
Hoje de manhã, aos ler os jornais desportivos online, deparei em todos com um discurso de Manuel Cajuda que está incorrecto. Diz o nosso mister:
"Se conseguir ir três vezes consecutivas à Europa, baterei um recorde neste clube. Esse é o meu objectivo para o Vitória de Guimarães" (
fonte). Ora, como já disse, isto é falso.
Tenho todo o respeito pelo Cajuda e por isso mesmo penso que ele merece ser corrigido, pois o Vitória, felizmente, tem um historial rico em participações europeias. Este ano é a nossa 14ª participação europeia, sendo que 10 dessas participações foram nas décadas de 80 e 90, os nossos "anos de ouro". E já tivemos
4 participações seguidas! Nas épocas de 95/96 (ganhamos a St. Liege, perdemos com o Barcelona), 96/97 (ganhamos ao Parma, perdemos com o Anderlecht), 97/98 (perdemos com Lazio) e 98/99 (perdemos com Celtic de Glasgow) participamos sempre na Taça UEFA.
Podem ver a lista completa de jogos do Vitória
aqui. Reparem que já nos anos 80 tinhamos tido 3 participações seguidas.
Espero que o nosso mister não me leve a mal esta correcção, mas esta é a maneira que tenho de tentar chegar a si e o nosso historial exige que sejamos correctos. E dizer que 3 participações seguidas seria um recorde... é ignorar um excelente período da nossa história e diminuir o nosso próprio prestígio.
5 remate(s):
Caro White Shadow, permite-me a correcção mas também te enganaste: em 1999 perdemos com o Celtic de Glasgow... ;)
Cumprimentos!
Obrigado pela correcção. Foi "copy+paste" a mais e esqueci-me de substituir Lazio pelo Celtic de Glasgow (de Larsson) em 98/99 ;)
Manuel Cajuda fala demais...
Mas não adianta estar agora a corrigi-lo...
A vaidade faz parte do seu perfil e é com ela que temos de viver.
(se virmos bem, não é o único...)
Posso garantir-lhe que na mesma conferência de imprensa, Manuel Cajuda disse " penso que estou a bater um recorde, se estiver errado, peço desculpa por isso". Não devia levar à letra tudo o que vem escrito nos jornais.
Se disse isso (e acredito em si) mais um motivo para Cajuda ter "investigado" primeiro. Não estamos a falar de nenhum recorde obscuro. Estamos a falar de participações europeias e de algo que é parte integrante da história do Vitória.
Basicamente, Cajuda, ao dizer que só fomos duas vezes seguidas à UEFA (para três ser recorde) está a rebaixar-nos, mesmo que seja sem querer. E esse ideia é a que fica para quem lê, que o Vitória só conseguiu no máximo ir 2 vezes. E na verdade, fomos muitos mais do que isso! Fomos o dobro (4 vezes). E eu corrigiria isso fosse a quem fosse, porque gosto demasiado do Vitória.
Digo e repito, foi com todo o respeito que coloquei aqui este post. E se alguém diz que o objectivo é fazer três participações, para assim quebrar um recorde, está a passar uma ideia errada, e a colocar como objectivo de longo prazo uma meta errónea. Penso que não ofende ninguém eu corrigir e defender o bom nome do Vitória! :)