Paixão Vitoriana
Subscribe

Prémio "Sou uma Marioneta"

Colocado por WhiteShadow a 18 de novembro de 2008


No jogo do passado Domingo foram várias as tentativas "infantis" da direcção portista para afrontar o Vitória pela sua "ousadia" de lutar pelos seus interesses, sem se submeter cegamente. Emílio Macedo quis ir para o camarote e foi presenteado com o lugar o mais afastado possível do presidente azul-e-branco (caro Emílio, não era de prever que não seria bem recebido? Não sabe com quem está a lidar?). No lugar habitual do presidente do clube convidado sentou-se desta vez António Salvador, presidente do SC Braga. Surpreende-me como é que alguém como ele aceita de bom grado ser uma marioneta nas mãos de Pinto da Costa, pronto para servir apenas de joguete submisso nesta birra de alguém que está demasiado habituado a ter todos a beijar-lhes os pés, pedinchando favores. Desengane-se Salvador se pensa que será um eterno amigo. O dirigente portista (nesse aspecto concordo com ele) apenas o está a usar nesta guerra momentânea e ao mínimo sinal de "insubmissão" ou ao mínimo choque de interesses, não hesitará em "enviar às malvas" esta nova amizade pensada para atingir o Vitória.

De todo este episódio (ao que se somam outros pormenores, como a música da Champions no final do jogo ou as portas fechadas que obrigaram Cajuda a percorrer um longo caminho para chegar à sala de imprensa) apenas um consolo: é bom saber que afectamos tanto e que se importam conosco ao ponto de pensar em coisas como estas para nos tentarem atingir. Da nossa parte, penso que a resposta no jogo em nossa casa (ao contrário do que já vi outras pessoas dizerem) devia passar por uma clara indiferença, com a resposta a ser dada dentro do campo, com a conquista dos 3 pontos (Cajuda tem, ao invés de ser submisso nas declarações, de espicaçar e bem os seus jogadores na segunda volta).

Fica também a lição, que espero que a direcção aprenda, de que não vale nunca a pena associar-se a um desses três clubes que apenas querem que o Vitória (ou qualquer outro clube) não possa realmente crescer. Quaisquer amizades serão apenas na óptica de obter favores, afrontar outros grandes ou criar uma dependência que depois será usada sempre em favor do clube dito "grande" quando o "pequeno" tiver a ousadia de não dizer amen aos seus interesses. E isto é válido também para o incompreensível protocolo com o Benfica, que ainda no final da época passada tanto nos atacou. Sozinhos, mas com dignidade, com honra. Sem jogadores emprestados que podem até ser mais valias a curto prazo mas que a longo prazo apenas criam dependências e cortam todo o potencial para crescer ao ponto de afrontar desportivamente esses mesmos clubes.

Foto: Pontapé na Lógica

5 remate(s):

Anônimo disse...

No futebol, nunca acreditei em alianças.
Serão sempre de conveniência, ou seja, circunstanciais.

Quanto ao jogo da segunda volta, não acredito que PC compareça.

como não sse pode escudar pela representação oficial do clube, seria apenas mais um, sujeito aos desígnios do presidente do Vitória.


... Acho que não vai arriscar

luis cirilo disse...

Meu caro Pedro:
Os jogadores que o Braga lá tem do Porto,os negócios da Britalar no futebol e a personalidade do Sr Salvador explicam essa subserviência.
Que não é de agora.
Por isso fui um dos que me indignei quando o sr vitor magalhaes entrou de braço dado com esse sujeito no relvado do nosso estádio.
Nunca um verdadeiro vitoriano aceitaria fazer esse papel.

Anônimo disse...

nao sei porque o Antonio Salvador nao pode assistir se é socio do Porto. já se esqueceram que a marioneta do ano passado era o emilio macedo que agora virou marioneta dos lampioes.

Anônimo disse...

A verdade é essa, ele "salvador", tem boas ralaçoes com todos (orelhas, bimbo da costa, milinho) e não tem nenhum protocolo com ninguem... leva-os a todos por uma beirinha.

O Milinho, casa-se com os lampioes, não leva nada de jeito e ainda dá ou vai dar(Diogo Lamelas, Rafel, Dinis).
Não leva nada dos tripeiros e ainda dá(rabiola).
O unico que é nosso amigo ainda é o salbador, que tem metade do passe do Joao Alves e deixa-o aqui.

Anônimo disse...

a marioneta era o salvador, no ano passado era o emilio que foi bater palmas aos campeos agora virou marioneta dos lampioes, pro ano sera dos leos dança com musica que lhe dao.
biba o braga