Paixão Vitoriana
Subscribe

Possíveis adversários do Vitória

Colocado por WhiteShadow a 20 de maio de 2008

É com todo o orgulho que escrevo o primeiro post com o marcador "Liga dos Campeões". Que sejam muitos, sinal de que o Vitória teria ultrapassado a pré-eliminatória...

Mas vamos ao tema do post. Que adversários pode o Vitória na pré-eliminatória da Liga dos Campeões? Por partes: todo o esquema da UEFA baseia-se na performance das equipas nas competições europeias nas últimas 5 épocas. Assim, para a próxima época, contam as performances entre 03/04 e 07/08. Cada vitória dá 2 pontos e um empate 1 ponto. Jogos das eliminatórias da qualificação dão metade dos pontos e pontos de bónus são atribuidos por certas metas (por exemplo, 3 pontos pela chegada à fase de grupo da Champions, e outros pontos de bónus por chegadas a fases decisivas como as meias finais e finais). Em cada ano, um clube recebe ainda 33% da pontuação do seu país (a pontuação do seu país é obtida somando as pontuações dos clubes e dividindo pelo número de clubes que participaram) [+ sobre o método de cálculo].

Com estes pontos, é feito um ranking de clubes, que diz algo da sua qualidade [ver ranking para a próxima época - notem que o Chelsea e o Manchester United ainda podem fazer pontos]. O Vitória está neste momento no lugar 119, com 18.176 pontos. Como nos últimos 5 anos só participamos uma vez, temos os pontos do país mais os pontos conseguidos pelas duas vitórias frente ao Wisla e pelo empate frente ao Bolton (somos neste momento a 5a equipa portuguesa).

Agora a Liga dos Campeões. Apuram-se uma série de equipas, sendo que umas entram directamente para a fase de grupos e outros têm de disputar pré-eliminatórias, que são 3. O número de equipas de cada país é determinado pelo seu lugar no ranking de países [lista de lugares na Champions por país]. No caso de Portugal, os 2 primeiros do campeonato apuram-se directamente para a fase de grupos (que conta com 32 equipas, 16 das quais apuradas directamente). O terceiro, neste caso o Vitória, tem de entrar na terceira pré-eliminatória (3PE), a última antes da fase de grupos.

Como funciona a 3PE? São 32 clubes, ordenados pelo ranking na UEFA. Os 16 primeiros são considerados "cabeças-de-série". É feito um sorteio puro que aloca jogos entre uma equipa cabeça-de-série e uma equipa que não é cabeça-de-série. No caso do Vitória, não somos cabeça de série, logo é garantido que jogaremos contra uma equipa que é.

E quais são os clubes que nos podem sair? Numa altura em que quase todos os campeonatos terminaram, já é possível responder quase na totalidade a esta pergunta. Deve ser dito que se algum clube eliminar um cabeça-de-série na segunda pré-eliminatória (2PE), fica com o ranking desse clube para a 3PE, uma vez que o sorteio da 3PE é feito antes do final da 2PE. Sendo assim, ordenando pelo ranking, os cabeças de série da 3PE (a que nos diz respeito) são:

Liverpool (118.996)
Barcelona (117.837)
Arsenal (110.996)
Schalke04 (67.078)
Juventus (66.934)
Marselha (63.380)
Steaua Bucareste (59.398)
Panathinaikos (52.525) *
Celtic Glasgow (52.013) ou Glasgow Rangers (66.013) **
Basileia (51.993) *
Olympiakos (51.525)
Fenerbache (51.468) *
Shaktar Donestk (49.932)
Anderlecht (41.810) *
Fiorentina (40.934)
Spartak Moscovo (40.437)

* Se passar a eliminatória anterior
** A equipa que ficar em segundo na liga escocesa

São portanto os 16 clubes indicados aqui em cima os possíveis adversários do Vitória. Deixo ficar comentários sobre eles para mais tarde, mas tivemos alguma "sorte" em dois casos resolvidos à última da hora, pois o AC Milan ficou em 5º e não se qualificou, bem como o Ajax, que perdeu o lugar para o Twente.

A fava saiu ao At. Madrid, o primeiro clube em termos de ranking que não é cabeça de série. Outros clubes não cabeça-de-série, como o Vitória, incluem o Twente, Wisla Cracóvia, St. Liege, Galatasaray, D. Kiev, Sparta de Praga, D. Zagreb, CSKA Sofia, etc.

Veremos o que o futuro nos reserva! Para que tome desde já nota, aqui ficam as datas importantes:

1 de Agosto: Sorteio da terceira pré-eliminatória
12/13 de Agosto: Primeiro jogo da terceira pré-eliminatória
26/27 de Agosto: Segundo jogo da terceira pré-eliminatória

Desculpem o post tão grande, mas queria que quem não tivesse noção de como funcionam as coisas, ficasse com uma ideia. A referência online definitivamente é o site do Bert Kassies.

5 remate(s):

Vimaranes disse...

Anderlecht será certamente aquele que nos poderá deixar a sonhar. Depois entre suiços e romenos talvez esteja também grande parte da nossa esperança. Quanto aos outros... bem aí, só mesmo esperando uma grande noite europeia do Vitória (ou duas), porque nenhum clube está derrotado à partida.

Anônimo disse...

Isto não vai ser nada facil..:) só quero é que o vitória consiga honrar a nossa camisola como tem feito. Para além disso num toque mais de adepto, espero encontrar mtos vitorianos na deslocação que o sorteio ditará para fazermos uma grande festa como sempre... gostava que fosse o glasgow rangers o adversário.

Anônimo disse...

Grandissimo post, não restam duvidas sobre nada...

Venha quem vier, vai ser uma grande festa...

Anônimo disse...

Boa, WS, assim começa a fazer-se luz sobre quem podemos NA REALIDADE defrontar.

Para ser sincero, nem sei o que preferia: se ter uma grande eliminatória (com poucas hipóteses), ou uma eliminatória discutida, mas mesmo assim com risco.

Penso que o melhor seria o primeiro jogo em Guimarães.

Anônimo disse...

Quanto a mim o muito obrigado white shadow, realmente sou sincero não tinha muito a noção como funcionava, e tu ajudaste me a perceber melhor agora, o meu muito obrigado!!

Muita gente não o sabe certamente, este foi um artigo muito importante!!


Continua o teu de sempre excelente trabalho!!abraço e espero que tenhamos sorte no sorteio!!

Romeu Novais