Paixão Vitoriana
Subscribe

De como os de Moscoovo quasi cahirom

Colocado por WhiteShadow a 25 de janeiro de 2009

Esta é a crónica em que José Rialto relata o esforço heróico dos homens d’el-Rei Dom Afonso Henriques para tentar tomar de assalto a cidade de Moscovo. A ilustração é de Miguel Salazar.

De fromte aas murallas vermellas do Creemelim, estavom Dom Rogeerio de Paulla e os seos nobres cavalleiros em comtemplaçom daquel tam gramde obstaaculo, quasi impoçiivel de tramspoer, promtos pera pelleiar com as temiidas troopas do Primçipe Iuuri e homde damtrellas avia um tam valloroso guerreiro dallam mar que hera conheçido por Damte Amaraal. A diferemça amtre as duas forças que hiam começar a pelleja era tam gramde, que nos primeiros dous dias a derrota das troopas portuguesas foe inevitaavel. Mas oo terçeiro dia, os cavalleiros delRei Dom Affomsso Hemrriques, tomaromsse de gramde coraagem, e em huum golpe de maão sabedor liderado por Dom Hugo e Dom Faabio, sobirom açima dos muros da çidade e em huuma pelleja que perlomgousse per mujto tempo, deerom huum tam gramde golpe no gigamte Damte Amaraal que quasi o derribarom (veer iluminura).”
Este veemçimemto oo terçeiro dia fez estremeçer as troopas do Primçipe Iuuri e foe huum feito hepico, em huuma pelleja tam desigual e tam lomge da paatria. Este feito eh digno de memooria e averaa de ser leembrado pera sempre, como exemplo de esforço, abnegaçom e superaçom, e de ahomde estas virtuudes som capazes de llevar huum poboo. As troopas de Moscoovo aviom sofrido huuma dura derrota, de tal guisa que tiverom de continuar a pelleja em huum quarto dia duuma batalha que numca aviom de teer em pemsamemto que pudeçe seer tam difiçil, e a pelleja proçeguiu com os cavalleiros de Dom Rogeerio de Paulla a vender cara a sua derrota delles. As troopas do Primçipe Iuuri nom aviom cahido… mas aviom estremeçido!”


Tradução

Em frente às muralhas vermelhas do Kremlin, estava Dom Rogério de Paula e os seus nobres cavaleiros, em contemplação daquele enorme obstáculo, quase intransponível, prontos para dar início à luta com as temidas tropas do Príncipe Yuri Dolgoruki, e com o seu campeão d’além mar – Dante Amaral. A diferença entre as duas forças era tão grande que nos primeiros dois dias a derrota foi quase total. Mas, no terceiro dia, os cavaleiros d’El-Rei Dom Afonso Henriques, com uma coragem sobre-humana, fizeram uma incursão na cidade, liderada por Dom Hugo (Gaspar) e por Dom Fábio (Jardel), subindo as suas muralhas, e numa luta desenfreada e que quase parecia não ter fim, deram um golpe tão violento no gigante Dante Amaral, que por pouco não o derrubaram (ver cartoon). Esta vitória no terceiro dia fez estremecer as tropas fieis ao Príncipe Yuri, e foi um feito notável por ser uma luta tão desigual, e tão longe da pátria. Foi um feito digno de memória que deverá ser lembrado para sempre, como exemplo de esforço, abnegação e superação, e de até onde estas virtudes podem conseguir levar um povo. As tropas de Moscovo sofreram uma dura derrota, que as obrigou a lutar durante mais um dia numa batalha que nunca imaginaram que pudesse vir a ser tão difícil. E a luta continuou com os cavaleiros de Dom Rogério de Paula a vender cara a derrota. As tropas do Príncipe Yuri não caíram… mas chegaram a tremer!


Posts relacionados:

0 remate(s):