Paixão Vitoriana
Subscribe

Basileia ao Raio-X: a história

Colocado por WhiteShadow a 6 de agosto de 2008

O FC Basileia, clube fundado em 1893, é na actualidade o mais forte clube do futebol Suiço. Campeão no ano passado, em termos domésticos, o Basileia já venceu 12 campeonatos e 9 taças.

Mas é nas competições europeias que se tem notabilizado nos últimos anos. Depois de passar um grande hiato de feitos nos anos 80 e 90 (nem um título ou presença europeia) ressurgiu em força no novo milénio. Desde 2000/2001 que participa ininterruptamente nas competições europeias (ver todos os jogos europeus).

Em 2002/2003 fez a sua caminhada europeia mais brilhante. Depois de eliminar o Zilina na 2ª pré-eliminatória, conseguiu eliminar o Celtic de Glasgow na 3ª pré-eliminatória, ao vencer em sua casa por 2-0 depois de ter perdido 3-1 na Escócia. Com isso conseguiu entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões, onde lhe calhou em sorte um grupo dificil, com Valência, Liverpool e Spartak Moscovo. A supresa aconteceu, com o basileia a ganhar os dois jogos aos russos, a empatar por duas vezes com os ingleses, a e conseguir um empate com os espanhois. Isto valeu-lhe o segundo lugar na fase de grupos e a passagem à ronda seguinte.

Na altura as equipas tinham pela frente nova fase de grupos, onde o Basileia encontrou o Manchester United, Juventus e Depor. Corunha. Não conseguiu passar, mas não perdeu um único jogo em casa, ganhando aos italianos e espanhois, e empatando com os ingleses.

Depois desta época de sucesso, o melhor que o Basileia conseguiu foi atingir os quartos-de-final em 2005/2006, onde foi eliminado pelo Middlesbrough, tendo eliminado equipas como o Mónaco. Em termos de Liga dos Campeões, esteve por mais duas vezes na terceira pré-eliminatória, mas acabou eliminado pelo Inter de Milão e pelo Werder Bremen.


No ano passado foi eliminado pelo Sporting numa eliminatória que se revelou supreendentemente fácil para os de Alvalade. Mas não nos deixemos enganar por um resultado que foi claramente a excepção na história história recente dos suiços, que têm um passado europeu de muito respeito.

0 remate(s):