Paixão Vitoriana
Subscribe

Vitória 0-0 Basileia

Colocado por WhiteShadow a 14 de agosto de 2008

No jogo de todos os nossos sonhos, o Vitória não foi além de um empate a zero num resultado que não pode considerar completamente negativo. Não sofrer golos em casa é muito importante e nos 90 minutos de Basileia a eliminatória ainda pode pender para qualquer lado.

Não tenho neste momento tempo para uma análise tão detalhada como queria, e por isso deixo ficar apenas alguns pontos.

- Defesa: era o meu grande medo mas portou-se à altura. Nilson foi um espectador. Gregory e Moreno cumpriram, com o primeiro a mostrar que é muito forte no jogo aéreo (mas ainda pouco confiante em sair com a bola a jogar) e com o segundo a ser o único elemento a tentar passes de ruptura - falhou muitos é certo, mas foi o único que tentou e conseguiu alguns. Os laterais, que tanto receio me causavam, foram uma agradável supresa. Andrézinho esteve muito melhor que no jogo com o Benfica. Luciano Amaral foi um dos melhores em campo enquanto durou o seu "combustível", e foi um dos responsáveis pelo melhor período do Vitória, no final da primeira parte.

- Meio-Campo: um grande défice de criatividade. Flávio esteve ao seu jeito, mas sem ainda sem a capacidade física para aguentar os 90m a alto ritmo, obrigando-o a recorrer a faltas mais no final do jogo. João Alves foi uma sobra de si próprio. Um jogo apagado, sem muita garra, talvez pagando a factura de ter jogado bem contra o Benfica e por isso mesmo ter sido um jogador bastante marcado. Fajardo, que andou pela ala e pela posição de número 10, esteve muito apagado, ao nível do (pouco) que tem feito neste início de época. Desmarets rende mais na ala, perde peso quando se desloca para o meio e hoje, apesar de ser combativo, não foi eficaz e perdeu uma das melhores oportunidades do Vitória, ao desperdiçar tempo de remate.

- Ataque: pouca objectividade e reais situações de golo. Douglas correu mas foi inconsequente (também não teve grandes bolas jogáveis). Marquinho foi a grande supresa positiva. Conseguiu criar desiquilíbrios, tentou o 1 contra 1 e a par de Luciano estava a ser dos melhores em campo. Saiu ao interval quanto a mim incompreensivelmente, dando lugar a um Carlitos que esteve muitos furos abaixo do que sabe fazer. Jean Coral também entrou para quase não se ver, mas gostava de vê-lo no centro e não encostado à linha. Roberto entrou no pior período mas teve tempo para ganhar umas bolas de cabeça.

- Árbitro: na Polónia uma mão não deve dar origem a grande penalidade... Dois castigos máximos perdoados ao Basileia, em lances que podiam ter mudado o jogo. Curiosamente, este mesmo Basileia foi benefeciado de forma clara contra o Gotemburgo com um... penalti, provocado por uma suposta mão.

- Basileia: sinceramente desiludiu-me. Veio apenas para o 0-0. Mostrou algumas carências técnicas e ficou a nítida sensação que um Vitória ao nível do ano passado podia perfeitamente ter construído hoje um resultado confortável. No entanto, certamente será uma equipa diferente em casa.

Nada está perdido e apenas estamos no "intervalo" da eliminatória. O Vitória tem de fazer melhor, mas ainda tem uma palavra a dizer. Claro que fiquei desiludido, uma vez que esperava mais dos jogadores. Mais garra, mais alegria a jogar, mais vontade de "conquistar o mundo" neste jogo que podia ser histórico. Mas ainda acredito. Com mais dias de treino nas pernas, e com
um outro jogo a sério pelo meio (V. Setúbal) acredito que o Vitória poderá melhorar. O nulo tem o condão de nos dar a real noção de que não vale a pena ir a Basileia jogar para o empate, o que pode ser positivo. Temos de marcar para passar, mas até um empate com golos basta. E o Basileia está perfeitamente ao nosso alcance!

Força Vitória!!

Foto: MaisFutebol / LUSA

1 remate(s):

Anônimo disse...

Uma análise muito racional e bem ponderada, com que concordo inteiramente.

São menos 90 minutos de preocupação.

Já só faltam mais 90, ou 120, ou 120 mais penalties...

E tenho cá uma fezada que ainda vou ter de gastar uns troquitos em espumante antes do final de agosto...

guisnake