Paixão Vitoriana
Subscribe

Basileia ao Raio-X: plantel

Colocado por WhiteShadow a 6 de agosto de 2008

Aqui fica o último dos posts de hoje analisando ao pormenor o nosso adversário. Bem sei que poderia fazer isto "render" e ir publicando ao longo de vários dias, mas já estou com a adrenalina do jogo do dia 13 e quis partilhar desde já convosco o que sei.

O plantel do Basileia está carregado de internacionais A e segundo o reputado site alemão Tranfermarkt, vale mais de 26 milhões de euros. Analisando a equipa nos primeiros 7 jogos oficiais, podemos chegar a um conhecimento já algo consolidado da sua equipa-base e da táctica usada. Assim, pode dizer-se que o Basileia actua numa espécia de 4-5-1 desdobrável em 4-3-3 no ataque com um único médio defensivo (vulgo trinco) e um único ponta-de-lança. Aqui está a minha visão do Basileia versão 08/09, seguida de uma análise aos vários sectores da equipa.


Guarda-Redes: Na baliza está a estrela e jogador com mais mercado. Falo do argentino Constanzo, o capitão do Basileia, que defendeu anteriormente as redes do Alavés e do River Plate. É o titular indiscutível. O suplente era Crayton, um internacional A liberiano, mas este jogador saiu agora, ficando o jovem Leutwiler.

Defesa: Deste sector saiu um jogador importante, o central goleador e internacional sueco Majstorović, que foi para o AEK de Atenas. Mesmo assim, o centro da defesa mantem-se firme com dois jogadores com algum valor: o argentino Abraham e o francês Marque, ambos de 1.87m. Nas laterais, aparece na direita o suiço Zanni, e na esquerda o internacional A sueco e reforço desta época Safari, que tem alternado com o suiço Hodel.

Meio-Campo: Como único médio defensivo aparece o "gigante" interncional A suiço Huggel (1.90). Faz valer essa sua altura nas bolas paradas, como o atestam os dois golos que marcou nos jogos com o Gotemburgo. No centro do meio-campo aparece o sérvio, o Ergić. Com bom toque de bola, surge como um pêndulo em todo o jogo do Basileia. Tem já mais de 150 jogos ao serviço do clube e passou alguns momentos conturbados em 2004, quando precisou de ajuda psiquiátrica. Foi provavelmente o jogador mais influente (para mim) no encontro da 2ª mão contra o Gotemburgo. Ao seu lado tem normalmente Perovic, outro sérvio, reforço de Janeiro do da época passada. Um suplente quase sempre utilizado nesta zona é o Stocker, um jovem suiço com futuro que até foi titular no encontro da 2ª mão.

Alas: Com o esquema usado, os alas do basileia são ao mesmo tempo os primeiros defesas, médios de construção e atacantes. Procuram por vezes a diagonal mas têm preferência pela ida à linha para cruzar. Na direita, o titular parece ser o português Carlitos, jogador que com a camisola do Basileia aparece muito confiante e a criar desiquilíbrios, sendo provavelmente o jogador que dá mais velocidade ao jogo. O seu concorrente directo parece ser o menos usado Frei (não o atacante da selecção). Na esquerda, o treinador tem alternado entre o reforço albanês Gjasula e a estrela australiana Chipperfield, sendo que este último já quase atingiu 200 jogos com a camisola do Basileia.

Ataque: O ponta-de-lança titular em todos os jogos foi o Derdiyok. Este jogador é internacional A suiço e jogou a titular pela sua selecção no último Euro. Recordo-me bem dele pela sua fisionomia característica. Veloz, irrequieto e possante (1.90m), é um jogador perigoso e a ter em conta. O titular do ano passado, a estrela suiça Streller (passou sem sucesso pelo Estugarda, mas já ultrapassou a dezena de golos com a camisola da selecção), encontra-se lesionado neste início de época. O Basileia foi buscar agora (7 de Agosto) o argentino Almerares, que não deverá no entanto estar apto para jogar com o Vitória.

Treinador: O treinador, Christian Gross, já faz quase parte da mobília da casa. Entrou em 1999, confere estabilidade à equipa, e está umbilicamente ligado à ascenção do Basileia como líder na Suiça e equipa a ter em conta na UEFA. Passou antes pelo futebol inglês (Tottenham) e tem uma visão bonita do futebol, com as suas equipas a practicarem um futebol de ataque.

Análise global: O Basileia é uma boa equipa, e não podemos menosprezá-los. Ao contrário do que muita imprensa portuguesa possa pensar, parte como favorito para o jogo contra nós, e externamente todos vêem o Vitória como outsider, o que pode ser positivo para nós, se eles nos menosprezarem. Vejo como seu ponto forte o facto de manterem a espinha dorsal da equipa da época passad, bem como terem por vários anos um técnico que assegura continuidade e rotina na táctica usada. Têm um excelente guarda-redes, mas o resto da defesa parece-me o seu ponto mais fraco. O meio-campo tem soluções, um excelente trinco e um pendular médio centro. Nas alas, parece-me que estão algo desiquilibrados, com mais velocidade na direita e no ataque têm várias boas soluções, embora a lesão de Streller os tenha limitado. Um factor a ter em conta é que começaram a época antes de nós, levando já 5 jogos para o campeonato e 2 para a Liga dos Campeões.

Apesar de tudo isto que disse, acredito que o Vitória tem equipa para o Basileia e confio que vamos passar. Mas teremos de estar no nosso melhor para eliminar este Basileia que não é "bicho-papão" mas será certamente um adversário de nível e de respeito.

1 remate(s):

Vimaranes disse...

Voltaste em força estou a ver e ainda bem :).
De facto a imprensa tem destacado muito o Constanzo, mas hoje não deu para ver a sua real valia porque nunca foi obrigado a grandes defesas. Como escrevi no meu blogue a defesa pareceu-me também o grande ponto fraco, demasiado lenta e presa de movimentos, seria de pensar em colocar Coral a titular em vez de Douglas, por exemplo.
Gostei muito de Ergic no miolo e Carlitos é aquilo que já se sabia, um jogador com qualidade, mas que se agarra por vezes demasiado à bola.
Desiludiu-me Derdiyok, porque tenho óptimas referências dele, até do Euro, mas hoje viu-se pouco. É bom streller estar lesionado.
Antevejo duelos interessantes:
Flávio-Ergic e Momha-Carlitos.