Paixão Vitoriana
Subscribe

Serviços Mínimos

Colocado por WhiteShadow a 21 de outubro de 2008

Depois de (mais) um interregno provocado por muitos afazeres pessoais e profissionais, estou de volta. Tanta coisa se passou que a maioria dos comentários que gostaria de fazer já perderam o eu timing. Fica apenas o esencial da actualidade vitoriana para ficar "arquivado."

E começo, claro, pelo futebol sénior profissional. No passado Domingo, perante cerca de 8000 espectadores (ao contrário de muitos, para ser contra uma equipa da terceira divisão e num jogo a pagar - pouco, mas a pagar - acho que foi uma casa bem razoável), o Vitória cumpriu os serviços mínimos e eliminou o União de Lamas.

Desde cedo se percebeu que a defesa do União correspondia à divisão onde jogava. Quando o Vitória subia um pouco o ritmo criava perigo e logo nos primeiros minutos, depois de falha defensiva, Roberto teve a primeira (de muitas) ocasião para marcar. Não o fez e o Vitória continuou num ritmo lento, pausado, previsível, sempre convencido que mais tarde ou mais cedo ia marcar. As oportunidades continuaram e principalmente nos últimos minutos da segunda parte Roberto teve mais duas flagrantes ocasiões para marcar. Na primeira isolou-se, foi puxado, quis continuar o lance (se cai ao chão, seria penalti e cartão vermelho para o defesa do U. Lamas) mas depois falhou incrivelmente. Logo a seguir tem nova chance, mas permite grande defesa do guarda-redes.

A segunda parte foi diferente e muito mais movimentada. Os números não mentem: em meros 45 minutos houve 6 golos, 2 bolas ao poste, 1 expulsão, 5 substituições, 1 golo anulado, 1 fora-de-jogo muito perigoso protestado e muito mais ainda. A história desta metade do encontro fica indelevelmente marcada pela expulsão do jogador lamacense. Justa, mas escusada. Um segundo amarelo ao cortar um contra-ataque rápido de Andrézinho, onde o jogador adversário se esqueceu que já tinha amarelo.

A partir daí, os acontecimentos surgiram em catadupa. O Vitória começou por ver Roberto enviar uma bola ao poste e pouco depois a inaugurar (finalmente) o marcador. Incrivelmente, o U. Lamas consegui empatar, mesmo com 10, benefeciando de um atraso infantil de Gregory (pouco depois vi Cajuda cumprimentá-lo). As coisas não pareciam fáceis mas surgiu então Douglas. Até aí não tinha aparecido muito em jogo (Roberto esteve muito mais mexido) mas mostrou que ao contrário do seu colega de ataque, é muito eficaz. Fez o 2-1 depois de jogada de insistência de Fajardo. Depois faz o 3-1 numa boa jogada de Luís Filipe. Ainda houve tempo para outra bola ao poste de Roberto e um golo para Marquinho. E ainda um 4-2 para o Lamas.

Chegou o fim do jogo, com os jogadores lamacenses a serem aplaudidos por todo o público presente e o Vitória segue em frente na Taça, aguardando pelo sorteio a realizar já nesta quarta-feira. Estes são jogos sempre complicados, pois por mais que o treinador tente fazer passar a mensagem de que se tem de respeitar o adversário e jogar como se fosse um qualquer outro jogo, nota-se sempre relaxamento por parte dos jogadores. É um mal que afecta todas as equipas e não só o Vitória.

Uma nota para dizer que gostei de ver o regresso de Marquinho e de Luís Filipe (esteve excelente no terceiro golo vitoriano). Assim como gostei já mais de Fajardo na segunda parte, quando esteve bem encostado à linha. Quem está a precisar de descansar no banco é Desmarets. Continua irreconhecível e terrivelmente ineficaz nas bolas paradas. Quando saiu e Luciano começou a marcar os cantos, estes passaram sem dúvida a ser mais perigosos.

Termino dizendo que neste jogo recuperei uma tradição familiar que não fazia há anos. Na segunda parte desloquei-me para o ataque e vi o resto do jogo na outra bancada poente superior. E ainda bem que o fiz, pois acabei por ver os nossos 4 golos bem mais de perto.

Ligações: Resumo da GmrTV | Relato dos Golos

1 remate(s):

Anônimo disse...

FAJARDO DEU ASSISTÊNCIA PARA O 2º GOLO, NADA DEMAIS, FOI AUNICA COISA QUE FEZ EM MÊSES A JOGAR. dESMARRET, ANDA UMA LASTIMA, NOS PASSES, LIVRES E CANTOS.
GREGORY NÃO PODE COMETER ESTES ERROS INFANTIS.
VAMOS AO BESSA PARA SEGUIR EM FRENTE. O BOAVISTA ESTÁ NA SEGUNDA, MAS A JOGAR CONTRA O VELHO RIVAL.... VÃO COMER A RELVA!