género? Já não é de agora que defendo que o exterior do topo sul podia e devia ser muito mais bem aproveitado e sei que não sou o único. Com uma praça tão bonita, a bancada em si podia e devia ter algo que identificasse o nome do estádio e o seu clube, o Vitória (e não apenas publicidade ao continente dos lados). O emblema presente na central é manifestamente pouco (agora temos também o pano do "Regresso do Rei", mas mais uma vez com publicidade). E mesmo a praça podia perfeitamente ter algum tipo de monumento, como a estátua de um jogador marcante ou até, porque não, inovando, um monumento aos seu adeptos?

Em 2005, numa discussão sobre algo deste género no fórum da AVS, deixei ficar um sugestão. Longe de ser um projecto acabado ou sequer algo demasiadamente sério (sou um leigo, nessa matéria) foi apenas uma pequena amostra do tipo de coisas que falo e que acho que dava todo um outro ar à fachada e embelezava toda a praça. Aqui fica esse meu desenho - e sim, sei que falta um "e" no "club" :)


Porque não o Vitória fazer algo deste género? Fica à consideração da nossa direcção. E sei que muitos outros vitorianos arquitectos e artistas gráficos seriam capazes de fazer muito melhor do que eu e criar algo memorável, que marcasse o estádio.

Para finalizar, deixo ficar já agora a foto de um outro estádio londrino que visitem. É o novo Wembley, a casa da selecção britânica, com 90 000 lugares sentados. O que mais o distingue no exterior é sem duvida o bonito arco:


0 remate(s):