Paixão Vitoriana
Subscribe

Joaquim Evangelista

Colocado por WhiteShadow a 10 de maio de 2008

Na passada quinta-feira, Joaquim Evangelista, o presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, quiçá sedento de (mais) protagonismo, resolveu fazer uma conferência de imprensa, noticiando algo "chocante": da BWin Liga, apenas Porto e Benfica tinham os salários em dia (manchete logo aproveitada por toda a comunicação social). Segundo ele, até ao dia 7, apenas Porto e Benfica tinham pago o mês de Abril, e este devia ser pago até dia 5. Acontece que o próprio contrato colectivo de trabalho contém uma frase que permite legalmente que o salário seja pago noutro dia, desde que por acordo entre as partes:

Excerto do Artigo 36: «1 - A remuneração mensal deverá ser satisfeita em numerário ou através de cheque nominativo, vale postal ou depósito bancário até ao dia 5 do mês subsequente àquele a que disser respeito, salvo se outra forma de pagamento for acordada entre as partes

Ora, com isto, chamou (quase) todos os clubes de incumpridores, quando na prática não é isso que acontece. Vários clubes reagiram logo no dia e o Vitória não foi excepção. Através de um comunicado assinado pela direcção, treinador e capitão, foi reposta a verdade do nosso caso, onde se confirma que pagamos sempre até ao dia 8 e isso voltou a acontecer este mês. Ou seja, o Vitória cumpre escrupulosamente o acordado, paga a tempo e horas, e as afirmações desse "senhor" vão ser alvo de um processo judicial por difamação.

Com isto, conseguiu que a liga parasse qualquer tipo de negociação que tivesse com o Sindicato, e colocou várias direcções a cortarem qualquer relação até um pedido de desculpas público, o que Evangelista não parece querer fazer.

Neste caso, parece-me que o Sindicato deu um tiro no próprio pé. Se os próprios jogadores do Vitória estão com o Vitória (e isso aconteceu também noutros clubes), quem está afinal Evangelista a representar? Como pode falar em incumprimento salarial de quem cumpre? Como pode vir com este assunto a 1 jornada do fim, acusando 2 clubes directamente envolvidos na luta pela Champions, quando afinal ambos cumprem? Será alguma tonalidade encarnada para aqueles lados? Com tudo isto, a única coisa que conseguiu foi desviar as atenções dos que realmente não cumprem, como é o caso do Boavista e do Estrela da Amadora... Muito mais queria falar, mas fico-me por aqui.

1 remate(s):

João Marques disse...

Excelente artigo Pedro.

Sem dúvida alguma que este senhor não está nas suas totais capacidades. E arrisca-se a vir para a rua não tarda muito, pois por esta altura deve ter imensos jogadores contra ele.

Enfim, é a já conhecida sede de protagonismo dos dirigentes do futebol Português.

smasher