Paixão Vitoriana
Subscribe

Lutar até ao fim!

Colocado por WhiteShadow a 30 de abril de 2008

Como Cajuda muito bem disse na conferência de imprensa de ontem (ver aqui), o que se passou no último jogo não foi mau... foi muito mau! Admitir isso é o primeiro passo para melhorar e "exorcizar" os efeitos nocivos desse jogo. Não podemos fazer um discurso de "coitadinhos". Perder em casa por 5-0 é mau, seja qual for a situação do Vitória e seja qual for o adversário.

Dito isto, é necessário agora levantar a cabeça e reagir. A equipa continua a ser a mesma, e a oportunidade histórica continua ao virar da esquina. É agora o momento de ser ambicioso. Não ter medo de continuar a lutar assumidamente pelo segundo lugar! Podemos não chegar lá, mas temos de querer mais! Temos de fazer os jogos das nossas vidas, pois estamos empatados com o segundo a duas jornadas do fim! Eu ainda acredito na equipa, ainda acredito que podemos fazer história e tenho essa ambição! No final fazemos contas e poderemos dizer que o conseguimos foi bom. Mas agora, a UEFA já está garantida. E a Champions tem de ser o nosso objectivo!

Confio em Cajuda para a recuperação psicológica dos jogadores e gostei que tivesse assumido que não interessa olhar para trás, que o terceiro não interessa, que o segundo lugar é a meta. Repito, podemos não chegar lá, não temos essa obrigação, mas temos a obrigação sim de não deixar de lutar, de "deixar a pele em campo" em prol de um sonho de vida de tantos vitorianos.

Podemos cair, mas temos de cair de pé! Nunca desistir de lutar...

A equipa de futebol tem o exemplo das modalidades. Por duas vezes o basquetebol vitoriano esteve em desvantagem no último período e não deixou de acreditar, recuperando e ganhando nos últimos segundos com lances livres de grande pressão, contra adversários de orçamento e favoritismo muito superior. No voleibol por duas vezes estivemos a perder 2-0 num jogo onde se perdêssemos mais um set éramos eliminados, e em ambos os casos não deixamos de acreditar e recuperamos para 3-2 nesse jogo vindo a ganhar a eliminatória. Na homenagem na câmara municipal à equipa de Voleibol, Pedro Xavier recordou isso mesmo (ver aqui). Para verem o exemplo e inspirarem-se nisso!

A resposta poderá ser dada no próximo Domingo. Do ponto de vista dos adeptos, com bilhetes a 10 euros e transporte (limitado) a 5 euros, temos também de lutar até ao fim! Temos de apoiar a equipa, pois os jogadores, a equipa técnica, o emblema, merecem esse nosso esforço, esse nosso embalar para um sonho que ainda está tão perto!

Assumir sem receios a nossa ambição só nos engrandece. O objectivo só pode ser agora fazer 6 pontos nos últimos dois jogos. Lutar até ao fim é preciso!

Nota:
a imagem é parte da caricatura feita pelo Miguel Salazar para o Jornal do Vitória do passado Domingo. A responsabilidade de ter "apagado" parte da caricatura correspondente ao jogo específico para que foi feita é da exclusiva responsabilidade minha. Queria apenas realçar a imagem de um Cajuda guerreiro e penso que a imagem ilustra essa postura e não desvirtua a qualidade do trabalho do Miguel.

1 remate(s):

Anônimo disse...

Está praticamente tudo dito e em Belém lá estarei pois o sborting não vai vencer em Paços, resta saber se conseguiremos nós ganhar o jogo contra o Belenenses pois afinal têm uma belissima equipa...Mas ser do Vitória é isto mesmo, acreditar até ao fim!!