Paixão Vitoriana
Subscribe

A 90 minutos do pódio

Colocado por WhiteShadow a 5 de maio de 2008

O Vitória não conseguiu melhor que um empate em Belém. Num jogo onde era imperioso ganhar para continuar o sonho do segundo lugar, só conseguimos um ponto. Mas o inesperado empate do Benfica na Amadora garantiu-nos a manutenção do terceiro lugar. Já o Sporting, que esperava ver perder pontos, conseguiu ganhar e com isso afastou-se. É futebol!

No início do jogo Cajuda tinha reservado uma meia-supresa. Não apostou em nenhum ponta-de-lança e optou por lançar Carlitos no lugar do lesionado Miljan. João Alves regressou ao meio-campo por troca com Moreno. O Vitória não entrou mal no jogo e aos 4 minutos já tinha conseguido dois lances de relativo perigo. Só que na primeira vez que o Belenenses chega à frente... marca! Andrézinho é ultrapassado, Geromel (mal) não mete o pé, e Zé Pedro isola Weldon (bom jogador) que não tem dificuldades em fazer o seu 12º golo na liga.

Pior início era dificil. Mas para piorar ainda mais, aos 14' Carlitos é literalmente abalroado por Rodrigo Alvim, numa entrada violentíssima a pés juntos. Resultado prático, Carlitos (que tinha sido o elemento mais activo até aí) sai lesionado (parece que com 4 pontos num pé e fractura na mão) e R. Alvim apenas vê... amarelo. Um escândalo, num lance que tinha tudo para resultar num vermelho directo. Entra então Roberto, mas a defesa continua a mostrar intranquilidade, sendo que o Belenenses teve mais um lance com superioridade numérica no ataque (depois de dois ressaltos onde nos faltou garra) e em que poderia ter marcado.

Perto da meia-hora de jogo, canto a favor do Vitória e Flávio, o nosso capitão, faz um golo pleno de oportunidade e com muito mérito. Explosão de alegria dos cerca de 2000 vitorianos e renascia a esperança. Pouco depois surge a notícia do primeiro golo nos jogos dos nossos adversários. O Sporting marcava num livre que resultou de uma falta inexistente. Este factor arrefeceu-nos um pouco mas ainda antes do intervalo haveríamos de ver um golo anulado a Ghilas, num lance no mínimo discutível. Para mim Ghilas está em linha, e já vi várias vezes lances bem piores do que este serem validados. Mas isso não aconteceu, e lá ficou o comentador benfiquista Simões todo contente com o "fora-de-jogo milimétrico". Mas o que é facto que nesta altura, o Vitória já se tinha encontrado um pouco mais e jogava melhor que no período que se segui ao golo adversário.

Início de segunda parte e Vitória a controlar o jogo, mas sem criar grande perigo. Havia espaço para jogar, mas faltava acutilância. E num contra-ataque, Zé Pedro faz uso do seu habitual pontapé de meia-distância e Nilson faz a defesa do jogo. Até final, apenas relativo perigo nas duas balizas. Pior foi um lance entre Ghilas e Amaral, que me pareceu penalti. Mais uma vez nada foi assinalado numa falta que se fosse no meio-campo seria marcada "de caras". É incrível o que é preciso fazer para termos um penaltie a nosso favor... Em 29 jornadas, apesar de múltiplos lances, apenas tivemos um único penaltie a nosso favor!


Terminou então o jogo e como não existiram mais golos nos jogos dos nossos adversários, ficamos na mesma posição onde começamos o jogo, mas mais longe do segundo lugar. A 1 jornada do fim, temos um ponto de vantagem sobre o Benfica, mas dois de desvantagem com o Sporting. Agora, estamos a penas 90 minutos (e uma vitória sobre o Estrela) de garantirmos o terceiro lugar, e com isso a qualificação para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Para ficarmos em segundo, seria necessário ganharmos e o Sporting perder. Ainda é possível! Mas temos de nos preocupar exclusivamente em ganhar o nosso jogo, fazer o que depende de nós, e depois logo se vê. Fica um certo sabor amargo dadas as mais recentes arbitragens e a oportunidade histórica que tínhamos mas a verdade é que tendo em conta que começamos a perder e não conseguimos depois ganhar, não nos podemos queixar de sairmos desta jornada ainda a depender só de nós próprios para ficarmos no pódio. Agora é encher o D. Afonso Henriques para o próximo jogo e ganhar! Tem de ser esse o único pensamento na cabeça de todos...

Ligações: Resumo da GmrTV

Fotos: João Santos/GmrTV

4 remate(s):

Rimeri disse...

Foi pena não termos ganho, mas, e apesar de uma arbitragem habilidosa, podíamos e devíamos ter feito mais.
Não vamos desanimar, ainda faltam os ultimos 90 minutos e tudo pode ainda acontecer.

Força Vitória, pois já sabemos que aconteça o que acontecer, seremos do Vitória até morrer.

Anônimo disse...

Com mais uma arbitragem em sintonia com as dos dois anteriores jogos fora do VSC, já temo qualquer desfecho de calibre bem pior no próximo e definitivo jogo. A nossa direcção fartou-se de responder às provocações do orelhas. Agora que estamos a ser constantemente roubados, nem um ai......

guisnake

Anônimo disse...

Foto + video em belem :

http://vitoria-1922.blogspot.com/

Anônimo disse...

PORTUGAL TIFO