Paixão Vitoriana
Subscribe

Estreia na Champions League de Voleibol

Colocado por WhiteShadow a 4 de novembro de 2008

Cartoon de Miguel Salazar mostrando os "pequenos" Vitória e České Budějovice perante os gigantes do voleibol europeu Dínamo de Moscovo e Noliko Maaseik.
Legenda (da esquerda para a direita): Paulo Poeiras, Rogério de Paula, Rogério Lopes e Petr Brom (Jihostroj Ceské Budejovice).

Pela primeira vez na história uma equipa portuguesa irá participar na Liga dos Campeões de Voleibol Masculino. Essa equipa, claro está, é o Vitória. E o primeiro jogo é já hoje às 16h portuguesas. É um momento histórico e logo contra um colosso mundial.

Para que os meus leitores possam ter uma ideia melhor, a Indesit Champions League é uma competição já com bastantes anos (começou em 1959/1960). O modelo de entrada das equipas é semelhante ao do futebol mas nem todos os campeões têm o dinheiro suficiente para depois fazer valer o seu direito de entrada. No ranking de países Portugal está num modesto 25º lugar, pelo que a participação do Vitória foi possível mediante um wildcard apenas validado pelas condições desportivas e financeiras que o Vitória pôde apresentar.

A edição deste ano desta Liga tem uma fase inicial de 24 equipas, divididas em 6 grupos de 4. Desta fase passam o primeiro e segundo de cada grupo mais os quatro melhores terceiros. A partir daqui temos jogos a eliminar, com eliminatórias sucessivas a duas mãos até chegar à final four, disputada num só local com meias-finais e final disputadas a uma só mão. O outros dois terceiros classificados da fase de grupo mais os dois melhores quartos têm direito a entrar directamente nos quartos-de-final da Taça CEV, o equivalente à Taça UEFA do futebol.

O Vitória está integrado no grupo B, juntamente com os russos do Dínamo de Moscovo, os belgas do Noliko Maaseik e os checos do České Budějovice. Analisando um pouco os adversários do Vitória vemos que a tarefa do Vitória será no mínimo hercúlea. O Dínamo é tão somente o campeão de uma das melhores ligas mundiais, a russa. Têm no seu plantel uma boa parte da selecção que conquistou o bronze nos jogos Olímpicos e este ano têm também a estrela Brasileira Dante Amaral, tão somente um dos melhores jogadores brasileiros da actualidade, sendo que o Brasil é, para quem não sabe, a grande potência do voleibol mundial. No ano passado o Dínamo ganhou o seu grupo mas foi depois eliminado pelo fortíssimo Friedrichshafen de João José.

As outras duas equipas não serão tão fortes mas têm os seus argumentos. O Noliko é provavelmente muito conhecido dos portugueses e dos vitorianos em particular pelo facto de contar desde há alguns anos com Nuno Pinheiro, o actual distribuidor da selecção Nacional e ex-jogador vitoriano. Este ano contrataram outro português, o André Lopes (ex-Benfica). São sempre candidatos na liga Belga, tendo ganho vários campeonatos (incluindo o do ano passado). Já chegaram a duas finais da Liga dos Campeões mas no ano passado ficaram-se pelo terceiro lugar na fase de grupos, calhando no mesmo grupo do Dínamo, com quem perderam ambos os jogos por 3-0. O Budějovice é o actual campeão checo e apostou forte na edição deste ano, contratando o argentino Bonini, sendo que se apresenta como candidato a passar esta ronda. No ano passado perderam os jogos todos na fase de grupos.

Como se pode ver o Vitória é o "patinho feio" do grupo e a equipa com menos experiência nestas andanças. Não se pode exigir ao Vitória nada mais do que uma participação condigna, mas sem dúvida que nossos campeões nacionais, motivados, poderão causar problemas e inclusive ganhar alguma partida. O jogo de hoje é o mais complicado de todos. Esperemos que o "David" Vitória consiga fazer frente ao "Golias" Dínamo. Será uma tarefa complicadíssima mas o sonho comanda a vida.

Força Vitória!!!

Nota: pode seguir o jogo via web stream ou via live score.

Ligações interessantes:

0 remate(s):