Rui Bragança faz história!
Há 9 anos
 O Basquetebol do Vitória está de parabéns. Desde o início do ano que a comunicação social proclamava o Benfica como virtual vencedor da Proliga mas o "passeio" afinal não se revelou tão fácil. Desta vez, o Vitória conquistou uma sensacional vitória no terreno do seu mais directo adversário. Honrando as quinas de campeão que ostenta no seu equipamento, o Vitória venceu o Benfica em sua casa por 69-77.
O Basquetebol do Vitória está de parabéns. Desde o início do ano que a comunicação social proclamava o Benfica como virtual vencedor da Proliga mas o "passeio" afinal não se revelou tão fácil. Desta vez, o Vitória conquistou uma sensacional vitória no terreno do seu mais directo adversário. Honrando as quinas de campeão que ostenta no seu equipamento, o Vitória venceu o Benfica em sua casa por 69-77. Domingo para esquecer para as cores vitorianas. De manhã os juvenis perderam em casa com o Boavista (1-2), de tarde o volei perde em casa com  Sp. Espinho e de noite os nossos adversários directos Benfica e Sporting conquistam ambos os 3 pontos (tinha esperanças que pelo menos um deles perdesse pontos).
Domingo para esquecer para as cores vitorianas. De manhã os juvenis perderam em casa com o Boavista (1-2), de tarde o volei perde em casa com  Sp. Espinho e de noite os nossos adversários directos Benfica e Sporting conquistam ambos os 3 pontos (tinha esperanças que pelo menos um deles perdesse pontos). Começamos por entrar com uma equipa diferente da que eu esperava. Apesar da boa exibição, Alan Cocatto não entrou para o centro da rede (a aposta foi em Ildnei e Jonatas) e na zona 4 Eurico ficou de fora, com Flávio a titular (Brizida manteve o lugar no 6). A equipa começou nervosa, o Espinho entrou dominador, o público pareceu também receoso (o inferno não foi o mesmo como no jogo com o benfica) e o primeiro set ficou perdido por uma diferença demasiado grande: 18-25.
Começamos por entrar com uma equipa diferente da que eu esperava. Apesar da boa exibição, Alan Cocatto não entrou para o centro da rede (a aposta foi em Ildnei e Jonatas) e na zona 4 Eurico ficou de fora, com Flávio a titular (Brizida manteve o lugar no 6). A equipa começou nervosa, o Espinho entrou dominador, o público pareceu também receoso (o inferno não foi o mesmo como no jogo com o benfica) e o primeiro set ficou perdido por uma diferença demasiado grande: 18-25. Estava borrada a pintura e perdida a vantagem de jogar em casa... Muita coisa podia dizer, para apesar de já ter passado quase um dia ainda estou demasiado a quente. Apenas reforçar que a desilusão foi mesmo muito grande.
Estava borrada a pintura e perdida a vantagem de jogar em casa... Muita coisa podia dizer, para apesar de já ter passado quase um dia ainda estou demasiado a quente. Apenas reforçar que a desilusão foi mesmo muito grande.
 Na sequência da excelente prestação da nossa equipa e dos adeptos vitorianos, as opiniões positivas de adversários e jornalistas vão-se multiplicando. São pequenos textos que "massajam um pouco o nosso ego", depois da nossa travessia pelo Inferno no ano passado. Aqui ficam três excertos dessas opiniões que por virem "de fora" sabem ainda melhor:
Na sequência da excelente prestação da nossa equipa e dos adeptos vitorianos, as opiniões positivas de adversários e jornalistas vão-se multiplicando. São pequenos textos que "massajam um pouco o nosso ego", depois da nossa travessia pelo Inferno no ano passado. Aqui ficam três excertos dessas opiniões que por virem "de fora" sabem ainda melhor: Já diziam o nosso capitão e o nosso treinador que a força da equipa é o plantel como um todo. E esta fotografia é sintomática! Note-se bem o pormenor. Ghilas já tinha sido substituído, mas sofreu como um verdadeiro adepto, gritou, cantou e no final correu como um louco para Roberto. Um plantel unido no sonho "estrelado" que dá colorido ao quotidiano vimaranense.
Já diziam o nosso capitão e o nosso treinador que a força da equipa é o plantel como um todo. E esta fotografia é sintomática! Note-se bem o pormenor. Ghilas já tinha sido substituído, mas sofreu como um verdadeiro adepto, gritou, cantou e no final correu como um louco para Roberto. Um plantel unido no sonho "estrelado" que dá colorido ao quotidiano vimaranense. Mais uma jornada, mais um jogo à sexta, mais um golo perto do final, mais sofrimento, mais festa, mais 3 pontos, mais perto o sonho da Champions!
Mais uma jornada, mais um jogo à sexta, mais um golo perto do final, mais sofrimento, mais festa, mais 3 pontos, mais perto o sonho da Champions! Regressa finalmente o campeonato, depois de uma paragem "pascal". E novamente jogamos a uma sexta-feira. Apesar de ser à semana certamente hoje o D. Afonso Henriques apresentará uma moldura humana digna de um terceiro classificado, que poderá passar para segundo em caso de Vitória.
Regressa finalmente o campeonato, depois de uma paragem "pascal". E novamente jogamos a uma sexta-feira. Apesar de ser à semana certamente hoje o D. Afonso Henriques apresentará uma moldura humana digna de um terceiro classificado, que poderá passar para segundo em caso de Vitória. Alguns apontamentos sobre o Vitória:
Alguns apontamentos sobre o Vitória: Cajuda foi muito diplomático na resposta (à altura) a Lazaroni. "Os treinadores tem uma vida difícil e complicada e quando atingem determinados lugares que são factores de elogio são-no por mérito. Deve ter sido por mérito que o senhor Lazaroni terá chegado à Selecção do Brasil. (...) Gostaria que o senhor Lazaroni fosse muito bem recebido. Vou pedir ao público de Guimarães que o saiba receber, com elegância, desportivismo, porque é um senhor de respeito no futebol e tudo o que alcançou na carreira não foi por batotas, mas por mérito dele". Uma chapada de luva branca!
Cajuda foi muito diplomático na resposta (à altura) a Lazaroni. "Os treinadores tem uma vida difícil e complicada e quando atingem determinados lugares que são factores de elogio são-no por mérito. Deve ter sido por mérito que o senhor Lazaroni terá chegado à Selecção do Brasil. (...) Gostaria que o senhor Lazaroni fosse muito bem recebido. Vou pedir ao público de Guimarães que o saiba receber, com elegância, desportivismo, porque é um senhor de respeito no futebol e tudo o que alcançou na carreira não foi por batotas, mas por mérito dele". Uma chapada de luva branca! O início da semana e a festa feita pelos adeptos ainda estão bem vivos na memória de Carlitos. Aliás, a situação impressionou o jogador: «Foi a 1ª vez que vi tanta gente num treino. Estive quatro anos no Benfica e nunca vi algo assim. É motivador e bonito. Sentimos que vale a pena ser jogador de futebol. Jogar no D. Afonso Henriques tem sido espantoso. Vibramos e sentimo-nos mais jogadores. Diziam-me que o Vitória e os adeptos eram fantásticos, eram únicos, mas era só o que ouvia. Nunca tinha vivido por dentro. É completamente diferente e só quem vive o dia-a-dia das pessoas será capaz de perceber. Vamos na rua e sente-se a paixão das pessoas. Comento com a minha mulher que nunca vi uma coisa igual. É espantoso.» (in MaisFutebol)
O início da semana e a festa feita pelos adeptos ainda estão bem vivos na memória de Carlitos. Aliás, a situação impressionou o jogador: «Foi a 1ª vez que vi tanta gente num treino. Estive quatro anos no Benfica e nunca vi algo assim. É motivador e bonito. Sentimos que vale a pena ser jogador de futebol. Jogar no D. Afonso Henriques tem sido espantoso. Vibramos e sentimo-nos mais jogadores. Diziam-me que o Vitória e os adeptos eram fantásticos, eram únicos, mas era só o que ouvia. Nunca tinha vivido por dentro. É completamente diferente e só quem vive o dia-a-dia das pessoas será capaz de perceber. Vamos na rua e sente-se a paixão das pessoas. Comento com a minha mulher que nunca vi uma coisa igual. É espantoso.» (in MaisFutebol) O jornal "Record" teve a iniciativa de deixar os seus leitores fazerem as suas próprias perguntas ao nosso técnico Manuel Cajuda. Mais de 1500 leitores formularam milhares de perguntas e estas tiveram de ser seleccionadas. Vale a pena ler:
O jornal "Record" teve a iniciativa de deixar os seus leitores fazerem as suas próprias perguntas ao nosso técnico Manuel Cajuda. Mais de 1500 leitores formularam milhares de perguntas e estas tiveram de ser seleccionadas. Vale a pena ler:
 O que é que a Madeira tem? Será que os treinadores que vão para lá ficam todos com alucinações? Ou será apenas fruto da inveja?
O que é que a Madeira tem? Será que os treinadores que vão para lá ficam todos com alucinações? Ou será apenas fruto da inveja? Por sugestão do flash no fórum da AVS muitas pessoas acharam que seria boa ideia aparecer hoje em força no treino do Vitória. Independentemente do que penso sobre ser ou não uma boa ideia fazer isto nesta altura, não posso ficar indiferente. Por um erro de cálculo acabaram por incentivar as pessoas a aparecerem pelas 10h da manhã hoje quando não havia treino. Mas ainda tentarão aparecer de tarde. Por isso, se puderem, apareçam hoje de tarde, pelas 15:30, no complexo desportivo do Vitória, para dar um colorido diferente ao treino do nosso plantel sénior de futebol.
Por sugestão do flash no fórum da AVS muitas pessoas acharam que seria boa ideia aparecer hoje em força no treino do Vitória. Independentemente do que penso sobre ser ou não uma boa ideia fazer isto nesta altura, não posso ficar indiferente. Por um erro de cálculo acabaram por incentivar as pessoas a aparecerem pelas 10h da manhã hoje quando não havia treino. Mas ainda tentarão aparecer de tarde. Por isso, se puderem, apareçam hoje de tarde, pelas 15:30, no complexo desportivo do Vitória, para dar um colorido diferente ao treino do nosso plantel sénior de futebol. Já foi falado noutros sítios (aqui, aqui e aqui). Mas nunca é demais salientar. Numa fase decisiva do campeonato, quando tantos milhões estão em jogo (a presença na Champions) o que deveria contar deveria ser apenas e só o que se passa nos estádios. Mas o que vemos é que o actual terceiro classificado, o Vitória, joga sempre em dias "piores". Jogamos em Leiria numa sexta, jogaremos com o Marítimo numa sexta e em Paços de Ferreira a mesmíssima coisa. Se admitirmos que a presença em massa dos adeptos pode influenciar um jogo, não será desleal estarmos sempre a jogar a um dia da semana, enquanto os directos rivais Benfica e Sporting jogam sempre no fim-de-semana? Porque pode uma simples TV determinar em que dia tem de jogar cada equipa e efectivamente criar uma "ditadura"?
Já foi falado noutros sítios (aqui, aqui e aqui). Mas nunca é demais salientar. Numa fase decisiva do campeonato, quando tantos milhões estão em jogo (a presença na Champions) o que deveria contar deveria ser apenas e só o que se passa nos estádios. Mas o que vemos é que o actual terceiro classificado, o Vitória, joga sempre em dias "piores". Jogamos em Leiria numa sexta, jogaremos com o Marítimo numa sexta e em Paços de Ferreira a mesmíssima coisa. Se admitirmos que a presença em massa dos adeptos pode influenciar um jogo, não será desleal estarmos sempre a jogar a um dia da semana, enquanto os directos rivais Benfica e Sporting jogam sempre no fim-de-semana? Porque pode uma simples TV determinar em que dia tem de jogar cada equipa e efectivamente criar uma "ditadura"? Na passada sexta-feita, o nosso capitão Flávio Meireles deu uma entrevista ao MaisFutebol que vale a pena ser lida. Está dividida em 3 páginas: [1], [2] e [3].
Na passada sexta-feita, o nosso capitão Flávio Meireles deu uma entrevista ao MaisFutebol que vale a pena ser lida. Está dividida em 3 páginas: [1], [2] e [3].




 De volta a casa e ainda sem tempo para poder voltar a escrever muito, aqui ficam algumas considerações sobre o quotidiano do Vitória:
De volta a casa e ainda sem tempo para poder voltar a escrever muito, aqui ficam algumas considerações sobre o quotidiano do Vitória:Um momento para os jogadores recordarem e irem buscar a força que necessitamos para atacar a final. Obrigado GmrTV! Obrigatório ver (e ouvir).
Uma nota final (novamente): repararam nas clareiras do lado das bancadas do Espinho? E tantos vitorianos que gostariam de ter ido ver...


 Mais do mesmo. O ditado que valeu foi "não há duas sem três" e não o "há terceira é de vez" como desejaríamos. O Vitória perdeu hoje por 0-3 (22-25, 22-25, 22-5) com o Sp. Espinho na Régua e com isso desperdiçou a terceira final de uma Taça de Portugal. Não há muito a dizer. Os parciais são ilustrativos e hoje o Espinho foi melhor. O nosso pior momento esteve no segundo set, quando estávamos a ganhar por 12-8 e depois de uma paragem forçada (Hugo Ribeiro lesionou-se) um parcial de 2-8 a favor deles virou o jogo para 14-16. Em todos os sets, nos momentos decisivos, o Espinho foi melhor e por isso está de parabéns.
Mais do mesmo. O ditado que valeu foi "não há duas sem três" e não o "há terceira é de vez" como desejaríamos. O Vitória perdeu hoje por 0-3 (22-25, 22-25, 22-5) com o Sp. Espinho na Régua e com isso desperdiçou a terceira final de uma Taça de Portugal. Não há muito a dizer. Os parciais são ilustrativos e hoje o Espinho foi melhor. O nosso pior momento esteve no segundo set, quando estávamos a ganhar por 12-8 e depois de uma paragem forçada (Hugo Ribeiro lesionou-se) um parcial de 2-8 a favor deles virou o jogo para 14-16. Em todos os sets, nos momentos decisivos, o Espinho foi melhor e por isso está de parabéns. Gostava de partilhar com todos a opinião de um leiriense que fez questão de escrever no fórum da AVS.
Gostava de partilhar com todos a opinião de um leiriense que fez questão de escrever no fórum da AVS.
 É apenas uma curiosidade e vale o que vale (ou seja, nada). Ao saber que vamos jogar  novamente a uma sexta, resolvi fazer uma contagem para saber em que dia da semana jogamos mais vezes. Devo dizer que para a contagem contei o jogo do Nacional como   sendo no Sábado, data de início do jogo. Devo notar que tinha aqui um pequeno erro, trocando um jogo de sexta para segunda. Os resultados da contagem foram:
É apenas uma curiosidade e vale o que vale (ou seja, nada). Ao saber que vamos jogar  novamente a uma sexta, resolvi fazer uma contagem para saber em que dia da semana jogamos mais vezes. Devo dizer que para a contagem contei o jogo do Nacional como   sendo no Sábado, data de início do jogo. Devo notar que tinha aqui um pequeno erro, trocando um jogo de sexta para segunda. Os resultados da contagem foram: Amanhã, Domingo, pelas 16:00, joga-se a final da Taça de Portugal de Voleibol. Depois da espectacular reviravolta e consequente vitória na meia-final do campeonato contra o Benfica, defrontamos agora o Sp. Espinho com a nossa moral em alta. O jogo disputa-se na Régua e Vitória irá procurar garantir o seu primeiro grande troféu a nível de séniores masculinos. O Sp. Espinho tem de ser considerado favorito (afinal de contas, é bi-campeão nacional) mas o Vitória certamente terá uma palavra a dizer. Eu acredito, todos os vitorianos acreditam e tenho a certeza que os jogadores e treinadores também. Que seja o primeiro de dois "canecos" a ganhar esta época, que pode ficar marcada a letras de ouro no historial do voleibol vitoriano.
Amanhã, Domingo, pelas 16:00, joga-se a final da Taça de Portugal de Voleibol. Depois da espectacular reviravolta e consequente vitória na meia-final do campeonato contra o Benfica, defrontamos agora o Sp. Espinho com a nossa moral em alta. O jogo disputa-se na Régua e Vitória irá procurar garantir o seu primeiro grande troféu a nível de séniores masculinos. O Sp. Espinho tem de ser considerado favorito (afinal de contas, é bi-campeão nacional) mas o Vitória certamente terá uma palavra a dizer. Eu acredito, todos os vitorianos acreditam e tenho a certeza que os jogadores e treinadores também. Que seja o primeiro de dois "canecos" a ganhar esta época, que pode ficar marcada a letras de ouro no historial do voleibol vitoriano. 
 
 
 visitantes