Paixão Vitoriana
Subscribe

Crónica de (mais uma) vitória histórica

Colocado por WhiteShadow a 16 de janeiro de 2009

Como prometido, aqui fica a crónica de mais uma fantástica vitória do voleibol vitoriano, desta feita culminando numa qualificação inédita para os oitavos-de-final da mais importante competição europeia de Voleibol (imagine-se o que não seria dito se esta qualificação fosse obtida por outra equipa - é que para que conste este é mesmo um feito simplesmente fantástico da nossa equipa).

Perante uma Ceske Budejovice que nos colocou imensas dificuldades no jogo da primeira volta (vencemos apenas por 3-2) o Vitória entrou em grande e com muita auto-confiança. O ás de Hugo Gaspar logo no primeiro serviço foi o mote para uma exibição cintilante. Chegamos ao primeiro tempo técnico a vencer (7-8). O Ceske tentou recuperar, chegou ao segundo tempo técnico na frente (16-14), com o Vitória a conseguir virar para 17-18. O Ceske conseguiu empatar a 18 mas a partir daí o Vitória foi simplesmente demolidor: 7 pontos seguidos (!!) deram uma vitória folgada no primeiro set por 18-25.

Moralizados pelo excelente primeiro parcial, os jogadores vitorianos não deram hipóteses no segundo set. Estivemos sempre na frente. 3 pontos de vantagem no primeiro tempo técnico (5-8), que passaram a 4 (7-11) e depois a 6 (9-15). Os checos reagiram diminuindo para 11-15 mas o Vitória entrou no segundo tempo técnico ainda com 5 pontos de vantagem (11-16). A partir daí só deui Vitória, pelo que chegamos aos 8 pontos de vantagem (13-21) e depois finalizamos o set nas calmas com um impensável 16-25!

No terceiro set os checos deram o tudo por tudo e este acabou por ser sem dúvida o parcial mais equilibrado. No ínicio fizemos três pontos seguidos, e essa seria mesmo a mais larga vantagem que qalquer equipa teria ao longo do set. É que os checos responderam com 5 pontos também seguidos. A partir daí o equilíbrio foi a nota dominante, com vantagens marginais do Vitória nos dois tempos técnicos (7-8, 15-16). Quando o Vitória passou para 2 a diferença (16-18), o que se manteve até à entrada no patamar decisivo dos 20 pontos (19-21) pensou-se que o jogo estaria resolvido, mas um último forcing do Ceske levou o jogo até às vantagens, onde só ficaria resolvido a nossa favor nos 27-29, depois de uma decisão do árbitro ter obrigado a repetir esse último ponto.

Estava feita história e o Vitória pode orgulhar-se assim de um feito tremendo. Para que se compreenda melhor o porquê de já termos matematica passado, é preciso explicar que passam aos oitavos os 2 primeiros de cada um dos 6 grupos, mais os 4 melhores terceiros. Ora, o Vitória, mesmo que perca em casa por 0-3 com o Din. Moscovo (o que estou convencido que não acontecerá) fará 9 pontos, com um set-average de 10-11 (rácio 0.91). Nesse caso, se o Noliko ganhar caímos para terceiro. No entanto, o terceiro do grupo F apenas poderá fazer 8 pontos (na melhor das hipóteses) e o do grupo C poderá chegar aos 9 pontos, mas sempre com pior rácio que o Vitória, mesmo que vença pela margem máxima. Podem ver todos estes dados no site da CEV.

Sobre o jogo, não é fácil destacar nenhum jogador em particular. Toda a equipa esteve em grande nível. Nelson Brízida foi o melhor pontuador, com 18 pontos. Mas Hugo Gaspar (excelente no serviço e com grande eficácia no seu temível ataque), Adriano Lamb (grande distribuição, excelente serviço a cair junto à rede e ainda fez ele mesmo 6 pontos), Eurico (muito seguro na recepção), Thiago Rey, Filipe Cruz e o grande capitão Allan Cocato estiveram todos em grande. Parabéns a todos!

Agora na quarta-feira o Vitória recebe no seu pavilhão o Dínamo de Moscovo e a equipa merece uma recepção à altura. Pede-se um pavilhão cheio para homenagear os jogadore e, quem sabe, levá-los a um triunfo sobre um dos colossos europeus da modalidade. A motivação será certamente tremenda e a aposta do Vitória nesta Liga dos Campeões está mais que justificada.

As fotos de cima são retiradas do site da CEV e aqui ficam mais algumas imagens que obtive da transmissão online:









Ligações interessantes:

1 remate(s):

Anônimo disse...

PARABÉNS, aos nossos jogadores pelo grande feito.
VITÓRIA ATE MORRER
WA99