Paixão Vitoriana
Subscribe

Do Primeiro Veemçimemto

Colocado por WhiteShadow a 14 de janeiro de 2009

“Do Primeiro Veemçimemto” (trad. “Da Primeira Vitória”) é o relato épico daquela que foi a primeira grande vitória dos cavaleiros d’el-Rei Dom Afonso Henriques, contra o exército do Rei da Boémia, no Torneio de todos os Campeões. Esta é a crónica que a esse propósito foi escrita por José Rialto, com ilustração de Miguel Salazar.

Oito dias tardarom os cavalleiros delRei Dom Affomsso Hemrriques a tornar aa çidade de Guimaraaens, despoes daquelle feito tam gramde em terras de Moscoovo. Na sua viagem de torna, quamdo passavom no reino da Bohemia, forom logo acoçados por huum exeercito implacaavel, chefiado per huum valloroso guerreiro da terra das Pampas, o irasçivel Diego. Foe huuma perseguissom que solo terminou em Guimaraaens, com a pelleja amtre o poboo da çidade e os estramgeiros da Bohemia. O poboo defemdeo a çidade duramte çimquo dias, em huuma pelleja muj soada, que mujtas vezes pareçia estar quasi vençida per as tropas delRei Dom Affomsso Hemrriques, mas o guerreiro das Pampas sempre lograva levamtarsse, daamdo ahimda maes vallor oo primeiro veemçimemto de Dom Rogeerio de Paulla em o Torneeo de todollos Campeoens. Os bohemios numca lograrom ademtrarsse aas murallas da çidade ca Dom Fillipe o cavalleiro neegro tomaado de mujta coraagem trabalhou mujto de as deffemder, e os da çidade solo lograrom o veemçimemto despoes de çimquo dias, quamdo Diego das Pampas foe lamçado fora de Guimaraaens aas maãos do valloroso Dom Thiago (veer iluminura).”
Foe desta guisa que oos douze de novembro daquelle oitavo anno do novo mileenio, em a segumda batalha do Torneeo de todollos Campeoens, que Dom Rogeerio de Paulla com tam gramde prestamça, ofereceo a elRei Dom Affomsso Hemrriques, o seo maes gramde feito de guerra, ahimda maes importante que a conquista de Lixboa oos mouros. Solo mujto maes tarde a estoria reconheçeo que a conquista de Lixboa foe o maes gramde erro delRei, que se ouvesse sido bem avisado nunca avia de lo ter feito.”


Glossário

Ademtrarsse“– entrar; Amtre“– entre; Ca“– porque; Çimquo”- cinco; Desta guisa“- desta forma; Douze“- doze; Leixou“– deixou; Maes gramde”- maior; Muj“– muito; Mujtas“– muitas; Pelleja“- luta; Per as”- pelas; Prestamça“– desempenho; Se ouvesse sido bem avisado”- se tivesse sido bem aconselhado; Solo”- só; Solo ho lograrom“– só o conseguiram; Tardarom”- demoraram; Tomamdosse dhuuma gramde coraagem”- com uma grande coragem; Tornar“– voltar; Trabalhou mujto de as defemder“– fez um grande esforço na sua defesa; Veemçimemto”- vitória.


Posts relacionados:

0 remate(s):