Paixão Vitoriana
Subscribe

Sofrer um golo no melhor período...

Colocado por WhiteShadow a 16 de dezembro de 2007

O Vitória foi ontem derrotado na cada do líder por 2-0, naquele que foi um belíssimo jogo de futebol. Cumprindo o que prometera, Cajuda apresentou a formação de sempre (igual à que jogou em casa contra a Académica apenas com troca de ponta-de-lança por ponta-de-lança). E a verdade é que jogou olhos nos olhos com o actual campeão nacional, sendo até agora a única equipa que o fez no Dragão (nem o Sporting jogou assim por lá).

O jogo começou com um ligeiro domínio terroritorial do Vitória, mas a partir dos 10m o Porto equilibrou e começou a criar perigo, principalmente em contra-ataque (suprema ironia). E num lance de contra-ataque surge a primeira grande oportunidade de jogo, com Quaresma a falhar um golo quase feito depois de o Vitória ter tido muita gente na área portista. O jogo continuou na mesma toada e em novo contra-ataque o porto desperdiça outra grande oportunidade. Nos últimos 15m da primeira parte o Vitória voltou a dominar e podia ter marcado por duas vezes. Primeiro Ghilas tem um excelente lance culminado com um remate às malhas laterais. E depois, Geromel, num canto, remate por entre a floresta de pernas, com Helton (com alguma sorte) a conseguir defender com os pés.
Na segunda parte o Vitória entrou muito bem e dominou completamente os primeiros 10 minutos. A bola rolava entre os seus jogadores e no culminar nesse domínio Helton faz a defesa da noite, após excelente cabeçada de Alan. Era um Vitória mandão em pleno Dragão.
Mas no melhor pano cai a nódoa, e completamente contra a corrente do jogo no momento, o Porto faz um contra-ataque após perda de bola de Andrezinho, Sereno e outros não conseguem cortar e Raúl Meireles cruza muito bem com Tarik, completamente na "queima" da linha de fora-de-jogo faz o primeiro. Injusto, perante o futebol desenvolvido, mas demonstrador da diferença de eficácia.

O Vitória acusou o toque e demorou a voltar a encontrar-se, apesar de continuar a atacar mais. E num novo falhanço defensivo, Geromel fica sozinho perante dois jogadores do Porto, e não conseguindo fazer o corte (o salto não chegou para tocar na bola) viu Lisando, o melhor marcador do Campeonato, não perdoar, fazendo o 2-0.

A história do jogo ficou practicamente escrita, e o Vitória limitou-se a não baixar os braços, com novo período de domínio culminando numa cabeçada de Targino à barra, após cruzamento de Carlitos.

No final, a certeza de que o Vitória está a ganhar uma equipa. Quantas equipas veremos jogar assim este ano no Dragão? Nem o Liverpool jogou tanto de "peito aberto" e com isso o Vitória pagou com alguns lances mortíferos de contra-ataque. Sem dúvida que preferia outro resultado, mas fico orgulhoso de ver meu Vitória jogar como sempre faz, sem medos, procurando impor o seu futebol. Hoje fizeram a diferença os pormenores e talentos individuais provenientes de uma gigantesca diferença de orçamentos, mas se continuarmos a jogar assim iremos com certeza ter muita alegrias. É uma derrota que não belisca em nada o nosso percurso e agora há que retomar o curso das vitória já no próximo e importante jogo contra o Belenenses.

Uma palavra final para imensa moldura humana que se deslocou para apoiar o Vitória. Simplesmente notável! Fantástica! Sem palavras! O Vitória é um grande clube, um caso ímpar no nosso futebol.

Fotos: GettyImages, Futebol no Sapo

0 remate(s):