Paixão Vitoriana
Subscribe

Da Demaamda do Saamto Graal

Colocado por WhiteShadow a 17 de janeiro de 2009

Esta é a crónica do maior de todos os feitos dos cavaleiros d’el-Rei Dom Afonso Henriques, em que José Rialto relata o modo como estes bravos lutaram contra o exército do Rei Vladislau II da Boémia, e conseguiram atingir a imortalidade, neste Torneio de todos os Campeões. A ilustração é de Miguel Salazar.

O Saamto Graal estava guardado na Torre Neegra, oo lado da igreia, mesmo no meeo da çidade de Tchessca Budieiovitsa, e Dom Rogeerio de Paulla hera sabedor desto. Pera lograr de hi chegar, aviom os de Guimaraaens de ser muj ledos, desbaratamdo o exercito emmijgo amtes que eles se defemder pudeçem. E foe desta guisa que as cousas ouverom de acomteçer. Dom Rogeerio emtrou em Tchessca Budieiovitsa tam ledo como huum rayo que ouvesse cahido nas cabeças daquelles homeens. Os de demtro nom lograrom de defemder as murallas da çidade, e forom desbaratados. Os cavalleiros de Dom Rogeerio mal lograrom ademtrarsse aas murallas, subirom aa Torre Neegra, ca eles sabiom que avia de hi estar o Saamto Graal. Herom mujtos os bohemios que hi estavom para defemder atee aa morte o seo tesouro delles. A pelleja foe muj soada mas Dom Neelsom desbaratoullos todos, e foe o primeiro a tomar o caalix e beber da augua da eteerna moçidade, quasi o sol a poersse estava. Dom Adriaano arremcou a bamdeira da Bohemia, e per troca subio a de Portugal (veer iluminura).”
Despoes de Dom Neelsom e Dom Adriamno, todollos altros cavalleiros, beberom do caalix e dessa guisa lograrom todos a himortalidade. E foe assi que se feez saber e numca maaes olvidar, a Reis, e Primçipes, e comdes de todalla Europa, as pellejas soadas e os veemçimemtos tam gramdes do poboo de Guimaraaens. Dom Rogeerio de Paulla e os seos cavalleiros aviom tomaado a Bohemia.”


Glossário

A pelleja foe muj soada”- a luta foi feroz; Amtes que eles se defemder pudeçem”- antes que eles se conseguissem defender; Arremcou a bamdeira”- arreou a bandeira; Augua da eteerna moçidade”- água da eterna juventude; Ca eles sabiom”- porque eles sabiam; Caalix”- cálice; Desbaratoullos todos”- dizimou-os; Desta guisa”- deste modo; Emmijgo”- inimigo; Hera sabedor desto”- sabia disto; Hi”- aí; Igreia”- igreja; Lograrom ademtrarsse”- conseguiram entrar; Meeo”- meio; Muj ledos”- muito rápidos; Olvidar”- esquecer; Pera lograr de hi chegar”- para lá conseguir chegar; Quasi o sol a poersse estava”- quase ao pôr-do-sol; Tam ledo como huum rayo que ouvesse cahido”- tão rápido como um raio que tivesse caído; Veemçimemtos”- vitórias.


Posts relacionados:

0 remate(s):