Paixão Vitoriana
Subscribe

Oferecer golos ao adversário dá nisto...

Colocado por WhiteShadow a 3 de novembro de 2008

O Vitória perdeu ontem com o Benfica no D. Afonso Henriques por 2-1. Foi um jogo como tantos outros com os encarnados, e a fazer lembrar o da época passada. Entramos com muito nervosismo e quando demos por ela já tínhamos oferecido 2 golos de rajada ao adversário. O primeiro aos 15' numa perda de bola de Andrézinho que depois redundou num sprint de Suazo com Danilo e Gregory a ficarem muito mal na fotografia, não conseguindo impedir o avançado de rematar a seu belo prazer. O segundo num livre aos 17' com a cabeçada certeira de Sidney, com a bola ainda a tocar no poste. Sem fazer por o merecer, os encarnados viam-se com vantagem folgada...

A partir daqui tudo se tornava mais complicado. Cheguei a temer que o resultado pudesse ser ainda mais desnivelado, face ao previsível adiantamento da nossa equipa e à falta de velocidade dos nossos centrais. Felizmente isso não aconteceu, o Benfica recuou e o Vitória tentou então atacar, sendo na maior parte das vezes inconsequente. Aos 26' primeira oportunidade digna desse nome, com Roberto a ganhar uma bola e a rematar já em queda. Aos 41' novamente Roberto faz uma boa desmarcação, Luisão falha a intercepção e Douglas, isolado, não perdoa, mostrando a sua faceta de matador (um grande avançado, sem dúvida). Estava reduzida a desvantagem e a justa expulsão de Reyes ao cair do pano dos primeiros 45 minutos fazia prometer uma segunda parte emocionante.

Ao intervalo Cajuda deixou ficar no balneário os amarelados Danilo e Flávio e fez entrar Mohma para... central (tentando dar rapidez para cobrir Suazo e mais segurança nas subidas de Luciano) e ainda Nuno Assis (não fez um bom jogo, mas mostrou alguns bons pormenores com aberturas a mudar bem de flanco). Contudo o Vitória nunca conseguiu verdadeiramente encostar o Benfica às cordas. Com o autocarro estacionado, a enorme altura dos seus centrais foi chegando para o chuveirinho. A nossa melhor oportunidade surge aos 55'. Desmarets tem tempo para fuzilar dentro da área, não consegue, ainda toca para João Alves que remata para excelente defesa de Quim. Ainda tentamos, parecia que quando o Vitória pressionava alto a defesa do Benfica não estava segura, mas o que é facto é que não marcamos. E terminava assim um jogo, com mais um resultado negativo em casa (apenas 2 pontos em 4 jogos no D. Afonso Henriques).

Nota final para a arbitragem: de fraco nível, sem dúvida. Carlos Xistra nunca teve o jogo na mão. Contudo só me posso rir ao verificar como a comunicação social consegue deturpar tanto um jogo, e com resumos "seleccionados" tenta passar a mensagem de que os lisboetas foram prejudicados. O que eu vi, que naturalmente corresponde à visão de um vitoriano, foi o contrário. Logo no início Aimar tentar forçar nitidamente um penalti que, correctamente, não foi assinalado. Depois, o segundo golo do Benfica nasce de mais uma das muitas quedas aparatosas da "vedeta" Aimar, quando este já tinha deixado a bola sair pela linha lateral (ver imagem). Segue-se o único lance duvidoso onde acredito que o Benfica tenha razão, com um fora-de-jogo mal tirado a Suazo (claro que repetido até à exaustão pelas TVs). Ainda na primeira parte uma agressão a Andrezinho não sancionada (que motivou muitos protestos do nosso banco), um Roberto que teve de esperar uns incríveis 2 minutos para entrar em campo (curioso que na segunda parte, na mesma situação, ao fim de 10 segundos o jogador encarnado já podia entrar) e uma expulsão justíssima de Reyes com um segundo amarelo que é até alaranjado. E depois do muito tempo com o jogo parado (por exemplo depois do primeiro golo encarnado, com as tochas dos adeptos deles a impedirem o reínicio do jogo), Xistra apenas dá um minuto. No segundo tempo foi incrível a maneira como pactuou com o anti-jogo. Valia de tudo. Yebda foi avisado 4 vezes antes de finalmente apanhar amarelo. Aimar por duas vezes chuta a bola para longe depois do apito e não vê o segundo amarelo. Roberto cai em lance duvidoso na área benfiquista (claro que para a imprensa vermelha este é "obviamente" nada e o lance do fiteiro Aimar na primeira parte é um óbvio penalty). E podia continuar mas é melhor ficar por aqui...

O Vitória não está bem e tem muito para caminhar para conseguir ter realmente uma equipa de futebol consistente. Pode ser que Nuno Assis venha trazer alguma creatividade ao meio-campo, que tão necessitado disso anda (Desmarets está a precisar urgentemente de experimentar o banco). E que falta faz a velocidade de Marquinho, neste lento e amorfo Vitória que depende quase exclusivamente da velocidade dos laterais para criar perigo pelas alas. Segue-se o Boavista para a Taça e depois a difícil deslocação ao Dragão. Esperemos para ver a reacção da equipa.

Fotos: VSC, GmrTV, Reuters

2 remate(s):

Anônimo disse...

Boa análise Pedro. Realmente a comunicação social tem critérios incríveis em relação aos casos do jogo de ontem. Ontem na tv, tanto a rtp1 como a sic notícias, "obrigaram-me" a desligar o televisor mais cedo. Uma vergonha aqueles comentários para passarem a imagem que o Vitória safou-se de levar mais golos daquela "magnífica" equipa... Dois lances fortuitos, apesar de reconhecer muita qualidade do avançado Suazo, que acabaram em golos... depois foi o que se viu (nos resumos não mostram - porquê?). Um autocarro à frente da baliza e pontapé para o ar... não vi ninguém da comunicação social falar da atitude do argentino Aimar que levaria o 2º amarelo, pois pontapeou a bola para longe já depois do senhor de amarelo que por lá andava, ter marcado uma falta a favor do Vitória (ainda na 1ª parte), do lance do Roberto na área (é claramente tocado pelo defesa adversário, grande penalidade por marcar) o passe do defesa Sidnei para o guarda-redes (livre indirecto dentro da área por marcar)... Mas o que interessa é a queda do jogador do slb na área do Vitória (lance onde se vê o jogador adversário já em queda antes do "carrinho" do Danilo).
É isto que temos.
O Vitória, na minha modesta opinião, julgo que fez tudo para dar a volta e, pelo menos, justificar o empate. Claro que esperava mais, como todos os Vitorianos, mas é o plantel que temos... Destaco o Roberto e o Douglas, pelo inconformismo que mostraram durante o jogo...
Os comentários, notícias, conversas que oiço acerca do jogo de ontem dão-me que pensar: Vi um jogo diferente?
Abraço,

João LXVitoria

luis cirilo disse...

O seu comentário,caro Pedro,reflecte com exactidão o que todos vimos no estádio e o que os "jornaleiros" fizeram de conta que não viram.
Se alguém tem razão de queixa somos nós.
Porque mais uma vez fomos prejudicados.
Oportunissima a foto que retrata a bola fora do terreno de jogo no lance do segundo golo.
Curiosamente ninguém falou nisso...
Tenho pena,sinceramente,que tenha sido com este tipo de "gente" que o sr Emilio resolveu fazer protocolos.
Mas isso é outra história...