Paixão Vitoriana
Subscribe

Derby sem golos

Colocado por WhiteShadow a 7 de outubro de 2008

No derby do Minho, tivemos um jogo de futebol sem o seu "sal": os golos! Antes de comentar o jogo importa reconhecer as suas condicionantes: o Vitória vinha de um 120' estafantes com o Portsmouth, num jogo jogado a um ritmo frenético, e onde acabamos com vários jogadores em clara debilidade física. Além disso, tinhamos dois centrais castigados (Gregory e Sereno, que também está agora lesionado) e três opções que podem ser titulares lesionadas (Nuno Assis, Marquinho e Carlitos). São os nossos dois melhores alas e o criativo. Muita coisa junta que à partida me deixava com muito receio deste jogo, ainda para mais depois do "passeio turístico" dos nossos rivais à Eslováquia, com direito a descansar jogadores.

Dito isto, convém dizer que a nossa entrada em jogo foi surpreendentemente forte. Entramos com ritmo, com pressão e logo nos primeiros minutos criamos alguns calafrios à defensiva contrária. Em particular tivemos um centro muito bom de Luciano que não deu golo por escassos milímetros. Mas depois dos primeiros 15 minutos... houve um eclipse quase total da nossa equipa. O Braga começou a criar mais jogo e aos poucos foi começando a criar perigo. No final da primeira parte e em quase todo o segundo tempo, foram várias as ocasiões de que dispuseram e só a azelhice de Renteria, combinada com a classe de Nilson, fez com que jogo chegasse ao fim com um nulo.

Falando do que interessa, a nossa equipa, começo por dizer que Nilson está um senhor. Depois da menos conseguida noite de Basileia, ganhou confiança com a exibição portentosa em Portsmouth e agora está simplesmente arrasador. Muito seguro, transpira confiança por todos os poros e ontem foi um garante de solidez na defesa. Moreno, por muito que Cajuda tente, não é central. Foram inúmeras as vezes que sendo o último ou penúltimo homem, entrou "à queima" e deixou o adversário abrir espaços e criar oportunidades. Já Danilo trouxe uma classe de que a equipa precisa e estou certo que fará com Gregory a dupla titular do Vitória. Nas laterais, Andrézinho e Luciano fizeram um bom jogo. Dependemos deles para criar perigo em termos ofensivos pelas alas, e ontem defensivamente também estiveram bem.

No meio-campo, Flávio e Wênio continuam, apesar de tudo, a ser "a mais". Flávio foi amarelado (injustamente) muito cedo e teve de se "travar". Wênio lutou e ganhou muitas bolas, mas depois em termos de construção denotou dificuldades. João Alves estava claramente em deficit físico. Em termos de criação de jogo, Desmarets voltou a jogar numa espécie de nº10 e voltou a fazer um jogo para esquecer. Quem o viu e quem o vê! Se tivessemos opções, era um jogador a precisar urgentemente de banco. E até os livres e cantos, sua especialidade, foram (quase) sempre mal marcados (o que de resto também aconteceu com João Alves).

Depois sobram o sempre esforçado Roberto (mas que quando descai para a ala não tem qualidade de jogo nem velocidade) e o irrequieto Douglas, que teve quanto a mim boas movimentações. Mas tem de aprender a não estar tantas vezes em fora-de-jogo.

Quanto ao banco... assustador. Neste momento, com os castigos e lesões temos opções quase nulas. Dos suplente usados, Fajardo atravessa uma crise de confiança enormee Coral tarda em adaptar-se. Se fossemos avaliar pelo que mostrou em jogos oficiais, não se compreendia sequer como podia fazer parte do nosso plantel.

No final de contas, olhando para o jogo jogado, o empate foi um mal menor. Perante mais de 17152 espectadores (mais uma vez fiquei espantado com o número, pois olhando para as bancadas parecia-me muito mais gente - onde cabiam os quase 13000 espectadores que supostamente faltavam para preencher os 30000 lugares?), dos quais uns 600 seriam bracarenses, Pedro Proença demonstrou os habituais tiques de árbitro português. Parava o jogo por tudo e por nada e amarelou 8 jogadores. Ficou-me a dúvida em relação a um lance com Roberto que me pareceu merecedor de castigo máximo. Jesus também reclama de um lance na nossa área onde não vi nada. Mas vi, isso sim, João Pereira tentando pontapear um jogador nosso num lance em tudo idêntico ao da expulsão de Gregory mas que agora nem sequer a amarelo deu direito.

Resta-nos agora esperar que a paragem seja boa conselheira. A equipa precisa de recuperar forças e, se tudo correr bem, pode ser que tenhamos algum dos lesionados a poder jogar no próximo jogo. Bem precisamos de mais opções (e velocidade) lá na frente. E iremos apanhar no campeonato mais uma equipa vinda de chicotada psicológica: Mior já foi despedido. Antes disso, ainda teremos de jogar para a Taça, num jogo que se espera que seja para uma vitória fácil, e um amigável em Barcelos, contra o Gil.

Fotos: João Santos / GmrTV

1 remate(s):

jotafundador disse...

Pedro, também fiquei com a ideia que estariam mais pessoas do que as que foram divulgadas oficialmente. Eu apontava para os 23.000 adeptos, fiquei surpreendiso com os números divulgados.