Paixão Vitoriana
Subscribe

Acabar o ano em grande

Colocado por WhiteShadow a 23 de dezembro de 2007

No último jogo do campeonato deste ano civil, o Vitória realizou uma exibição de luxo, culminada com uma vitória completamente merecida e que apenas peca por ser escassa face ao domínio apresentado.

Tal como prometeu, Cajuda entrou com a mesma equipa do Dragão e o primeiro tempo, ao contrário do usual, foi avassalador. O Vitória costuma jogar melhor na segunda parte (e curiosamente costuma também jogar para o outro lado do campo no D. Afonso Henriques nos primeiros 45 minutos), mas deste vez entrou muito bem no jogo. Com um futebol bonito, de passes largos, com um jogo flanqueado, com técnica, movimentação e pressão alta, as oportunidades foram surgindo em catadupa. Ghilas e Miljan, em particular, estiveram em particular destaque pelo desperdício. O Belenenses não conseguia sequer atacar (não me lembro de um único remate deles neste período) e finalmente, aos 28', o Vitória consegue o merecido golo, através de Ghilas, depois de um excelente centro de João Alves. Apesar do golo, a primeira parte continuou sempre com o mesmo sentido.

Na segunda parte o o Vitória reduziu um pouco o ritmo mas continuou a dominar e a criar algumas oportunidades. Cajuda abdicou de um ponta-de-lança por alguns minutos (saíu Miljan para a entrada de Targino), mas pouco depois emendaria, fazendo entrar Felipe. O sinal mais foi sempre dos branquinhos, mas com apenas 1 golo de diferença, o Belenenses ainda tenou assustar nos últimos minutos do jogo, com Jorge Jesus a arriscar tudo, tendo nessa altura o Belenenses conseguido o seu único remate digno desse nome (já depois dos 30' da segunda parte!). Paraty ajudou a tentar inclinar um pouco o campo, mas o Vitória não se desuniu e conquistou um excelente resultado que abre boas perspectivas para o próximo ano. 1-0 foi pouco para tanto domínio.

No Vitória, tenho que destacar João Alves, pois é um jogador que não aprecio muito, e desta vez, apesar de alguns passes perigosos que podiam ter dado em contra-ataques, fez vários excelentes passes em profundidade, para além de ter sido decisivo na assistência para golo. Também Geromel está um autêntico senhor e faz coisas com uma classe que impressiona. Vale a pena ir aos jogos só por ele. Alan mexe muito no jogo, mas está a precisar de marcar. Ghilas falha alguns golos, mas luta muito, até à exaustão, e marcou um merecido golo. Miljan esteve apagado, mas esforçado (o Vitória precisa de um avançado melhor) e Fajardo esteve bastante mal. Estará em má forma física? Flávio Meireles foi o habitual dominador no meio-campo. Sereno este bem, mas apanhou o 5º amarelo e não jogará na Amadora. Nas laterais, Andrezinho cada vez mais prova ser uma excelente aquisição e Desmarets cumpriu. Faz falta lá na frente, mas neste momento é um mal menor, quando comparado com a alternativa Luciano Amaral. Sobre Nilson, não há nada dizer, pois não teve trabalho nenhum... Deve ter apanhado mas é frio!

De registar a presença de quase 15000 espectadores num Sábado frio a uma hora em que todo o comércio estava aberto, o que impediu uma assistência ainda melhor. Mesmo assim, com certeza de fazer inveja a muitos presidentes de outros clubes que tanto desejavam uma massa associativa como a nossa. De notar também que ao intervalo foi feita uma merecida homenagem ao nosso campeão mundial Fernando "Zenga" Machado.

Se quiserem ver os golos, a GmrTV já tem o resumo disponível.

E pronto, para o ano há mais para a BWin Liga. O Vitória venceu, convenceu, deixou para trás a derrota no dragão, e entra em 2008 com tudo para ter uma época no mínimo com qualificação europeia. E que bem vamos passar esta Consoada! Então se compararmos com o ano passado...

3 remate(s):

Anônimo disse...

é pena ainda haver pessoas no afonso henriques que ainda não sabem o que é uma coreografia..estava bem nos meomentos iniciais, mas lembraram-se de começar a levar o pano para cima..e a bancada poente mais valia nem existir, os piores adeptos do vsc estão lá..

WhiteShadow disse...

Esse é um comentário completamente desnecessário. A bancada poente tem adeptos tão bons como qualquer outro sector.

Eu estou com orgulho na bancada poente e, já agora, não chegou até mim nenhuma coreografia. Era por baixo da zona de cima da bancada?

Uma bancada não faz um adepto. Sempre estive na Poente porque era aí que a minha família estava (e está) e no entanto sou um vitoriano ferrenho, que canta em todos os jogos, e vai (quase sempre) aos jogos fora. Porque é que alguém se há de auto-catalogar como "melhor" adepto e dizer que outros, simplesmente porque estão sentados noutro sítio, são os piores adeptos do VSC? Não percebi, sinceramente...

Anônimo disse...

Há jogos melhores e há jogos piores (isto em termos de apoio).
É tudo uma questão de motivação.

Julgo que o melhor jogo em apoio foi o do Dragão, e aí deviam estar juntos adeptos de todas as bancadas do D.Afonso em Riques