Paixão Vitoriana
Subscribe

Basileia ao Raio-X: o jogo da 2ª mão

Colocado por WhiteShadow a 6 de agosto de 2008

Vou iniciar agora uma série de posts que visam dissecar um pouco o nosso adversário europeu, para percebermos o seu valor, o seu plantel, as suas tácticas, o seu passado...

E começo por falar do emocionante 4-2 frente ao IFK Gotemburgo no jogo da 2ª mão. Cajuda deve ter vindo com o seu livro de apontamentos cheio, com o Basileia a mostrar um poderio considerável e a demonstrar porque é uma equipa temível na sua casa.

Com uma plateia a rondar as 20 000 pessoas, o jogo começou com algum receio mútuo e uma clara oportunidade para o Gotemburgo logo nos primeiros segundos que não deu golo por pouco. O Basileia recuperou, começou a dominar, e quando estava por cima, aos 19', surge a primeira supresa, com o Gotemburgo a marcar numa bonita jogada de contra-ataque.

Não houve no entanto muito tempo para festejar pois logo aos 26' o trinco internacional Huggel restabeleceu o empate e colocou tudo novamente na estaca zero. Tal como no jogo da primeira mão, e no mesmo minuto, Huggel marcou na sequência de um canto.

A partir daqui o jogo começou a ser quase de um só sentido, com o Basileia a desperdiçar várias oportunidades e a dar a Christensen, o guarda-redes adversário, a chance de brilhar. O intervalo chegou com o 1-1 no marcador e o Gotemburgo na defesa mas sempre perigoso no contra-ataque. E na abertura da segunda parte foi letal, marcando o 2-1 aos 51' por intermédio de Soder.

Parecia neste momento que tudo estava perdido para a equipa da casa. E aos 70' continuava esse resultado. Mas seguir-se-iam os 20' mais dramáticos dos últimos anos para os adeptos do Basileia, como frisou o site oficial deles. Foi uma intensa pressão, quase "massacre", bolas a bater nos dois ferros e finalmente aos 71' chega o merecido empate, numa bola dividida entre um defesa e o internacional australiano Chipperfield.

Estava relançado o jogo e tudo em aberto para os últimos minutos. A bola não entrava novamente e aos 84' surge o grande caso do jogo. Na sequência de centros sucessivos e muitos protestos, o árbitro marca um penalti decisivo a favor do Basileia. Uma cabeçada à queima-roupa, com o jogador sueco a saltar de costas para a bola, que o juiz considerou intencional (ver imagem à direita). Muito mal assinalado, para mim, e este foi o momento que decidiu o jogo. Ergic não perdoou e estava consumada a reviravolta.

O Gotemburgo ainda tentou chegar ao empate mas já faltavam forças. E já no cair do pano, aproveitando o desespero de quem tinha de atacar com tudo, o Basileia chega ao 4-2, com Ergic a bisar. Injusto para o esforço sueco, mas valha a verdade, justo para a imensa produção ofensiva do Basileia ao longo do jogo.

No final, vitória justa dos suiços, apesar de apenas ter sido conseguida com a ajuda importante do árbitro. Este Basileia mostrou ser muito forte e será certamente uma equipa muito moralizada, num osso bem duro de roer para o Vitória.

Resta frisar novamente de forma negativa o comportamento da SportTV, que não transmitiu este fantástico jogo, preferindo dar um amigável. Valha-nos esse recurso imenso que é a internet para nos saciar a vontade de conhecer o nosso adversário.

1 remate(s):

Vimaranes disse...

Não concordo muito com a análise de que o Basileia mostrou ser uma equipa "muito forte". Demonstrou ser uma equipa que acredita até ao fim e que foi capaz de aproveitar o inacreditável eclipse dos suecos, através de uma boa força mental, muito conseguida pela grande penalidade fantasma.
De resto, não creio que em termos de jogo jogado se possa dizer que esta equipa é muito forte. Mas é claro que é apenas a minha opinião. Tem algumas boas unidades, não é uma equipa de "cegos", mas está ao alcance do Vitória. Os seus maiores trunfos prendem-se com a maior habituação a este tipo de competições e também o facto de já estarem na 5ª jornada do campeonato e com dois jogos internacionais nas pernas.