Paixão Vitoriana
Subscribe

Paixão pelo Vitória na Madeira

Colocado por WhiteShadow a 17 de fevereiro de 2008

Aqui fica uma curiosidade deliciosa, obtida no Diário de Notícias da Madeira, a sua edição de hoje (obrigado Miguel_CDN por apontar esta notícia). Em itálico está o texto publicado no DN.


Amor nasceu quase no Berço

Antero Gonçalves nasceu em Câmara de Lobos, tem 43 anos, e é, provavelmente, o único madeirense adepto confesso do Vitória de Guimarães.

O amor pelo clube da 'cidade Berço' nasceu de uma viagem pela escola. "Fui integrado numa colónia de férias com quinze colegas, tinha para aí uns 8 anos. As educadoras levaram-nos a ver um jogo do Vit. Guimarães e, desde então, sou adepto vitoriano. Antes gostava do Benfica, mas a partir desse dia passei a ser do Guimarães", começou por explicar este madeirense, que tem um fiel seguidor na Região: o filho, Nuno Gonçalves, também ele sócio do clube vimaranense desde o dia em que nasceu, há 16 anos.


Antero Gonçalves é sócio correspondente, número 21996, mas este ano ainda não assistiu a nenhum jogo da sua equipa em casa. "É frequente lá ir, mas esta época ainda não foi possível. Tenho dois convites para assistir aos jogos com o Marítimo e o FC Porto e lá estarei, se Deus quiser", revelou.


Todos anos faz questão de ir a Guimarães, nem que seja para assistir a um só jogo.
"Comecei a trabalhar aos 11 anos e aos 14 fiz a minha primeira viagem até ao Norte do país só para ver o meu clube jogar", destacou.


Este madeirense não tem dúvidas de que o Vit. Guimarães é o quarto 'grande' de Portugal.
"Claro que é, mas há dúvidas?", questiona, ao mesmo tempo que avisa que no final da presente época será "terceiro, se calhar até segundo". Como assim? "É fácil, o Benfica e o Sporting não ganham a ninguém e acredito que podemos ser vice-campeões nacionais, no máximo terceiros classificados", garante. Ainda assim, não está surpreendido com a carreira dos vimaranenses na Liga. "Contava com uma boa classificação, pela equipa que tem", referiu.


Se terminar no segundo ou mesmo no terceiro lugar os vimaranenses vão chegar pela primeira vez na sua história à Liga dos Campeões. "Era é melhor coisa do mundo que me poderia acontecer. Se tal for uma realidade vou de certo ver o primeiro jogo, a estreia milionária", garantiu.


Os adeptos do Vit. Guimarães são conhecidos por serem dos mais fiéis em Portugal. "Em todos os cantos de Guimarães só se fala do clube. Aquilo lá é uma loucura. É a primeira mulher dos homens e o primeiro homem das mulheres. É assim o amor pelo Vitória, género de um Deus para todos aqueles que nutrem um especial carinho pelo clube", explicou este especial adepto.


A maior desilusão de Antero Gonçalves aconteceu quando o Vit. Guimarães caiu para a Liga de Honra. "Nem me fale nisso, custou tanto. Contudo, sempre acreditei que só ficaríamos um ano longe da ribalta e que na Liga de Honra haveríamos de passear e foi isso que aconteceu", recordou.



Sem dúvida mais uma demonstração de que o Vitória consegue tocar "forte" em quem simplesmente começa por ir ver um jogo e depois acaba por ficar apaixonado pelo clube. Deve também ser dito que o senhor em causa confessou no final que também gosta do Marítimo (compreensível, uma vez que nasceu e vive na Madeira). Mas o essencial é mais uma vez ficarmos deliciados por perceber que a grandeza humana do Vitória toca todos aqueles que passam pelo nosso estádio e cidade, presenciando ao vivo o fervor com que vivemos o nosso clube. Afinal de contas, aquilo que dá o nome ao blog... uma verdadeira paixão vitoriana!

3 remate(s):

Anônimo disse...

A Organização Mundial de Saúde está a ponderar a inclusão desta «doença» na lista das mais contagiosas do Planeta.
Apesar dos aturados esforços, a investigação médica não consegue prever em que século será descoberta a 1ª vacina.

jotafundador disse...

Estes são os verdadeiros.

Boa reportagem, parabens.

Anônimo disse...

Se o Antero e o Nuno lerem isto, um grande abraço para eles.
Pode ser que ainda nos conheçamos, um dia que venham a Guimarães

Carlos