Paixão Vitoriana
Subscribe

Da mourama*

Colocado por WhiteShadow a 24 de abril de 2008

Desde há alguns anos, por uma inicial feliz coincidência, tive a oportunidade de conhecer um verdadeiro e enorme vitoriano de sotaque "alfacinha". Trata-se do meu agora grande amigo João "LXVitória", que vive e trabalha em Lisboa, nasceu por lá e nunca teve nenhuma ligação familiar ou estudantil a Guimarães. No entanto, desde que se recorda... é vitoriano! Um exemplo bonito de uma pessoa que muito estimo. O João deu-me agora o prazer de escrever aquela que espero seja a primeira de muitas crónicas aqui no Paixão Vitoriana. Uma visão "preta e branca" mesmo no centro de um "ninho" de adeptos agora directos adversários

“Aturem o VITÓRIA como eu sempre vos aturei!”

O ambiente anda muito tenso por estas bandas.

As conversas futebolísticas que surgem, pelos sítios que frequento, vão sempre dar ao mesmo, ou seja, o actual momento desportivo de dois clubes de Lisboa. Noto uma certa partilha de emoções entre os dois clubes no que diz respeito à participação (ou não) na liga dos campeões da próxima época. Já fiz as contas e Portugal inteiro está a favor do nosso adversário, no domingo (6 milhões + os restantes = 10 milhões).

Não escondo que me fazem sorrir. Olham-me de lado e são incapazes de reconhecer que o VITÓRIA está na posição que ocupa por mérito próprio. A maioria dos comentários vão sempre dar ao mesmo – o VITÓRIA anda a ser levado ao colo! – O clube vermelho anda a ser roubado! – O clube verde anda a ser roubado!...

Tento resistir em meter-me nas conversas mas é inevitável quando oiço barbaridades de gajos que sempre dominaram os meandros do futebol. Falo-lhes da aselhice e ficam admirados... Ao referir situações que nos prejudicaram não se lembram, nem querem saber, mas são capazes de citar, letra a letra, os factos onde supostamente fomos favorecidos... os jornalecos daqui ajudam a memorizar esses momentos.

Estar abaixo do VITÓRIA é que não! Só por favores, dizem... A inveja é tramada!

Aposto que no domingo, guardam tudo o que seja vermelho e verde, e vestem a roupa de domingo em tons de azul... Azar o deles. Tristes!

Independentemente da posição que acabarmos o campeonato têm de aturar o VITÓRIA! Vão aturar o VITÓRIA!


Força VITÓRIA!

João "LXVitória"

(a foto mostra o centro da baixa lisboeta, o Rossio)

* grande multidão de mouros; povo mouro; terra de mouros

4 remate(s):

Anônimo disse...

João LX,

Um grande abraço para ti amigo. Não é fácil alimentar uma paixão sem títulos, muito menos à distância que tu o fazes e com um ambiente totalmente adverso. Parabéns por isso.
És um grande exemplo de uma forte personalidade, sem dúvida.

GmrTV, onde andas? Os vitorianos merecem conhecer este Homem!

Vimaranes disse...

O exemplo do LX Vitória é de facto curioso. E acredito que não seja nada fácil. Curiosamente ou não, é aquilo que nós não gostamos nos de cá, não é pelo clube da terra, se bem que ele não haja dúvida que escolheu um melhor :).

Parabéns pelo texto João. Tive o prazer de ver um jogo com ele o ano passado, pese embora tenha sido uns dos piores que me lembro do Vitória, em Mafra e é efectivamente um grande vitoriano. Daqui segue um grande abraço para ele e que continue a converter os Mouros :D.

Anônimo disse...

O Rossio engalanado com o cachecol do Vitória fica quase tão bonito como o Toural.

Anônimo disse...

Grande LX, umm dia ainda abres a casa do Vitória em Lisboa!!!