Paixão Vitoriana
Subscribe

Flashback: Ziad e muitos... golos!

Colocado por WhiteShadow a 2 de abril de 2008

Figura incontornável da década de 90 no Vitória, o tunisino Ziad foi talvez o último grande ponta-de-lança a passar pelo Vitória. Tivemos depois outros bons avançados, mas tão marcantes, felinos, duradouros e realmente marcadores de golos como Ziad, não. Entre 90/91 e 94/95, com uma pequena ausência pelo meio, foram golos de todas as formas e feitios. Com ambos os pés, de cabeça, de primeiro, depois de dominar, com chapéus, pontapés-bicicleta, à meia-volta, "à peixe", de tudo um pouco. No âmbito do terceiro aniversário da Associação VitóriaSempre, e com bastante trabalho, consegui agrupar 44 golos do Ziad num só vídeo. Para ver e apreciar algumas verdadeiras obras de arte:



Não deixem de passar pelo Glórias do Passado, que tem um artigo fantástico sobre este nosso ponta-de-lança, com muitas fotos (ver aqui).

Como seria o Vitória deste ano com um avançado do calibre de Ziad?

7 remate(s):

Anônimo disse...

Excelente Pedro, obrigado.
Grande avançado nós tinhamos!

Vimaranes disse...

Apesar de inegável qualidade do Ziad (e que bom seria termos um avançado assim este ano), o curioso é que me lembro de não raras vezes ouvir na bancada expressões depreciativas como "parece o Ziad" quando algum jogador falhava uma ocasião flagrante ou então "ainda é pior que o Ziad" quando algum avançado não convencia. Nunca estamos bem com o que temos :).

Alberto disse...

Antes de mais, deixa-me dar-te os parabens pelo excelente video que produziste, o qual colocarei no meu blog actualizando assim o post do Ziad no "Glórias do Passado", já que penso estar autorizado para isso.

Quanto ao Ziad, vendo este video e algumas das dezenas de golos que apontou com a camisola do Vitoria, fico cada vez mais rendido à sua qualidade na finalização. Era de facto notável a forma como ele concluia as jogadas ofensivas, marcando golos à verdadeiro ponta de lança, alguns deles bem bonitos por sinal.

WhiteShadow disse...

Alberto, mais que autorizado :)

No final do vídeo até vem uma referência ao Glórias do Passado.

WhiteShadow disse...

Vimaranes, curiosamente na poente o que me lembro de é de ouvir sempre comentários elogiosos. Confesso, a mim o Ziad marcou-me a infância/adolescência e foi quase como que um ídolo. O único jogador a quem, como já aqui tinha dito, pedi um autógrafo. E quando o meu pai na altura foi à Tunísia pôde constatar a imensa popularidade que Ziad (e por inerência o Vitória) tinham naquele país.

Anônimo disse...

De Ziad, já ouvi do melhor que pode haver, mas do pior também.

Nunca se agrada a todos, nesta vida, há uns mais inteligentes, outros menos. Uns que sabem tudo (?) outros que não sabem nada, enfim!

Para mim, se tivessemos Ziad no lugar de Mrdacovik, já estariamos qualificados para a liga dos Campeões faz muito tempo.

Anônimo disse...

Lembro-me de um jogo Vitória-marroquinos, estava eu na "bancava nova" (actual Topo Norte), o Ziad nesse jogo falhou golos "até dar com um pau" de tal forma que um senhor sentiu-se mal (talvez também devido ao sol, estava muito calor nesse jogo) e caiu da bancada...

Com um Ziad hoje, era-mos candidatos a campeões!