Paixão Vitoriana
Subscribe

Opinião de um adepto de futebol portista

Colocado por WhiteShadow a 12 de agosto de 2008

Tendo em conta que estou actualmente a tirar o meu doutoramento na Universidade do Porto, conheço muitos adeptos de futebol portistas. Gosto de discutir futebol com alguns deles, pois sei que como eu gostam realmente do desporto-rei e sabem tentar ver os vários ângulos da questão, tentando analisar também as outras equipas. No âmbito das várias opiniões que tenho recolhido, resolvi por isso desafiar um desses amigos com quem tenho especial prazer em falar de futebol. À margem de qualquer polémica que a comunicação social tanto tenta criar, aqui ficam então a opinião do João Almeida, alguém que pode ver este jogo importante de um modo imparcial, por estar "de fora" em termos de coração.

WhiteShadow (WS) - Na tua opinião o 3º lugar conquistado pelo Vitória na época passada foi merecido? Porquê? E estavas à espera de uma performance desse tipo?

João Almeida (JA) - Sim, foi merecido! O Vitória foi consistente, não entrou em disputas desnecessárias e acima de tudo teve maturidade para proteger os seus jogadores de dizerem asneiras nos jornais que pudessem desestabilizar o balneário. Foi importante haver um esquema de jogo e um núcleo de jogadores base. A polivalência de alguns jogadores possibilitou à equipa mudar de sistema em momentos complicados dos jogos, no banco havia soluções e principalmente... o Vitória tinha uma equipa, não um conjunto de jogadores. Não havia estrelas e todos remavam para o mesmo lado.

Não estava à espera de uma performance deste género... achei que o Vitória ia lutar para não descer. É preciso ver que o Vitória tinha acabado de subir ao escalão principal depois de um ano de ausência... e para mim, foi esse banho de humildade (que foi passar pela 2ª divisão) que uniu a equipa e construiu as bases de uma época memorável para a equipa da cidade que devia ser a capital do país. A certa altura apercebi-me que o Vitória podia lutar pelos 3 primeiros lugares, estava a fazer resultados consistentes e os rivais (Sporting e Benfica) estavam a ultrapassar maus momentos... O Vitória podia ter chegado ao segundo lugar... mas falhou, essa falha é desculpável... e ninguém, muito menos os adeptos cobraram à equipa o deslize. O Vitória foi uma agradável surpresa.

WS - Não sendo cabeça-de-série, eram muito fortes os potenciais adversários do Vitória. Tendo isso em conta, a verdade é que o sorteio não foi madrasto. Quais são para ti as hipóteses de passagem do Vitória nesta eliminatória?

JA - Sinceramente o Vitória tem tantas hipóteses como o Basileia, mas acredito que o Vitória passa. Quanto ao adversário, eu preferia o Gotemburgo. Acho que é uma equipa mais previsível e portanto mais fácil, bastaria o Vitória meter a bola no chão e era ver os suecos a correr como loucos. Mas o Basileia passou a eliminatória e agora terá de mostrar o que vale. Vai ser muito duro. O Vitória vai ter de construir o resultado em casa... Não pode sofrer golos em casa (é uma barreira psicológica muito grande nas competições europeias). Se sofrer vai ser muito complicado recuperar em Basileia. Mas se sofrer também não é o fim do mundo... só tem de ir para a Suíça com a mesma atitude que o Mourinho levou o Porto para jogar contra o Panathinaikos na Grécia depois de perdermos 0-1 em casa.

WS - Conheces o plantel do Vitória? Que te parecem as mudanças para esta época. Consideras que o Vitória está mais fraco ou mais forte?

JA - Conheço mal o novo plantel do Vitória. Sei que a pré-época não correu muito bem em termos de resultados, mas o importante é a equipa estar bem fisicamente, o entrosamento vem mais tarde. Estive a informar-me a acho que a grande perda do Vitória foi o Geromel... um grande central que não entendo como não está num "maior". Quantos aos reforços, o Nuno Assis acho que vai ser importante para o Vitória, o Douglas um bom avançado e o Gregory um central muito forte. Diria que o Vitória tem mais força, mas menos classe na defesa, mais opções para o meio-campo e mais fraco no ataque... Mas é preciso deixar os jogadores conhecerem-se e ver o que valem como equipa.

WS - E sobre o plantel do Basileia, conheces alguns jogadores? Qual a tua opinião sobre a equipa deles?

JA - Só conheço o Basileia dos jogos internacionais... e parece-me uma equipa muito mais fraca do que a fez uma grande carreira na taça UEFA há pouco tempo. Sei que o Chipperfield é um jogador discreto, mas para mim é muito bom. O guarda-redes, Constanzo é bom. O Carlitos parece que deslumbra na Suíça, mas é um jogador vulgar quando está num ambiente desfavorável. O resto da equipa não conheço bem.

WS - Já estiveste alguma vez a presenciar um jogo ao vivo no D. Afonso Henriques? O que achas do ambiente criado? Acreditas que os adeptos são o pilar fundamental do Vitória?

JA - Sim! já fui ao Afonso Henriques... VSC 0-2 FCP num jogo em que o Jorginho falha 2 ou 3 golos, um deles de baliza aberta em que tropeça a caminho da baliza. O Quaresma marca um golão :) . O ambiente estava muito bom, o público participativo e sempre a cantar... Depois o jogo mudou e o público também... Não sei o que se passou, mas as claques começaram a entrar em confronto, de fora para dentro do estádio e disso não gostei... Os adeptos, não as claques, são fundamentais para o Vitória... são claramente o 12º jogador e consegue perceber quando precisa de apoiar.

WS - Finalmente, quais as tuas previsões de resultados para os dois jogos do Vitória nesta pré-eliminatória?

JA - Eu acredito na passagem, os resultados pouco interessam, mas aqui vai. Em casa, o Vitória ganha 2-0. Fora, empata ou perde 1-0.

WS - O João deixou andou mais uma mensagem:

JA - Força Vitória, espero ir ver um ou outro jogo da Champions League ao Afonso Henriques. Se o Vitória conseguir o apuramento pode ser o principio de uma tradição :)

Muito obrigado João pela participação no Paixão Vitoriana. É sempre engraçado para nós, vitorianos, saber o que pensam adeptos de outros clubes. Espero que possas realmente vir ao D. Afonso Henriques ver um jogo do Vitória, pois seria sinal que tínhamos passado! :)

2 remate(s):

Anônimo disse...

Talvez este adepto não seja representativo da opinião dos portistas, nesta altura, mas é sempre agradável ver elogios num adversário.

parabéns ao Pedro pela entrevista!

Vimaranes disse...

Os adeptos do Porto com que lido têm também uma opinião concordante com o entrevistado do Pedro e mais do que isso perceberam as atitudes do Vitória neste processo. Agora, creio contudo que a maioria é susceptível de ser "manipulada" pela comunicação social e cronistas terá opinião diferente. E, provavelmente será essa "maioria" que encontraremos quando visitarmos o Estádio do Dragão. Boa entrevista Pedro!