Paixão Vitoriana
Subscribe

Opiniões

Colocado por WhiteShadow a 10 de setembro de 2008

A Associação VitóriaSempre convidou 5 intervenientes da blogosfera vitoriana para escrever um artigo de opinião. Às quartas-feiras, à vez, temos acesso às opiniões do Carlos Ribeiro (O Vimaranes), do Nuno Guimarães (Bancada Nascente), do Luís Cirilo (Depois Falamos), do Paulo Gonçalves (Coluna com Vista Sobre a Cidade) e eu (Paixão Vitoriana). Parece-me uma boa ideia esta convivência salutar com multiplicidade de opiniões. E espero que dê origem a frutíferas tertúlias vitorianas, discutindo assuntos importantes da vida do nosso clube.

No meu caso, iniciei hoje a minha participação, com um artigo que já tinha escrito antes de ver a entrevista do nosso presidente (e que afinal, não precisou praticamente de modificações depois, pois as dúvidas que tinha por esclarecer continuaram). Podem ler o artigo carregando na seguinte ligação:

Morrer de pé ou passar a vida de joelhos?

A propósito da entrevista do presidente, não tenho hoje o tempo que gostaria para me debruçar sobre ela, mas já li algumas opiniões interessantes, e que no geral espelham a minha visão e dúvidas subjacentes: O Vimaranes, Bancada Nascente e D. Afonso Henriques.

13 remate(s):

Anônimo disse...

Muitos parabéns! Apreciei muito o seu comentário no qual me revejo totalmente.
Mesmo antes de ler o seu artigo, coloquei a minha opinião sobre a entrevista do Sr. Presidente no blogue da Associação VitóriaSempre, com nick Petrovik. Que coincide com a sua opinião.

Anônimo disse...

Muito bem Pedro.
Li e gostei. Pertinente e acertado.

José Rialto disse...

Pedro,
Gostei muito do artigo. Provavelmente porque me revejo claramente nele.
A minha resposta à pergunta que é feita, só pode ser uma: MORRER DE PÉ!
Mas há uma terceira alternativa, que é a de mantermos a nossa verticalidade e enfrentar os nossos adversários (e até inimigos, se for assim que eles se nos apresentem).
Diz-se, por um lado, que se pretende crescer e, ao mesmo tempo, cortam-se as próprias pernas, estabelecendo aquele famigerado protocolo?
Reconhecem-se incompetentes para a venda de passes dos jogadores, e preferem confiar essa competência… a um adversário???
Eu até dou de barato que o benfica possa ter mais competência para esses negócios (se é o nosso Presidente que o afirma com as letras todas…), mas com toda a certeza que não o fará salvaguardando os nossos interesses.
Será possível que a Direcção acredita nisso?
Serão assim tão ingénuos?
E não o sendo, então porque razão fez este raio deste protocolo?
A minha triste conclusão é que os ingénuos somos nós, ou melhor, são aqueles que continuam a acreditar cegamente naquilo que está a ser (des)feito.
Isto, claro, sem falar no “hara kiri” desportivo que este protocolo representa.
Foi tudo isto, e muito mais, que faltou esclarecer naquele comunicado, desculpem, naquela “entrevista”…

Anônimo disse...

Muito bom o artigo...

Gostei muito...

Muitos parabens

Anônimo disse...

Muito bom este artigo mesmo..

Anônimo disse...

http://www.lpfp.pt/Pages/Inicio.aspx
http://www.lpfp.pt/Liga_sagres/pages/mvp.aspx
http://www.lpfp.pt/Liga_sagres/pages/dreamteam.aspx

*** e vocês já votaram???
As votações para melhor jogador e equipas da jornada já começaram, sendo que apenas se pode votar na semana seguinte á jornada disputada no fim-de-semana anterior, ou seja neste momento já não é possivél participar na votação da 1ª jornada. Assim faço um apelo para que se registem e votem nos jogadores do nosso Vitória Sport Clube todas as semanas após o final de cada jornada, pois o melhor jogador e melhor equipa da LIGA sairá do somatório das votações de todas as jornandas.

PS: por favor divulguem esta informação entre todos os “Vitorianos”.

Anônimo disse...

Boas Pedrito de Portugal

Em relação à tua crónica, está muito conseguida e tenho opiniões idênticas as tuas, agora essa da AVS convidar o Cirilo e o Paulo Gonçalves, são 2 sacos de cimento que já estiveram no VSC e foram corridos, o Cirilo foi o que foi e a anedota do Gonçalves pa sinceramente...

...desde já te digo que serei leitor assíduo das tuas crónicas!

Forte Abraço & Hasta La Vitória Siempre

Anônimo disse...

Mais uma vez, Parabéns!

Como achega:
Se necessitamos de protocolos para ter "visivilidade no mercado" porque não os fazemos com equipas estrangeiras? Será que no universo dos Vitorianos não existem contactos que podem ser desenvolvidos no sentido de criar laços com equipas que não são do nosso campeonato?

luis cirilo disse...

Caro Pedro:
Parece-me que na blogosfera vitoriana começa a existir alguma dificuldade em debater ideias com frontalidade e simultâneamente com elevação e indispensável boa educação.
Como não é felizmente os eu caso aqui lhe deixo duas achegas quanto ao seu artigo com que estou genéricamente de acordo diga-se de passagem.
Primeiro quanto á politica de alianças: confesso que tendo escrito sobre esse tema fiquei algo surpreendido com a virulência e malcriadice de alguns comentários colocados no site da AVS.
Desde logo porque tendo direito á minha opinião a verdade é que defendi que o Vitória só devia fazer alianças em ultimo recurso.
O que é fácilmente compreensivel para quem souber ler e não estiver de má fé.
É óbvio que se o Milan,o Chelsea ou O Barcelona quiserem fazer um protocolo de cedência de jogadores connosco é uma coisa.
Outra é o SLb,o FCP ou o SCP.
Como é evidente.
Em segundo lugar deixe-me fazer uma correcção ao que escreveu em relação á "revolução pedrotiana":
Claro que o FCP jogou inteligéntemente,nesse tempo,para assegurar o seu crescimento.
Nao fazendo protocolos,como é evidente,mas pactos de não agressão á vez.
Ora com o SLB ora com o SCP.
Só uma vez entrou em guerra simultânes com os dois e...saiu-se mal.
E se defendi que hoje o Vitória devia aliar-se(só em ultimo caso)com o Porto é por entender que é junto do mais forte que podemos encontrar argumentos para combater o mais fraco.
Estamos a falar dos chamados grandes.
Mas admito,como é óbvio,quem pense de forma completamente diferente.
Não sou dono da verdade e muito menos do Vitoria.
De qualquer forma parabéns pelo artigo que está excelente.
P.S. Não por consideração por quem é malcriado e mentiroso e se esconde atrás de pseudónimos(Guimaraes Ultras)mas por aqueles que leêm este blog e não conhecem os factos,esclareço que deixei por minha vontade os orgãos sociais do Vitória em 2002 quando assumi cargo público que entendi incompativel com o dirigismo desportivo.
Tendo posteriormente recusado voltar a esses mesmos orgãos sociais embora convidado para o efeito.

WhiteShadow disse...

Caro Luís Cirilo.

Antes de mais obrigado pela resposta e consideração, que mais uma vez prova que é possível falar de pontos de vista não necessariamente iguais com elevação e civismo.

Esteja certo que o entendi quando disse que só em último recurso se deveriam fazer "alianças". Do mesmo modo que sei que compreendeu a visão que tentei passar.

Sei que não sou o dono absoluto da verdade, mas fui apenas honesto comigo próprio e falei o que me ia "na alma".

Cumprimentos vitorianos para si e para todos o que aqui comentaram.

José de Sousa Bandeira disse...

Aqui vão troando
Os ecos das bombas,
Que estouram nas trombas
dos Rinocerontes

azemelvimaranense.blogspot.com

Anônimo disse...

ó cirilo não me digas que vais ficar triste por te ter chamado saco de cimento?
quando andares a passear a pé por guimaraes (coisa que se ve pouco, muito pouco) eu chamo-te pessoalmente,ok? ja nao ficas triste?

WhiteShadow disse...

Caro Guimarães Ultras:

Deixei passar este comentário mas daqui em diante vou tentar ser mais rigoroso. Por favor não entremos em insultos ou ameaças pessoais.

Podemos discutir as nossas diferenças e opiniões de forma educada e elevada. Se não, mesmo que tenhamos razão, acabamos por perdê-la.

Abraço vitoriano.