Paixão Vitoriana
Subscribe

As últimas vitórias frente ao Porto

Colocado por WhiteShadow a 14 de dezembro de 2007

A estatística do Vitória frente ao Porto não é muito favorável, é um facto. No entanto, temos algumas boa recordações de jogos com os "tripeiros". Em jeito de curiosidade, e para "trazer boa sorte" vou aqui recordar as nossas duas últimas vitórias frente ao clube azul e branco.

A nossa última Vitória em jogos oficiais (descontando a Liga Intercalar) deu-se na época 2004/2005, mais propriamente 27 de Outubro de 2004, num jogo a contar para a Taça de Portugal. O jogo disputou-se no D. Afonso Henriques e Vitória venceu por 2-1, com golos de Nuno Assis. Derlei reduziu a desvantagem, mas já não foi a tempo. Nesse jogo o Vitória alinhou com: Palatsi; Bessa, Cleber, Dragoner, R. Matias; Rui Ferreira, Braúlio, F. Meireles, N. Assis; Luís Mário, Romeu. Jogaram ainda Alex, o "grande" Djurdjevic e Silva. Destes todos, apesar de terem passado tão poucos anos, apenas o nosso actual capitão Flávio Meireles ainda permanece no Vitória. Aqui fica uma foto desse jogo:


Em jogos disputados no terreno dos azuis e brancos a nossa última vitória é mais distante e foi bem perto do final da época 1995/1996 (entretanto ganhamos várias vezes ao Porto, mas sempre em nossa casa). Nesse jogo, o Vitória conseguiu uma vitória histórica, pois o Porto não perdia em casa há mais de 3 anos. O nosso treinador era Jaime Pacheco e nesse ano fizemos uma excelente segunda volta, com várias vitórias em casa dos apelidados de "grandes" pela comunicação social. O Vitória esteve a perder 1-0 mas viria a ganhar por 3-2 com golos de Edinho, Ricardo e Zahovic. Este último golo foi simplesmente excelente e recordo-me bem de o ver ao vivo:


A nossa equipa nesse jogo foi: Nuno (agora do lado contrário); Valter, Soeiro, V. Silva e Q. Berto; Marco, Capucho, V. Paneira e Zahovic; Edinho e Ricardo. Jogaram também Gilmar, Emerson e o "eterno" N'Dinga.

Os meus cadernos de Secundário sempre tiveram decorações referentes ao Vitória. Como vivi e estudei em V. N. Famalicão, um eterno "ninho" de adeptos do Porto e Benfica, era com especial orgulho que os passeava na escola. Este jogo deu-me motivo para uma decoração "diferente" de 3 dos cadernos do ano escolar seguinte (cliquem nas fotos para aumentar):

Free Image Hosting at www.ImageShack.us Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Caderno de Técnicas Laboratoriais de Química

Free Image Hosting at www.ImageShack.us Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Caderno de Português

Free Image Hosting at www.ImageShack.us Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Caderno de Fisico-Química

Que a história se repita este Sábado e o Vitória volte a quebrar a invencibilidade portista no seu estádio!

1 remate(s):

luis cirilo disse...

Um apontamento sobre essa vitória no antigo estádio das Antas.
Assisti ao jogo lá no alto da bancada da Maratona e lembro-me que o clima estava pesado porque na primeira volta tinham ocorrido aqueles incidentes em dois tempos:
primeiro os super dragoes a invadirem o relvado e a provocarem os nossos adeptos.
A seguir a entrada das claques vitorianas no relvado e a expulsao dos portistas para a bancada com pedradas á mistura.
Fruto disso existia a convicção,entre os portistas, de que os adeptos do Vitória não iriam ás Antas com medo de represálias.
Convicção que só durou até ao primeiro golo do Vitória.
Porque se na entrada em campo das equipas nos mantivemos em silêncio (se calhar a ver onde paravam as modas...)com o golo foi uma explosão.
Lembro-me bem do clamor vindo do topo norte e da vários sectores da Maratona a festejarem o remate vitorioso do Edinho.
Como sempre,aos milhares,os vitorianos estavam lá !