Paixão Vitoriana
Subscribe

Do Desaastre da Ponte sobre o rio Maase

Colocado por WhiteShadow a 13 de janeiro de 2009

Atrasado (por minha exclusiva culpa) aqui fica a crónica "medieval" do jogo do Vitória em cada do Noliko. Ganha agora nova actualidade, uma vez que amanhã o Vitória disputa novo jogo da Liga dos Campeões de Voleibol na Rep. Checa.



Na crónica do desastre da ponte sobre o rio Maas, José Rialto relata a primeira grande derrota que elRei Dom Afonso Henriques sofreu, nos arredores da cidade de Maaseik, e que quase custou a vida a todo o seu exército. A ilustração é de Miguel Salazar.

Se ouvesse sido bem avisado em tal feito, Dom Rogeerio de Paulla avia de teer perçeguido os flammemgos e darles morte emquanto ahimda estavom emfraqueçidos despoes de averem sido desbaratados aas portas de Guimaraaens. Leixaromnos ajumtarsse, e tratar das maleitas, e tomar preparativos, e quamdo chegarom aa çidade de Maaseique elles ja estavom reglados e prestes pera lhes dar batalha. Desta feita os flameemgos ja herom avisados dos perigos dos de Guimaraaens. Oos dez e sete dias de dezembro as troopas de Noolico Maaseique sahirom da çidade a pelleiar e dessa guisa os cavalleiros delRei nem conçeguirom açercarsse aas murallas da çidade. Os Portugueses ja aviom passado o rio Maase e assi jazerom cercados, com as murallas e os homeens ajuramemtados oo comde de Flaamdres na avamguarda e o rio na reguarda. Sem o poboo de Guimaraaens pera vijnr em seo acorrimemto, quasi herom desbaratados, tal hera a voomtade dos flameemgos em tomar vimgamça delles. Mas Dom Rogeerio de Paulla foe muj ledo e hordenoulhes a fogida despoes que vio perdida a batalha. Foe mujto vallorosa a pelleja de Dom Brunno e o acorrimento de Dom Pedro mas nom tiverom gramde prestamça. Os cavalleiros delRei fogirom desvairados per a ponte do rio e quasi pereçerom quamdo o mercenaario Holubeque da Bohemia a solldo dos flameemgos, cortou as cordas que a ponte segoravom, lamçamdollos aa augua (veer iluminura).”
Ouverom sorte os de Guimaraaens por que despoes da ponte aver sido destrohida os flameemgos ja nom lhes poderom embargar a fogida e assi darles morte. A pesar de tamtas tribullaçooens Dom Brunno e Dom Pedro lograrom sahir da augua, e todollos cavalleiros de Dom Rogeerio de Paulla lograrom de se poer em salvo.”


Glossário

Acorrimemto”- ajuda; Avamguarda”- à frente, vanguarda; Dessa guisa“- desse modo
Dez e sete dias“ – dezassete dias; Embargar a fogida”- impedir a fuga; Hordenoulhes a fogida”- ordenou-lhes a retirada; Jazerom”- ficaram; Leixaromnos“- deixaram-nos
Lograrom”- conseguiram; Maleitas”- feridas; Muj ledo”- muito rápido; Ouverom sorte”- tiveram sorte; Pelleiar”- lutar; Pelleja”- luta; Poer em salvo”- salvar-se; Prestamça”- utilidade; Prestes“- prontos; Reglados”- preparados; Reguarda”- atrás, rectaguarda; Se ouvesse sido bem avisado em tal feito”- se tivesse sido bem aconselhado; Tomar vimgamça”- vingar-se.


Posts Relacionados:

0 remate(s):