Paixão Vitoriana
Subscribe

Trocas e Baldrocas na UEFA

Colocado por WhiteShadow a 19 de junho de 2008

Já fomos bombardeados de tal maneira com o caso Apito Final na comunicação social que não me parece ser de todo necessário recordar aqui tudo o que se passou. Apenas quero deixar algumas notas:

- O Vitória, finalmente, fez um comunicado. É bastante extenso, mas conta toda a história e merece certamente ser lido. Podem vê-lo aqui. Gosto especialmente do ponto 11 e realmente não dá para entender como a UEFA pode numa reunião, com a presença de todos, decidir e anunciar uma coisa e depois mudar sem tudo sem termos novo "julgamento". Cabe na cabeça de alguém enviar novamente o processo para a 1ª instância, invocando como um de dois argumento que Vitória e Benfica tinham de ser ouvidos, mas depois decidir que afinal já não se vai decidir este ano, ou seja, que Vitória e Benfica afinal já não são ouvidos? Juntam-nos ao processo e depois retiram sem possibilidade de discussão? E tudo isto invocando que o CJ não decidiria a tempo, quando a própria FPF diz que não disse nada disso à UEFA, ou seja, entre sexta e segunda não se passou nada que pudesse contribuir para alterar a decisão.

- A juntar a tudo isto, a própria UEFA modifica um seu próprio artigo... Originalmente publica notícia no seu site oficial dizendo que iria haver nova reunião esta semana do Comité de Controlo e Disciplina (como foi anunciado na sexta e como foi decidido no julgamento do Comité de Apelo). Depois, na segunda, edita o artigo, modificando a notícia, tentando encobrir o rasto, dizendo que afinal a reunião será realizada "mais tarde". Deplorável. Podem ver a notícia original aqui na cache do google (imagem, para o caso de ser apagada) e a diferente, editada, aqui. Podem ver esta mesma mudança a ser notada num fórum internacional. Estranho, no mínimo!

- O assessor jurídico da FPF, João Leal, inicialmente envia um fax à UEFA onde diz que o Porto já foi julgado. Tal facto provoca grande incómodo no Porto e João Leal é fortemente criticado por eles. Agora na reunião de sexta, João Leal já não se sabe se assim é (o que ele próprio tinha assinado) e passa a ser fortemente criticado pelo Benfica. Porque mudou de opinião? Age a mando de quem? É que este "personagem" está fortemente ligado à criação do processo na UEFA (enviou o fax que desencadeou o processo disciplinar e no qual assentou a decisão de primeira instância) e depois à sua "dissolução" (pois foi ele mesmo que colocou a dúvida sobre se transitou ou não em julgado). E é o mesmo João Leal que diz na UEFA que o Porto já cumpriu as penas (pagamento de 150.000 euros e subtracção de 6 pontos)...

- Com tudo isto, o campeonato ainda não foi homologado. Se o tivesse sido, como justificar que o Porto pudesse recorrer, se já tinha tido como "oficial" a perda de 6 pontos? Atrasa-se tudo para "livrar" uns, e com isso o Boavista ainda não sabe se desce, nem o Paços se sobe. Quando se tomam decisões como esta tão perto do final do campeonato, é de uma irresponsabilidade tremenda não garantir a conclusão de todo o processo depois em prazos aceitáveis, que permitam às equipas preparar atempadamente a próxima época. Vitória, Benfica, Porto, Paços de Ferreira e Boavista claramente estão a ser prejudicados por isso. Independentemente da razão de uns ou de outros, um "sim ou sopas" era necessário a tempo (supostamente o prazo para a homologação do campeonato era 11 de Junho, mas se nem os próprios prazos são respeitados...).

O post já vai longo e por isso mesmo "já chega." Perante todo este imbróglio, e sem vontade de falar mais nisto, deixo-vos a todos com uma imagem à qual podem adicionar a vossa própria legenda.



0 remate(s):