Paixão Vitoriana
Subscribe

Basileia ao Raio-X: estádio e adeptos

Colocado por WhiteShadow a 6 de agosto de 2008

O FC Basileia joga no bonito estádio St. Jakob-Park. Construído em 2001 com capacidade para 38 500 lugares, viu a sua capacidade aumentar para 42 500 lugares no Euro 2008 e é presentemente o maior estádio de futebol na Suiça. Foi aí, por exemplo, que Portugal defrontou a selecção local no Euro, tendo perdido por 2-0.


Em termos de adeptos, o Basileia é o clube com mais seguidores na Suiça. No ano passado tiveram a melhor média do campeonato, acima dos 23 000. Conhecidos como fieis e ruidosos (relembro boa prestação vocal em Alvalade e agora no jogo com o Gotemburgo), têm no FC Zurique o seu principal clube rival. Em 2006 protagonizaram um dos mais violentos incidentes de hooliganismo na Suiça, o que os levou a começar a época seguinte com dois jogos com estádio vazio, como castigo. É que os adeptos locais invadiram o campo no final de um jogo que deu o título precisamente ao FC Zurique e agrediram jogadores adversários e árbitros.

O ambiente na 2ª mão será certamente "quentinho", e o apoio dos emigrantes poderá ser importante para o Vitória. E certamente na 1ª mão o Basileia terá a oportunidade de sentir também na pele o "Inferno Branco" do D. Afonso Henriques. Aqui ficam duas fotos tiradas do jogo de hoje contra o Gotemburgo:


0 remate(s):