Paixão Vitoriana
Subscribe

Feliz Natal!

Colocado por WhiteShadow a 24 de dezembro de 2008

Muitas me impediram de colocar posts com a assiduidade que o blogue merece. Espero que depois do Natal possa de algum modo retomar o "fio à meada". Até lá ficam apenas os meus sinceros e votos de um Feliz Natal para todos os que me estão a ler. Que passem este dia tão bonito na companhia dos que vos são mais queridos. E para aqueles que, como eu, têm filhos pequenos, sei que será um dia mágico.

Boas Festas para todos!

P.S. 1 - Espero que esta bota possa ter alguns reforços, mas de qualidade!

P.S. 2 - Estou em falta para com o Miguel Salazer e o José Rialto pois tenho (mais um) excelente trabalho deles para publicar. Mal regresse a casa (talvez na sexta) irei com certeza publicá-lo. As minhas desculpas a eles por esta demora.

Derrota na Bélgica e Sorteio da Taça

Colocado por WhiteShadow a 18 de dezembro de 2008

O Vitória foi ontem derrotado na Bélgica na 4ª jornada da Liga dos Campeões. O Noliko, sedento de vingança, não vacilou e venceu com números claros (3-0, com os parciais de 25-19, 25-10, 25-23).

Tive oportunidade de ver o jogo pela internet e parece-me que a pressão fez-se novamente sentir sobre a nossa equipa. Até aqui jogamos descontraídos e as coisas saíram bem. Neste jogo, como já tinhamos algumas responsabilidades (fruto do jogo de Guimarães) e objectivo mínimo (ganhar 1 set) a equipa foi-se abaixo à primeira desvantagem no set inicial. Parecia que estávamos a ver uma repetição do jogo com o Sp. Espinho. Mal na recepção e no serviço, nunca conseguimos criar grandes problemas ao Noliko que foi construindo uma vantagem bastante alargada. Somente no terceiro set, com tudo já "perdido" é a equipa deu um ar de sua graça e lutou até ao fim. Como que se "descontraiu" e mostrou um pouco do que sabe.

Fico com pena, pois este último set mostrou que a vitória em Guimarães não aconteceu por acaso e que a nível de predicados desportivos a equipa tem muito valor. No entanto, a nível mental, há algo que ainda não funciona bem quando entramos a perder. O nosso campeonato também não ajuda, pois facilmente dominamos quase todos os jogos, mas o que é facto é que quando temos responsabilidades e os primeiros pontos correm mal, a equipa parece ir-se abaixo. Há que melhorar essa atitude e fazer os jogadores acreditarem mais neles próprios!

Em termos de Liga dos Campeões nada está perdido. Para além de 1º e 2º também os 4 melhores 3º passam (de 6 grupos). Uma vitória na Rep. Checa na próxima jornada é um grande passo nesse sentido. E mesmo que percamos, os outros dois 3º mais os dois melhores 4º continuam na Taça CEV. E o Ceske, para nos tirar isso, teria de ganhar a nós e ao Noliko, o que acho muito complicado.

Espero que os jogadores relaxem mais no próximo jogo e mostrem o que sabem. Não é vergonha nenhuma perder no recinto do Noliko mas eles próprios sabem que podiam ter feito muito mais. Há que perceber o que correu mal para corrigir. Até porque os objectivos da época continuam todos em aberto!

Fotos: cev.lu



Entretanto, já foi efectuado o sorteio da próxima eliminatória da Taça de Portugal. Não se esperam grandes supresas e apenas há um jogo entre primodivisionários. Para os mais curiosos que queira saber porque há apenas 6 jogos, é porque há um torneio interno na Madeira e nos Açores que apura um único representante de cada uma dessas regiões que entra directamente nos 1/4 de final (a próxima eliminatória).

São Mamede - Vitória SC
Caldas - Ac. Espinho
Famalicense - Leixões
Fiães - Sp. Espinho
Aliança - Benfica
Esmoriz-Vilacondense

Rumo ao Jamor

Colocado por WhiteShadow a 17 de dezembro de 2008

Sorteio dos quartos-de-final da Taça de Portugal

Vitória SC - E. Amadora
Porto - Leixões
P. Ferreira - Naval
A. Valdevez - Nacional

Um bom sorteio para o nosso emblema! Impossível agora não sonhar alto nesta competição. Relembro também que a eliminatória seguinte, a meia-final, será disputada a duas mãos.

Dos Flameemgos aas Portas de Guimaraaens

Colocado por WhiteShadow a 16 de dezembro de 2008

Nesta crónica do Torneio de todos os Campeões, José Rialto relata as ocorrências da terceira batalha do torneio, que teve lugar em Guimarães, entre o exército de Dom Afonso Henriques e as tropas de Noliko Maaseik, fieis a Filipe da Alsácia (Conde de Flandres). A ilustração é de Miguel Salazar.

Oos omze dias do mes de dezembro, o poboo de Guimaraaens gritaava desvairado: Aqui delRei! Os flameemgos estom aas portas da çidade! Dom Rogeerio de Paulla ajumtou os seos vallorosos cavalleiros de guisa a comçeguir defemder a çidade de Guimaraaens. Aviom de pelleiar com as troopas de Noolico Maaseique ajuramemtadas a Filipe da Alsaaçia o comde de Flaamdres. Aa cabessa dos flameemgos vinha Nunno Pinheiro que foe moço delRei Dom Affomsso Hemrriques ataa o dia em que fogio do castello ahimda bem mamçebo em fresca hidade, para se ajumtar oo comde de Flaamdres a solldo de mujtas moedas douro e de mujtos florijns de prata. Os flameemgos nom lograrom ademtrarsse aas murallas da çidade duramte todollo primeiro dia, mas quasi comçeguirom quamdo o sol se poos oo fim do segumdo. Mas o capitom moor Dom Allam cahiules em cima, esmagaamdollos por compleeto (veer iluminura). O poboo estava em fuuria e ajumtamdose oos cavalleiros de Dom Rogeerio de Paulla, repelirom todallas forças dos flameemgos, esmagaamdo huums e pomdollos altros a fogir. Damtrelles o que maes corria hera Nunno Pinheiro, a fogir de Dom Eorico (veer iluminura). Os flameemgos sabiom que as troopas delRei de Portugal aviom sido quasi dizimaadas per huum baamdo de tigres, avia ahimda tam pouco tempo e pemsarom que a comquista do castello avia de seer maes faacil. Deviom de estar maes bem avisados em tal feito. Mas no futuuro mujtos maes hom de pensar da mesma guisa, e em Guimaraaens hom de perder a vida.



Posts relacionados:

Croonicas do Torneeo de todollos Campeoens

Colocado por WhiteShadow a 15 de dezembro de 2008

As Crónicas do Torneio de todos os Campeões, foram escritas por José Rialto, cronista da cidade de Guimarães, e relatam em português medieval todas as batalhas desse torneio na época de 2008/2009, descrevendo as ocorrências e envolvências de cada uma. As ilustrações são de Miguel Salazar.

Foe no oitavo anno do novo mileenio, oos quatro de novembro, que começou o Torneeo de todollos Campeoens, em que pelleiarom as troopas delRei de Portugal Dom Affomsso Hemrriques, do Primçipe Iuuri Dolgoruuqui fumdador da çidade de Moscoovo, do Rei Vladislao II da Bohemia, e as de Noolico Maaseique, ajuramentadas a Filipe da Alsaaçia comde de Flaamdres. Esta he a croonica de todallas batalhas, comtadas por mi Josee Riaalto cronista da çidade, com iluminuras de Miguell Salazaar, ambollos dous filhos plebeos de Guimaraaens. Aqui se comtam os feitos vallorosos das batalhas em que pelleiarom Dom Rogeerio de Paulla, os seos lugares tenemtes Dom Rogeerio e Dom Paullo (veer iluminura), o capitom moor Dom Allam e todollos seos altros douze cavalleiros, Dom Hugo, Dom Neelsom, Dom Fillipe, Dom Eorico, Dom Pedro, Dom Miguell, Dom Maario, Dom Deogo, e os de terras de Vera Cruz, Dom Adriaano, Dom Thiago, Dom Bruuno e Dom Faabio.”

Há fins-de-semanas assim!

Colocado por WhiteShadow a

Vitória Sport Clube, um clube verdadeiramente eclético que faz juz ao seu nome. Atente-se nos resultados deste fim-de-semana:

Futebol

Séniores: V. Setúbal 0-1 Vitória
Júniores: Vitória 2-1 Rio Ave
Juvenis: Vizela 0-5 Vitória
Iniciados: Vitória 8-0 Chaves
Iniciados B: Vieira 0-5 Vitória
Escolas A: Fintas 2-6 Vitória
Escolas B: Vitória 4-0 Amigos Urgeses

Voleibol

Séniores Masculinos: Esmoriz 0-3 Vitória
Séniores Femininos: SCS da Hora 0-3 Vitória
Juniores masculinos: D. Póvoa 0-3 Vitória
Juniores femininos: Esc. Francisco de Holanda 0-3 Vitória
Juvenis femininos: Vitória 3-0 Sra. da Hora
Iniciados masculinos: Ala Gondomar 0-3 Vitória
Iniciadas femininas: D. Póvoa 0-3 Vitória

Basquetebol

Séniores Masculinos: Vitória 65-63 FC Porto
Seniores B: Santo Cristo 53-76 Vitória
Juniores A Masculinos: GDAS 53-69 Vitória
Juniores B Masculinos: Vitória 98-78 BC Basto
Juniores Femininos: Vitória 75-44 L. Enguardas
Cadetes Femininos: Vitória 91-26 SC Braga
Iniciadas Femininos: Vitória 102-25 ATC

Pólo Aquático

Séniores: Louletano 11-14 Vitória
Infantis: Vitória 14-4 Foca de Felgueiras

Natação

Campeões Nacionais da 3ª Divisão
(c/ subida de divisão e 12 novos recordes pessoais)


Ufff... que até cansa (ou não, eheh) tantas vitórias. Já agora, aos leitores que saibam de mais resultados vitoriosos (falta aí formação de basquetebol, de voleibol e outros resultados de futebol, pedia que me indicassem nos comentários os resultados, para ficar com uma recordação bonita de um fim-de-semana em grande do nosso emblema).

Actualização: adicionados resultados vitoriosos da formação do basquetebol (obrigado Filipa) e do voleibol.

Uma "Cabeçada" na Malapata!

Colocado por WhiteShadow a

E já está! Finalmente "matamos o borrego" e eliminamos o V. Setúbal em sua casa (1-0, golo do capitão Flávio Meireles). Não fizemos um jogo brilhante, bem longe disso, mas ao contrário de outros jogos soubemos assumir as nossas limitações e ser matreiros quanto baste. É confrangedor ver a nossa (falta de) dinâmica ofensiva, mas em termos defensivos o que é certo é que não sofremos golos há 2 jogos, o que é uma novidade nesta época! E isto foi conseguido com o quarteto mais inesperado: Lionn, Gregory, Moreno e Mohma. Destes destaco Moreno, que tem vindo a subir de prestação. E o Vitória bem precisa... Só fico com pena que Andrézinho tenha ficado de fora, mas compreendo a opção de Cajuda. Não seria de apostar nele a extremo? Aliás, ele e Luciano fariam provavelmente uma dupla rápida e muito incisiva de alas ofensivos. Mas conhecendo Cajuda, penso que ele irá manter a mesma equipa, seguindo a sua filosofia de "em equipa que ganha não se mexe".

Concluindo, foi um jogo que valeu (quase) apenas pelo resultado. Mas neste momento é precisamente disso que precisamos para ganhar confiança. Esperemos que o sorteio de quarta-feira não seja amargo e que o sonho do Jamor continue. E afinal de contas estamos "apenas" a 180m dele...

Ligações: Resumo GmrTV

Foto: Site do Vitoria SC

Fotos do nosso contentamento

Colocado por WhiteShadow a 12 de dezembro de 2008

Aqui ficam mais 3 fotos da vitória histórica do Vitória frente ao Noliko, que arranjei no site oficial da Liga dos Campeões de Voleibol. Podem ver mais fotos ainda no site do Vitória, na AVS ou na GmrTV (notem as muitas caras conhecidas presentes como Nilson, Douglas e... Pedro Azenha!).



Fez-se (novamente) história!

Colocado por WhiteShadow a 11 de dezembro de 2008



Simplesmente fantástico! Na terceira jornada da Liga dos Campeões em Voleibol, o Vitória recebeu e venceu o gigante Noliko Maaseik! E não fez as coisas por menos: vencemos de forma esclarecedora por 3-0, com os parciais de 25-23, 28-26 e 25-19. Depois da derrota em casa com o Sp. Espinho não poderíamos querer melhor tónico para recuperar o ânimo e atacar o resto da época.



O jogo começou com o Vitória a servir (Adriano Lamb) e a pontuar, o que desde logo contrastou com o jogo contra o Espinho. Entramos bem no primeiro set, andamos quase sempre por cima e chegamos a estar 21-17. O Noliko reagiu, chegou aos 22-22 mas depois um forcing final nosso culminou no 25-23. O segundo set foi o inverso. O Noliko esteve quase por cima, esteve com 17-21 mas depois conseguimos de forma espetacular recuperar até 23-23 e depois fechar em 28-26. Animicamente ficamos por cima e no terceiro set sentia-se que iamos ganhar. E tal aconteceu com números simplesmente arrasadores: 25-19! Uma fantástica vitória "sem espinhas" perante um adversário de peso, que era favorito mas que saiu vergado a uma pesada derrota. Foi difícil, como mostram os dois primeiros parciais, mas merecida e saborosa a nossa vitória.



Em termos de Liga dos Campeões estamos agora isolados em segundo, apenas atrás do super-favorito Dínamo de Moscovo (ver classificação). Com as duas vitórias em casa, posicionamo-nos claramente na luta pelo segundo lugar do grupo, que daria acesso directo aos oitavos-de-final. E os quatro melhor primeiros (entre 6 grupos) também passam! Mesmo uma "hecatombe" com três derrotas deve garantir-nos no mínimo a "queda" na Taça CEV (os outros dois terceiros e os dois melhores quartos). Mas eu acredito piamente que iremos passar! E o próximo teste de fogo é já para a semana, na Bélgica, contra o mesmo adversário de hoje.



Quanto ao futuro da equipa nas outras competições, este resultado tem um valor inestimável. Certamente os níveis anímicos da equipa irão estar novamente nos píncaros. E mentalmente mostrou estar preparada. O resultado serve também para trazer novo ânimo aos adeptos, que ficaram um pouco desiludidos com o resultado contra o Espinho e acabaram por não encher o pavilhão hoje. Mas o que é certo é que quem esteve lá apoiou... e este equipa merece todo o nosso apoio! Jogam com as quinas na camisola e estão na luta nas três competições em que entraram.



Força Vitória! Este resultado é mesmo algo de magnífico. É o expoente máximo em termos de resultados portugueses nas competições europeias. O Vitória está por direito próprio na alta roda do voleibol europeu! Obrigado secção de voleibol por esta que espero que seja apenas uma das muitas alegrias da época.

Video do Vitória 1-0 Leixões

Colocado por WhiteShadow a 9 de dezembro de 2008

Depois da crónica e das fotos, aqui ficam alguns pequenos vídeos do início do jogo, de algumas oportunidades e do final, com os vitorianos a festejarem a desejada vitória no encontro.

Natação vitoriana de parabéns!

Colocado por WhiteShadow a

Disputaram-se em Guimarães neste fim-de-semana alargado os campeonatos nacionais absolutos de natação. E os resultados do Vitória foram extraordinários! Ao todo alcançamos 6 medalhas: 4 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze. O inevitável Rui Costa foi campeão nacional nos 1500m livres. Joana Santos obteve dois ouros, vencendo os 400m e os 800m livres. Amélia Fernandes foi campeão nos 200m livres.

Cada vez mais o Vitória destaca-se como grande embaixador da cidade e da região, com um ecletismo notável.

De destacar também que tive o prazer de poder acompanhar os resultados desta secção do Vitória graças ao excelente trabalho de reportagem da Associação VitóriaSempre, que esteve presente nos 3 dias dos campeonatos (verdadeiro serviço público vitoriano). Aqui ficam as ligações que não pode perder:

- Campeonatos Nacionais Absolutos - Dia 1 (c/ fotos)
- Na piscina mandam elas! - Dia 2 (c/ fotos)
- Ouro, Ouro e mais Ouro! – Dia 3 (c/ fotos)

A minha homenagem à natação fica destacada pela imagem de topo do blogue.

Formação em grande

Colocado por WhiteShadow a

As nossas equipas de formação em futebol continuam em grande.

Os júniores golearam fora de casa o Vizela (4-0) e aproveitaram o empate do Braga em Famalicão para passar para segundo lugar. São já 6 vitórias seguidas de uma equipa verdadeiramente em crescendo. Para a semana recebemos o Rio Ave (9º classificado).

Já os iniciados continuam a sua "cavalgada" simplesmente avassaladora. Jogando em casa do segundo classificado (Vizela), o Vitória venceu e convenceu. 3-0 foram os números da nossa vitória. 12 jogos, 12 vitórias, 47 golos marcados e apenas 1 sofrido. Os números são como o algodão... não enganam! Para a semana recebemos o Chaves (8º).

Os juvenis não jogaram este fim-de-semana e para a semana vão a Vizela (curiosa a coincidência de tantos jogos em diferentes escalões em Vizela).

Foto: AVS

Descubra as diferenças

Colocado por WhiteShadow a

Número de espectadores presentes nos estádios nesta jornada (dados da LPFP, tirando a Académica, que por omissão da LPFP fui buscar a um blogue academista):

Vitória - Leixões: 19872

Estrela - Sporting: 1800
Nacional - Belenenses: 718
Académica - Paços: 3439
Setúbal - Porto: 3707
Rio Ave - Naval: 3048
Marítimo - Benfica: 8127
Trofense - Braga: 4700

Mais palavras para quê? O Vitória é um caso mesmo excepcional no futebol português, um verdadeiro "oásis no deserto" de estádios vazios.

Foto: GmrTV

Reportagem Fotográfica do Vitória 1-0 Leixões

Colocado por WhiteShadow a 8 de dezembro de 2008

Aqui ficam algumas fotos da (saborosa) vitória sobre o Leixões. Amanhã publico alguns vídeos. Foram 19872 espectadores (não sei onde cabiam mais 10000 - como noutras ocasiões o número parece-me mais baixo do que o real) que proporcionaram um ambiente muito bom e um final apoteótico, com o golo a servir de catalisador de uma imensa alegria que a massa associativa vitoriana bem merecia.






Já merecíamos ser felizes!

Colocado por WhiteShadow a

Finalmente se quebrou a malapata. José Mota dizia confiante que nunca tinha perdido no nosso estádio mas, como dizia uma tarja, hoje ele caiu no D. Afonso Henriques! Um golo de Fajardo ao cair do pano trouxe justiça ao marcador.

Não fizemos um jogo brilhante contra o até então líder mas mesmo assim foi do melhor que o Vitória já apresentou esta época para o campeonato na nossa casa. O que faltou em técnica e fé sobrou em garra e luta. Entramos bem no jogo e muito pressionantes. Logo nos primeiros minutos Marquinho rematou e Lionn isolou Desmarets (que não acreditou). Ainda antes dos Roberto e Marquinho poderiam novamente ter marcado mas a bola teimava em não entrar. Depois aos 20' o Leixões teve a sua primeira boa oportunidade, pelo inevitável Wesley, e o Vitória acusou o toque. O jogo ficou mais equilibrado. Até ao intervalo registo para pelo menos mais um lance protagonizado por Desmarets que poderia ter ficado isolado, mas perdeu muito tempo e permitiu que a defesa leixonense se recolocasse.

No segundo tempo voltamos a entrar melhor mas voltamos a não conseguir marcar. Marquinho, por duas vezes, através de assistências de Nuno Assis e Lionn, podia ter marcado, mas não o conseguiu. Depois Roberto tem excelente oportunidade com boa defesa de Beto, e do outro lado Nilson responde de forma fantástica a um portentoso remate de Wesley. Nuno Assis falha nova boa oportunidade e de seguida Zé Manel envia a bola à trave da nossa baliza.

O jogo continuava com o Vitória agora a ser o único a procurar o golo até que, finalmente, a "sorte" bateu à nossa porta. Aos 89' lançamento lateral de Lionn, domínio na área de Carlitos e passe para Nuno Assis que centra rasteiro. Lucas tenta o golo, não consegue, mas tem interferência decisiva no lance, com a bola a sobrar para Fajardo que, com tudo para fazer o golo... não perdoa! Explosão de alegria no D. Afonso Henriques e os 3 merecidos pontos já não nos escapavam!

Depois de 6 jogos sem ganhar e 3 jogos sem marcar os 19872 espectadores (fantástico!) presentes no D. Afonso Henriques voltam a ter razões para sorrir. Vencemos pela primeira vez em casa, demos um salto para o 8º lugar e certamente ganhamos novo ânimo. Já mereciamos ser felizes!

Muito mais haveria para dizer mas ficarei por aqui. Quero apenas poder saborear este doce gosto da Vitória. A semana já irá com certeza correr melhor :) Vitóóóóória!

Resumo (via TVGolo):


Fotos: Record

Este foi sem dúvida um fim-de-semana de pesadelo nas duas principais modalidades amadoras do Vitória.

No Voleibol o (até então) invicto Vitória recebia o Sp. Espinho. Um primeiro duelo entre os dois grandes principais candidatos ao título, num encontro que se previa equilibrado e muito disputado. Puro engano! O início do jogo, com Miguel Maia a servir muito bem e a recepção vitoriana a não conseguir responder da melhor forma deu o tónico. Nunca nos encontramos e nos 3 sets estivemos sempre atrás do Sp. Espinho em todos os tempos técnicos. Os números finais de 0-3 com os impensáveis parciais de 20-25, 21-25 e 17-25 são tão inesperados e tão claros que são quase vergonhosos. Há formas e formas de perder e esta derrota infelizmente foi demasiado má. Mentalmente estivemos muito abaixo do exigível para um candidato... Agora há que levantar a cabeça pois ainda há muito campeonato. Hoje já ganhamos por 3-0 ao CV Lisboa na Taça (a nossa obrigação) e quinta-feira teremos um teste muito difícil com o Noliko de Nuno Pinheiro para a Liga dos Campeões. Há que mostrar que este jogo com o Espinho foi apenas um dia mau. Eu ainda acredito na equipa!

No Basquetebol foi fim-de-semana de derrota dupla. No Sábado, numa jornada cruzada, perdemos com o histórico Illiabum, que contudo milita num escalão inferior (77-66). Podiamos e deviamos ter feito melhor. Hoje perdemos a Supertaça com a campeã Ovarense por 77-63. Não se exigia a Vitória mas fiquei um pouco triste por não termos dado muita luta (ainda há pouco jogamos com eles para o campeonato e o jogo correu bem melhor, apesar de também termos perdido). Melhores dias virão...

Fotos: Site do Vitoria SC

Dar tiros no pé…

Colocado por WhiteShadow a 4 de dezembro de 2008

Aqui fica mais uma contribuição do Miguel Salazar (caricatura) e do José Rialto (texto), com a enorme qualidade a que já nos habituaram.


Uma verdade insofismável é a de que o futebol actualmente praticado pelo Vitória está a anos-luz do praticado na época passada.

Um dos motivos mais evidentes para este facto foi a saída de quatro jogadores titulares. Destes, apenas um terá sido bem substituído (Mrdakovic por Douglas).

Então, e a substituição desadequada dos outros três justificará por si só tamanha quebra de rendimento?
Eu julgo que não justifica tudo!
Julgo que existem contingências atenuantes (lesões e castigos) e erros do treinador.
Esta época o plantel tem sido assolado implacavelmente, mais do que por uma onda, por um verdadeiro “tsunami” de lesões, que ainda não permitiu a Cajuda a estabilização da equipa. A época passada houve apenas uma, gravíssima (a de Danilo), mas que até permitiu o aparecimento daquele que veio a ser a revelação do ano – Sereno.
Por outro lado, a intranquilidade da equipa, e o seu pior desempenho, acarretam inexoravelmente uma maior quantidade de castigos. É sempre assim!
Depois, temos os erros do treinador que, não tendo ajudado, também não têm a gravidade suficiente para justificar o estado actual das coisas.
E, apesar de tudo, Cajuda ainda vai tendo algum capital de confiança por tudo o que fez no passado.
Aquilo que eu mais censuro ao nosso treinador é a falta de franqueza com a massa associativa, é o ter traído a nossa confiança para defender a Direcção e ser cúmplice dos seus erros.

Mas apesar de haver algumas atenuantes, não deixa de ser clara a deficiente preparação desta época. E qual foi (é) o papel da Direcção no meio de tudo isto?
Voltando ao início, porque é que aqueles três jogadores que saíram não foram devidamente substituídos?
No início da época, os jogadores que estavam previstos vir para o Vitória, emprestados pelo FCPorto, eram o João Paulo (para substituir Geromel), o Luís Aguiar (para substituir Ghilas) e o Alan (para dar continuidade a si próprio).
A terem acontecido estas aquisições, o plantel teria sido devidamente reforçado, a que acresceria ainda a maior qualidade do ponta-de-lança entretanto contratado.
Eu discordo profundamente desta política de empréstimos mas, para efeitos de análise, era com isto que Cajuda contava, e por isso estava confiante e não se preocupava.
Nestas condições, as restantes contratações que foram efectuadas serviriam essencialmente para reforçar o banco que também estava deficitário.
Mas depois surgiram os tiros no pé, por parte da Direcção.
(e agora eu sei que vou ser polémico, mas esta sempre foi a minha posição)
O primeiro tiro foi dado quando quiseram ganhar na secretaria aquilo que não se conseguiu ganhar em campo – o acesso directo à Liga dos Campeões.
Deveriam ter-se preocupado mais com as aquisições e menos com a secretaria.
O FCPorto tinha demonstrado claramente durante toda a época que era melhor do que todos os outros.
Aquilo que o Benfica levava à UEFA e ao TAS, eram irregularidades de há não sei quantos anos, que nada tinham a ver com a época passada e que, portanto, não deveriam levar à exclusão do FCPorto.
Não nos deviam ter metido nessa confusão porque simplesmente não era correcto.
Não tem nada a ver com subserviências a este ou aquele, tem apenas a ver com princípios. Só teremos moral para criticar os outros se mantivermos os nossos princípios, e dessa forma conseguirmos ser melhores do que eles.
Mas, se os princípios não os preocupavam, pelo menos deveriam ter tido o sentido estratégico suficiente para perceber que a posição que o Vitória tomou, não reforçava em nada o peso que tinha a do Benfica na UEFA.
Se o FCPorto tivesse que ser castigado, isso aconteceria sempre independentemente da posição que o Vitória pudesse tomar. 
Louve-se no entanto a postura de então, ao não se esconderem atrás do Benfica, mas não deixa de ser uma verticalidade muito enviesada. 
Obviamente, as retaliações não se fizeram esperar por parte do FCPorto (deploráveis e indignas), acabando por lançar por terra todo a planificação da pré-época, com a agravante de terem surgido numa altura em que as alternativas já não eram muitas.
Foi errado pela falta de princípios, e foi errado pela falta de sentido estratégico.
O segundo tiro no pé, foi o famigerado protocolo com o Benfica, em que se hipoteca todo o trabalho da formação, condicionando o clube quer em termos económicos, quer em termos de constituição futura do seu plantel.
Em “compensação”, fomos “reforçados” com dois jogadores que passam mais tempo lesionados do que a jogar e que, no pouco que têm jogado, têm jogado muito pouco. 
E mais o que por aí virá, em Dezembro…
Fantástico! De uma só penada, hipotecaram-nos o presente e o futuro.
Dois tiros num só pé! Foi esse o papel da Direcção em tudo isto.

Embora Manuel Cajuda tenha cometido alguns erros, estou convicto de que não é com a sua saída que se resolvem os nossos problemas.
Não é altura de se darem mais tiros no pé!
Não se podem voltar a cometer os mesmos erros desse passado recente.
Deverá aproveitar-se a reabertura do mercado para fazer aquilo que já deveria ter sido feito há 4 meses – reforçar adequadamente o plantel.
Parem de dar tiros nos pés… nos nossos pés!

José Rialto

JN em Duplicado

Colocado por WhiteShadow a 3 de dezembro de 2008

Com pouco tempo para escrever, permitam-me a (renovada) ousadia de fazer um post sobre o próprio blogue. Todas as quartas-feiras o Jornal de Notícias traz numa página citações da blogosfera desportiva. No passado o Paixão Vitoriana já foi referido, como por exemplo aqui. Hoje vem novamente uma referência:


Faz hoje 2 semanas (19 de Novembro) também tinha vindo outra referência, curiosamente criticando a postura dos presidentes de Porto e Braga quando fomos jogar no Dragão (e digo "curiosamente" pois não esperaria citação deste género num jornal marcadamente portista).


Para terminar resta dizer que a muito breve prazo teremos novamente o prazer de contar com mais um trabalho do Miguel Salazar.

Parabéns campeões!!!

Colocado por WhiteShadow a 1 de dezembro de 2008

No Europeu de Kickboxing o nome do Vitória (e de Portugal) foi elevado ao mais alto nível! Duas medalhas de ouro (Fernando "Zenga" e Susana Rosa) e uma de prata (Vítor Moura) são o excelente pecúlio dos atletas vitorianos que representaram o nosso país neste europeu. Vejam a excelente reportagem fotográfica da AVS, com fotos como esta:

Parabéns campeões!!!

Actualização: Em jeito de homenagem, mudei a imagem de topo.

Duas perguntas

Colocado por WhiteShadow a

- Porque é que se manteve Márcio Martins no plantel? Quando temos dois centrais lesionados (Sereno e Danilo), um médio defensivo que já foi adaptado a central castigado (Moreno) e mesmo assim se prefere apostar num júnior (Vítor Bastos) e quando ele sai num lateral adaptado, tal como tinha acontecido noutro jogo (Mohma)... O que mais será preciso para Márcio ter a sua oportunidade? É que se nem assim ele joga, então o que está cá a fazer? Mais valia dizer que não se contava com ele e mandá-lo embora...

- O que terá acontecido com Luciano Amaral? Como é que um jogador que é titular nas primeiras 7 jornadas do campeonato desaparece completamente do mapa? Ainda para mais quando, para mim, era dos poucos que dava velocidade e capacidade ofensiva nas alas do Vitória (a par de Andrézinho). Se juntarmos a isso a má forma de Mohma, é para mim uma incógnita o porque de Luciano agora nem no banco de suplentes se sentar, e preferir-se colocar a lateral um adaptado e completamente fora de forma Desmarets...

Curtas

Colocado por WhiteShadow a

- Completando o óptimo fim-de-semana da formação, e depois das vitórias de júniores e iniciados, também os juvenis ganharam ontem por 3-0 ao Paços de Ferreira.

- Em voleibol, antes do escaldante Vitória-Sp.Espinho da próxima jornada (Domingo, dia 7, pelas 16:05) o Vitória venceu o Vilacondense, mas deixou escapar um set (3-1). Por sua vez o Sp. Espinho foi ganhar por 3-0 ao C. Maia. Agora, com ambas as equipas com 10 jogos e 10 vitórias, teremos o primeiro grande embate dos dois maiores candidatos ao título deste ano. Pede-se casa cheia!

Foto: Site do VitóriaSC

Tanta falta de ambição...

Colocado por WhiteShadow a

O Vitória perdeu ontem mais um jogo no campeonato. Mas o pior nem foi o resultado (derrota por 2-0 em Alvalade) mas sim o incrível nervosismo e falta de ambição da equipa. Há derrotas e derrotas mas mais uma vez não demos grandes sinais de podermos (finalmente) encetar uma recuperação exibicional.

Ainda estou demasiado a quente e por isso vou abster-me de fazer muitos mais comentários. Apenas dizer que neste momento quase parece masoquismo ver o Vitória e que chegaram ao ponto de eu nem me sentir nervoso ou inquieto com o jogo, de tão esperada e "natural" parecer a derrota. É triste. E eu que costumo ser um optimista por natureza!

Joguem futebol! Tragam de volta aos vitorianos a alegria de irmos ao D. Afonso Henriques! Não se exige que ganhem, claro, mas exige-se que lutem, que ambicionem, que não cruzem os braços perante o momento (horrível) do futebol vitoriano! Quero ver sinais de inconformismo por parte do plantel! E não foi isso que vi ontem em Alvalade...

Foto: GmrTV