Paixão Vitoriana
Subscribe

Vitória "sensacional"

Colocado por WhiteShadow a 29 de fevereiro de 2008

Na primeira volta, o Vitória fez uma exibição de luxo e ganhou por 1-0 (resultado lisonjeiro para o Braga), passando na altura para 3º lugar pela primeira vez. Como será agora?

Foto: Capa de "O Jogo" depois da nossa vitória da 1ª volta

Antevisão Braga - Vitória

Colocado por WhiteShadow a

E chegou o dia do derby. Vitória e Braga enfrentam-se hoje num jogo de grandes tradições no nosso campeonato. São já 97 jogos na nossa principal competição. No cômputo geral, o Vitória ganhou 43, empatou 20 e perdeu 34 (vantagem a nossa favor, portanto). Já nos jogos realizados em Braga, obviamente que a vantagem é arsenalista. 10 vitória do Vitória, 9 empates e 29 derrotas. De salientar no entanto que 7 dessas nossas 10 vitórias foram obtidas nos últimos 25 anos (no mesmo período o Braga apenas nos venceu em casa por 2 vezes).

Este é um jogo muito importante para as duas equipas. O Braga já não ganha desde Dezembro. O Vitória não consegue passar dois jogos sem perder um e ganhar outro há 10 jornadas. Uma destas "tradições recentes" será portanto quebrada. Quem ganhar, receberá um embalo anímico considerável para o resto do campeonato. No caso do Vitória, poderá se fundamental para consolidar o 3º lugar e atacar de frente o acesso à Champions (e lembre-se que nesta jornada o Sporting recebe o Benfica).

O Vitória está consideravelmente melhor que o seu rival bracarense. 8 pontos e 6 lugares separam as duas equipas na classificação. Mas num derby, tudo pode acontecer, e os lugares actuais são esquecidos.

Do nosso lado, a supresa nos convocados foi a saída de Luciano Amaral (para a entrada de Mohma). Isto significa que Desmarets deverá continuar a jogar a lateral. De resto, a equipa deverá ser a mesma que iniciou o jogo com a Naval (Fajardo, um candidato a entrar, jogou na quarta na Intercalar, indicando que não deverá entrar de início em Braga).

Será um jogo difícil, mas tenho esperança que o Vitória faça um bom jogo (como o fez na primeira volta) e traga os tão preciosos 3 pontos. Não poderei estar presente (com muita pena minha) pois estou em Newcastle, mas seguirei na mesma o jogo. Espera-se uma boa moldura humana, e do lado do Vitória conto com pelo menos 2000 vitorianos. Pela amostra que pude ver, muitos bilhetes grátis oferecidos pelos bracarenses foram parar às nossas mãos. Espero que tudo corra pelo melhor em termos de segurança, mas tenho muitas dúvidas que tal possa acontecer (para não variar, são já muitas as ameaças do outro lado). Mas role então essa bole, e que o jogo comece!

4-2 em Braga

Colocado por WhiteShadow a

O post nº 200 do Paixão Vitoriana! E nada melhor que um vídeo para esse número (já devem ter reparado que tenho uma paixão por montagens vídeo relacionadas com o Vitória). Sendo assim, recordo aqui a nossa última vitória em Braga. Foi em 02/03 e ganhamos 4-2, com golos de Pedro Mendes, Romeu, Nuno Assis e Rafael. Não é um flashback, mas sim um vídeo que já tinha feito em Janeiro de 2006. Mas aqui ficam os golos desse jogo:

Flashback: Silvinho

Colocado por WhiteShadow a

Antes de um jogo com o Braga, nada como recordar uma vitória no "velhinho" 1º de Maio. Assim, lembro a época 89/90. O Vitória venceu na casa dos arsenalistas por 3-1. Começou a perder logo no início, mas Chiquinho empatou o jogo, Silvinho colocou-nos na frente e já segunda parte Silvinho bisou e fechou o resultado. O 1º e 3º golos do Vitória são muito bonitos, fruto de potentes remates, e merecem ser vistos. Aqui fica o vídeo:

99 anos e Vitória

Colocado por WhiteShadow a 28 de fevereiro de 2008

No dia do jogo com a Olhanense, o último na Liga Vitalis, uma senhora de 99 anos na varanda orgulhosamente vendo os vitorianos na rua.

Foto: bravo_vsc

Espectadores nos estádios

Colocado por WhiteShadow a

Não costumo falar muito dos "outros", mas não consigo resistir desta vez. Sabiam que os espectadores nos estádios dos 3 que são apelidados de "grandes" na eliminatória da Taça de ontem, todos somados, mal davam para chegar a 30000? Pois é! Atente nos números:

Porto - Gil Vicente: 12 117
Benfica - Moreirense: 10 494
Sporting - Estrela: 7 475

Quantos adeptos teria o Vitória nums quartos-de-final, mesmo com estes adversários e a uma quarta? E se o Porto começou às 18:30, os outros dois jogos começaram mais tarde. O Sporting foi até o último a entrar em campo. Como diria Scolari: ué... e o burro sou eu? Porque raio é que os chamam de "grandes"? Grande é o clube do qual orgulhosamente sou sócio, o Vitória Sport Clube!

Primeiro jogo da meia-final de Voleibol

Colocado por WhiteShadow a 27 de fevereiro de 2008

Estão a chegar os momentos das grandes decisões no voleibol e para já o Vitória está em todas as frentes. Independentemente do que achamos da equipa ou do Marco Queiroga, este é o momento de dar as mãos e tornar o pavilhão no "inferno branco" que todos já conhecemos de anos passados.

E o primeiro jogo da meia-final é já este Sábado (1 de Março), pelas 17:30, no pavilhão do Vitória. Como sabem, iremos receber o Benfica e este jogo é vital. Uma vitória dará um embalo que neste momento seria precioso. Ganhando, voltam-se a abrir as portas do título no sentido de que a equipa (e os adeptos) poderá voltar a acreditar em si mesma. E estou convencido que se o primeiro jogo cair para o nosso lado, iremos chegar à final (ou na Luz ou no terceiro jogo). Por isso mesmo, é a altura de enchermos o pavilhão. O nosso emblema merece a nossa presença em força. Eu ainda acredito. Força equipa!

Deixo ficar também um pequeno vídeo do 3º jogo da meia-final do ano passado, da autoria do VitóriaGrande.

A classificação ao longo das 20 jornadas

Colocado por WhiteShadow a

Disputadas que estão as 20 primeiras jornadas da edição 2007/2008 do nosso principal campeonato, aqui fica um olhar diferente, mostrando o lugar que os actuais 10 primeiros ocuparam ao longo das várias jornadas:

Se a imagem estiver demasiado pequena para si, basta clicar para ver com maior dimensão.

O Vitória (o traço preto) tem um percurso interessante. Antes de mais, desde a 5ª jornada que estamos sempre entre o 3º e o 5º lugar, o que diz bem da regularidade da nossa prestação. Mais do que isso, desde a 14ª jornada estivemos sempre em 3º ou 4º. Nas últimas 6 jornadas tivemos um carrossel que nos leva sempre a alternar entre 3º e 4º, nunca ficando duas jornadas seguidas no mesmo lugar (esta performance corresponde também a uma alternância entre vitórias e derrotas nos jogos disputados). De notar também que já estivemos por 6 vezes em 3º (ou seja, o Vitória esteve no pódio em 30% das jornadas do campeonato). E a primeira vez foi logo na 6ªa jornada, precisamente depois de derrotarmos o Braga em nossa casa e completarmos a nossa melhor série de vitória consecutivas: 3 (perante Nacional, Naval e Braga).

Sobre os outros clubes, muitas análises poderiam ser feitas. Mas como o Paixão Vitoriana se dedica essencialmente ao Vitória, deixo isso para a cabeça de cada um.

Finalmente, esperemos que nesta 21ª jornada se quebre o traçado de altos e baixo e o Vitória consiga pela primeira vez ficar em 3º por duas jornadas consecutivas.

Deslocações a Braga

Colocado por WhiteShadow a

Vitorianos no novo Estádio bracarense em 05/06
(ainda antes do jogo começar - depois o seu número aumentou)


Vitorianos no antigo estádio 1º de Maio (Braga) em 03/04

Flashback: A nossa supertaça

Colocado por WhiteShadow a 26 de fevereiro de 2008

Infelizmente, o palmarés do Vitória conta com um número muito reduzido de títulos "oficiais". Em particular, no escalão sénior, apesar de 4 finais de Taça, 3 terceiros lugares e 13 idas às competições europeias, apenas temos uma Supertaça Cândido de Oliveira, conquistada em 1988. É precisamente esta conquista que o vídeo retrata.

Em 87/88 fomos à final da Taça (perdemos 1-0 com o Porto, golo de Jaime Magalhães). No início da época seguinte disputamos a Supertaça com o Porto. Este troféu era então jogado em duas mãos. Ganhamos o primeiro jogo por 2-0, com golos de Décio António e N'Dinga. No segundo fomos empatar 0-0 nas Antas... e o caneco era nosso!




O treinador dessa conquista era o brasileiro Geninho e os 11 magníficos foram Neno, Nando, Germano, Nené (Bené na 2ª mão), Basílio, Carvalho, Soeiro (João Baptista na 2ª mão), N’Dinga, Roldão (René na 2ª mão), Chiquinho Carlos e Décio António (Silvinho na 2ª mão).

O Vimaranes recordou em 2006 esta conquista, e deu-nos entre outras coisas uma imagem do bilhete da segunda mão:


Mas a imagem mais marcante é outra, que pode ser encontrada em vários sítios. Ilustra os jogadores do Vitória segurando o troféu no estádio da Antas e foi usada no primeiro site oficial do Vitória. É esta:


Que o futuro traga muito mais conquistas, que o público vitoriano bem merece.

Queria também deixar um agradecimento especial ao Glórias do Passado, de onde retirei quase todas as fotos usadas no vídeo, bem como ao VitóriaGrande, onde fui buscar a imagem do troféu na actual sala Edmur Ribeiro. Imagem que vou agora usar para terminar este post:


Flashback: 2 golos de livre em 86/87

Colocado por WhiteShadow a

De regresso a Newcastle, coloco agora um Flashback que já devia estar aqui desde Domingo. É uma vitória por 2-1 em Vila do Conde sobre o Rio Ave, na época 86/87. São 2 golos de livre directo: o primeiro por Paulinho Cascavel e o segundo por N'Kama.



Amanhã colocarei um Flashback que é para mim muito especial.

Curtas

Colocado por WhiteShadow a 24 de fevereiro de 2008

- O Vitória continua em todas as frentes no Voleibol. Depois da passagem à final da Taça, alcançamos agora as meias-finais do campeonato ao vencer por 3-1 no Castelo da Maia. Segue-se agora o difícil Benfica nas meias-finais. Podem ver mais vídeos e fotos aqui (de onde retirei a foto que ilustra este post).

- No futebol sénior, o primeiro reforço para a próxima época já está assegurado. Trata-se de Lionn, um lateral-direito de 19 anos vindo do Torrense. Ver mais aqui. Sem saber a qualidade do reforço, digo apenas que é bom sinal que a próxima época esteja a ser preparada com tempo. Espero que também se consiga renovar com Ghilas.

- Emílio Macedo da Silva deu uma entrevista ao Diário de Notícias. Para ler aqui.

- Sabiam que é possível voltar a ver jogar ao vivo (e com o emblema do Vitória) jogadores como Costeado, Soeiro Miguel, Carvalho e o inimitável Paulinho Cascavel? É que o Vitória criou uma equipa de veteranos! Este sábado há mais um jogo, pelas 16h, no complexo. Notícia que descobri aqui.

Momento Geromel

Colocado por WhiteShadow a

Nenhum vitoriano tem dúvidas da classe de Geromel, e esta época todo o país tem ficado rendido. Neste jogo, entre muitos cortes belíssimos e saídas com bola controlada para o ataque, tivemos mais uma jogada ofensiva do Geromel a fazer inveja a muitos extremos e avançados. Foi um momento de classe que deve ser recordado. Aqui fica a filmagem directamente das bancadas dos instantes de luxo proporcionados pelo Geromel na sequência de um canto. Quem foi ver o jogo certamente se recordará :)



Fonte: Associação VitóriaSempre

Futuro do Vitória: 2 imagens

Colocado por WhiteShadow a

"Os Afonsinhos", no túnel do Estádio D. Afonso Henriques


Iniciados a festejar com garra um golo
(ganhamos 2-0 ao Braga)

1ª Foto: FotoGuima/VitóriaGrande
2ª Foto: Associação VitoriaSempre

Regresso às vitórias

Colocado por WhiteShadow a

Antes de mais, explicar que estando apenas este fim-de-semana em casa (segunda volto a Newcastle) é natural que o tempo para o blog seja mesmo pouco, como certamente compreenderão :)

Mas serve este post para fazer uma brevíssima crónica do Vitória 1-0 Naval. Como sabem tive o prazr de poder ver ao vivo (eu e mais de 16 000 vitorianos). Entramos muito bem, com 20 minutos de pressão e oportunidades. Ghilas falhou a mais flagrante. Aos 22' tivemos o nosso primeiro golo de livre da época, por Desmarets. A partir daí foi um jogo apenas q.b. O Vitória limitou-se a controlar o resultado, o que pode dar origem um infortúnio (1-0 é sempre demasiado curto). Sendo assim, foi sinceramente das segundas-partes mais "sem sabor" desta época. Mas o mais importante, os 3 pontos, esses... ninguém nos tira!

Agora com as baterias recarregadas, estamos prontos para enfrentar os dois próximos importantíssimos desafios: Braga e Sporting. Com esses e os jogos dos nossos adversários directos, é seguro dizer-se que daqui a 2 jornadas saberemos muito melhor para o que poderá lutar o Vitória esta época.

Auto-Caravana do Vitória

Colocado por WhiteShadow a 22 de fevereiro de 2008

Hoje passei pelo nosso belíssimo estádio e no parque adjacente estava lá este belo "espécime" automóvel. Sem dúvida deve ser de um grande vitoriano! E sim, não é do clube, é mesmo de um adepto e na loja soube que faz questão de percorrer Portugal mostrando o nome do Vitória. E até já teve problemas em Trás-os-Montes, onde lhe roubaram símbolos do Vitória (gostam tanto de nós que certamente também os queriam ter no quarto deles, eheh). Mas aqui ficam as fotos:


Antevisão Vitória - Naval

Colocado por WhiteShadow a

Sem muito tempo para grandes antevisões, apenas pequenas notas:

- Depois de dois resultados menos positivos (eliminação da Taça e derrota com o Nacional) não se espera menos do que a obtenção dos 3 pontos. É crucial fazê-lo. Se isso acontecer, manteremos o trajecto das últimas jornadas e faremos o carrossel completo: 10 jogos de campeonato consecutivos a ter uma derrota seguida de uma vitória;

- Na última vez que a Naval jogou em nossa casa ganhou-nos... com Cajuda no seu comando. Curiosidades. Esperemos que a parte que se repita da história seja... a parte de Cajuda voltar a ganhar!

- Tenho a felicidade de estar por Portugal este fim-de-semana e por isso mesmo estarei presente.

Vamos lá Vitória!! Força!!

Em jeito de recordação, ficam aqui os nossos golos da primeira volta, que nos permitiu mudar o resultado de um 1-0 desfavorável para um 4-1 inequívoco e 3 pontos mais que justos na Figueira da Foz

Vídeos dos golos na 5ª jornada da Liga 07/08:
1-1 Flávio 31'
1-2 Fajardo 33'
1-3 Miljan 48'
1-4 Ghilas 76'

Cambridge

Colocado por WhiteShadow a

Regresso a casa com nova passagem por um sítio diferente para rever dois amigos e adicionar duas novas entradas do Vitória no Mundo. Desta vez a cidade que se confunde com a universidade aí sediada: Cambridge. Uma cidade lindíssima, e cheia de edifícios históricos. Vale a pena visitar.

King's College


Quayside - Cambridge

Flashback: Soeiro

Colocado por WhiteShadow a 21 de fevereiro de 2008

Com este post estou a estrear uma nova funcionalidade da plataforma Blogger. Com efeito, à hora publicação, se tudo correr bem, estarei calmamente dentre de uma avião a meio da minha viagem de regresso (via Londres). E estou a experimentar a calendarização de posts, que permite escrever um post e fazer com que ele seja publicado mais tarde de forma automática, a uma hora definida por nós. Se quiser saber mais sobre isto, clique aqui.

Mas indo ao cerne da questão, tenho um novo Flashback para mostrar. Desta vez a época de 1989/90, que ainda não tinha tido direito a nenhum vídeo. E mostro um jogo onde ganhamos 2-0 em nossa casa o Beira-Mar. Os dois golos foram dois belíssimos pontapés à entrada da área. O primeiro por Chiquinho Carlos. O segundo, ainda na primeira parte, pelo então jovem internacional esperança Soeiro. Sem mais delongas, aqui fica o vídeo:


Voleibol, Intercalar e Viagem

Colocado por WhiteShadow a

Duas curtas notas sobre assuntos do Vitória e uma outra nota mais pessoal.

- Em voleibol, na meia-final da Taça, o Vitória foi hoje vencer de forma clara o Esmoriz por 3-0 (13-25, 17-25, 15-25). Com isso assegurou lugar na final de 16 de Março, a realizar na Régua. O seu opositor será o vencedor do Sp. Espinho-F. Bastardo a realizar este Domingo. Será que à terceira será de vez? Relembro que o Vitória perdeu já duas finais da Taça, ambas contra o Castelo da Maia de Pedro Azenha. Eu estive presente na primeira dessas finais em St. Tirso numa grande enchente de vitorianos (mais tarde colocarei aqui uma foto a relembrar). Tenho a certeza que desta vez o Vitória voltará a fazer deslocar um grande número de apoiantes.

- Em futebol, na Intercalar, o Vitória voltou a vencer e conta por triunfos os dois jogos disputados na fase de Primavera. Desta vez ganhou por 1-0 ao Varzim, com mais um golo de Felipe (são já 5), que já merece nova oportunidade na equipa principal.

- Amanhã de manhã terei o prazer de viajar de novo para Portugal. Terei assim a oportunidade de rever a família, de festejar os anos em casa e claro... de ver o Vitória ao vivo. Que o meu presente sejam os 3 pontos nesse dia.

Fotos: FotoGuima / Vimaranes

O mundo é tão pequeno!

Colocado por WhiteShadow a 20 de fevereiro de 2008

Um primo meu, grande vitoriano, teve recentemente que se deslocar até à Alemanha, em trabalho, por umas semanas (aliás, ainda está lá). Está a trabalhar emTettnang, bem perto da fronteira do Sul da Alemanha. Logo aí pôde descobrir que o Vitória é efectivamente conhecido fora das nossas fronteiras. Em especial, um colega francês e um outro mexicano conheciam muito bem o nosso clube.

No passado Sábado partiu à descoberta com 4 colegas: 1 espanhol, 1 mexicano, 1 húngaro e 1 russo. Tomou o pequeno-almoço na Alemanha, passou pela Áustria, almoçou e lanchou em Zurique (Suiça) e foi jantar ao Liechtenstein. No restaurante encontrou um português que lhe indicou onde ficava um café português, também no principado. Perfeito, pois era seu intuito descobrir um para ver o Vitória (mal ele sabia que nesse dia apenas iria ver uma pequena parte do jogo). Chegado ao café, descobriu que o dono, o Emanuel, era... de Ronfe! E quem estava lá a ver o jogo? Um vitoriano ferrenho, sócio do nosso clube, originário de Silvares. Resultado, uma amena cavaqueira, nada a pagar e ainda umas cervejas oferecidas ao meu primo e aos colegas.

O mundo é mesmo pequeno... e o Vitória é mesmo grande! E fica registado mais um exemplo de paixão vitoriana, numa história verdadeiramente "internacional" :)

A corrida mais louca do mundo

Colocado por WhiteShadow a 19 de fevereiro de 2008

Eu não queria voltar tantas vezes a este assunto triste, mas a qualidade das fotos que consegui obter merece exposição. E dada a sua fonte (DN Madeira) é provavél que muitos poucos vitorianos as tenham visto.

Veja-se então em fotos, a "corrida mas louca do mundo" (é só clicar para aumentar).








Simplesmente vergonhoso. E o Joka ainda teve a lata de depois cumprimentar normalmente os seus jogadores como se nada tivesse acontecido:



Não satisfeito, depois voltou a investir, correndo para o túnel, para voltar a provocar confusão. Foi aqui onde que um fotógrafo foi impedido de fazer o seu trabalho, foi aqui que o túnel "abanou" e que Rui Alves disse apenas ter sido "apenas um pequeno treino de rugby". Veja-se na segunda foto o apanha-bolas nacionalista a arranjar uma forma de ver o que se passava.



Para terminar, e para não se falar apenas de coisas tristes, aqui ficam duas fotos de adeptos do Vitória:



Fonte das fotos: DN Madeira

Gervásio

Colocado por WhiteShadow a

Porque o trabalho do Blog "O Vimaranes" assim o merece, nem coloco aqui a imagem (toda), para que obtenha as merecidas visitas. Fica apenas a ligação para mais um sublime trabalho humorístico em forma de cartoon. É só clicar na frase a seguir.

Até o Gervásio sabe... e você, quanto mais tempo é que precisa?


Vitorianos na Madeira

Colocado por WhiteShadow a 18 de fevereiro de 2008

A Associação VitóriaSempre conseguiu uma digitalização da página do DN da Madeira a que fizemos referência aqui. Aqui fica a foto dos Antero e Nuno. E como já foi dito na caixa de comentários por um outro vitoriano, fica o convite ao Antero. Se nos estiver a ler, por favor diga alguma coisa e teremos todo o gosto em mostrar-lhe a arte de bem receber da próxima vez que vier a Guimarães!

Circo segundo Jokanovic (o vídeo)

Colocado por WhiteShadow a

As imagens do final do jogo, via GmrTV, mostrando Jokanovic a correr contra Cajuda. Note-se a lata de depois cumprimentar muito calmamente os seus jogadores como se nada se tivesse passado. E depois volta a correr para dentro do túnel. Mais, note-se os dirigentes do Nacional a impedirem um fotógrafo de fazer o seu trabalho e mais, a pedirem à polícia para confiscar a câmara. Porque será? Quem não deve, não teme...

Entrada tremida no playoff de Voleibol

Colocado por WhiteShadow a 17 de fevereiro de 2008

O Vitória iniciou ontem a sua participação nos quartos-de-final da divisão A1 de voleibol. Depois de ontem os principais favoritos terem ganho os seus respectivos jogos em casa, hoje foi a vez de nós também confirmarmos o favoritismo.

No entanto, ao contrário do que seria de esperar, sentimos algumas dificuldades, perdemos 2 sets com o Castelo da Maia e só ganhamos na negra (chegando mesmo a estar a perder neste 5º e decisivo set). A equipa tem qualidade, mas parece sofrer de um mal que muito assola o emblema vitoriano em fases decisivas: a chamada "tremideira".

Parece-me que a equipa está com pouca auto-confiança e tenho pena que assim seja pois nada está perdido. Estamos nas meias-finais da Taça, e ficamos em segundo no campeonato. Logo, há que ter garra e ganhar auto-estima, para finalmente trazer um "caneco" para Guimarães.

Tenho receio que a não obtenção de um título provoque um grande desinvestimento no voleibol sénior vitoriano (depois de 4 anos de aposta forte) e por isso estou sinceramente a torcer, a fazer figas, para que consigamos algo (mesmo que seja a Taça) para manter o elan com os adeptos (algo que se está a começar a perder) e com os patrocinadores.

Vamos lá vólei! Força!

Derrota num jogo atípico

Colocado por WhiteShadow a

Já mais a frio, pequenos comentários então ao jogo (quanto ao Jokanovic, o post anterior já é suficientemente esclarecedor quanto à minha opinião e não devemos deixar que esse fait divers nos façam distrair completamente do resultado real a nível desportivo).

Este foi, naturalmente um jogo completamente atípico. Começou no Sábado, em condições muito precárias. Relvado encharcado, visibilidade quase nula, que levou primeiro a uma pequena interrupção do jogo, e depois a uma interrupção definitiva. O jogo continuou apenas no dia a seguir, como todos sabemos. E isto quebra completamente o ritmo. Os 15 minutos que faltavam da primeira parte foram apenas para cumprir calendário e para as equipas tentarem aquecer para o jogo a sério, que seriam os 45m da segunda parte (insólito isto de às 16h ver a minha equipa começar um jogo com um livre junto à área adversária).

O problema é que hoje, ao contrário de ontem, o Vitória nunca conseguiu assentar o seu jogo. As "imagens sonoras" a que pude ter acesso (até isso, a transmissão televisiva, o nevoeiro nos roubou) mostraram um Vitória preso de movimentos, sem acutilância ofensiva. O Nacional, sem ser brilhante, criou mais perigo, marcou um golo, enviou uma bola ao poste e no fundo esteve mais próximo de um segundo golo do que nós do golo do empate.

Cajuda tentou mudar substituindo 3 jogadores novos de uma assentada, mas nunca conseguiu virar radicalmente o sentido do jogo. E o Vitória terminou, imagine-se, com Geromel na frente, num chuveirinho inconsequente.

Apesar de, como já disse, este ter sido um jogo completamente atípico por muitos factores, a verdade é que perdemos, e pelo que ouvi, perdemos bem. Cajuda foi traído porque entrou com uma equipa de combate (só assim entendo que Sereno seja deslocado, desfazendo a dupla de centrais mais rotinada e colocando Andrezinho no banco) e depois jogou afinal num relvado melhor (no dia a seguir). Mas temos de produzir mais. O 4-2-3-1 parece algo algo desgarrado, sem a mobilidade no tridente ofensivo que nos assegurava profundidade no ataque. Algo tem que mudar. Peças importantes como Alan e Fajardo tardam em recuperar a forma. Miljan está cada vez pior (Roberto ou até Filipe, porque não, têm de ter a sua oportunidade de serem titulares). É muita coisa que no faz ser muito inconstantes nas exibições.

Essa inconstância tem o seu expoente máximos nos nossos resultados. Os últimos 9 jogos foram um autêntico carrossel de derrotas seguidas de vitórias, num ciclo intermitente de 3 pontos seguidos de zero. Confio no Cajuda, tem todo o meu apoio, respeito e gratidão, mas acho que tem de dar um "grito de Ipiranga" para tirar a equipa de um certo estado de letargia. Os objectivos para a época não estão de forma alguma consumados, e sem pedir demasiado, pede-se que se encare cada jogo para ganhar.

Isto não tapa o facto de estarmos a fazer uma boa época, atenção. Mas isso não invalida que eu (e o resto dos Vitorianos) não desejemos sempre mais e melhor. Agora é preparar o jogo com a Naval, ganhar (mantendo o ciclo derrota-vitória) e depois ir a Braga quebrar essa tendência que nos persegue, ganhando. Que assim seja!

Aconteça o que acontecer, somos Vitória até morrer!

Um palhaço chamado Jokanovic (c/ aúdio)

Colocado por WhiteShadow a

Quem me conhece sabe que costumo ser moderado, e que é preciso muito para chegar ao ponto de ilustrar um post com uma imagem como a que coloco aqui do lado esquerdo. Mas a verdade é que palhaço é um eufemismo no que se trata a adjectivar o comportamento dessa "pessoa" que actualmente é treinador do Nacional da Madeira.

Não contente com toda a confusão que já tinha conseguido arranjar, mal termina o jogo, desata disparado a correr para insultar Cajuda. Mais do que saber perder, há também que saber ganhar, e Jokanovic não demonstrou ainda ter capacidade para nenhuma destas coisas.

Oiçam com atenção o som da Rádio Santiago no final do jogo para ouvir o circo que o palhaço-mor resolveu proporcionar:



Meu caro Jokanovic? Ficou tão zangado no final porquê? [ironia] Porque vai ter de gastar dinheiro com o prémio extra que prometeu aos jogadores por nos ganhar??? [/ironia] E é esta personagem o líder de um balneário?

E ainda dizem que não somos grandes... Mais uma prova de que hoje em dia, somos definitivamente um alvo a abater. Espero por mais notícias para perceber melhor a dimensão do que se passou no final do encontro.

Quanto ao jogo em si, para já nem me apetece falar. Fica para depois.

Paixão pelo Vitória na Madeira

Colocado por WhiteShadow a

Aqui fica uma curiosidade deliciosa, obtida no Diário de Notícias da Madeira, a sua edição de hoje (obrigado Miguel_CDN por apontar esta notícia). Em itálico está o texto publicado no DN.


Amor nasceu quase no Berço

Antero Gonçalves nasceu em Câmara de Lobos, tem 43 anos, e é, provavelmente, o único madeirense adepto confesso do Vitória de Guimarães.

O amor pelo clube da 'cidade Berço' nasceu de uma viagem pela escola. "Fui integrado numa colónia de férias com quinze colegas, tinha para aí uns 8 anos. As educadoras levaram-nos a ver um jogo do Vit. Guimarães e, desde então, sou adepto vitoriano. Antes gostava do Benfica, mas a partir desse dia passei a ser do Guimarães", começou por explicar este madeirense, que tem um fiel seguidor na Região: o filho, Nuno Gonçalves, também ele sócio do clube vimaranense desde o dia em que nasceu, há 16 anos.


Antero Gonçalves é sócio correspondente, número 21996, mas este ano ainda não assistiu a nenhum jogo da sua equipa em casa. "É frequente lá ir, mas esta época ainda não foi possível. Tenho dois convites para assistir aos jogos com o Marítimo e o FC Porto e lá estarei, se Deus quiser", revelou.


Todos anos faz questão de ir a Guimarães, nem que seja para assistir a um só jogo.
"Comecei a trabalhar aos 11 anos e aos 14 fiz a minha primeira viagem até ao Norte do país só para ver o meu clube jogar", destacou.


Este madeirense não tem dúvidas de que o Vit. Guimarães é o quarto 'grande' de Portugal.
"Claro que é, mas há dúvidas?", questiona, ao mesmo tempo que avisa que no final da presente época será "terceiro, se calhar até segundo". Como assim? "É fácil, o Benfica e o Sporting não ganham a ninguém e acredito que podemos ser vice-campeões nacionais, no máximo terceiros classificados", garante. Ainda assim, não está surpreendido com a carreira dos vimaranenses na Liga. "Contava com uma boa classificação, pela equipa que tem", referiu.


Se terminar no segundo ou mesmo no terceiro lugar os vimaranenses vão chegar pela primeira vez na sua história à Liga dos Campeões. "Era é melhor coisa do mundo que me poderia acontecer. Se tal for uma realidade vou de certo ver o primeiro jogo, a estreia milionária", garantiu.


Os adeptos do Vit. Guimarães são conhecidos por serem dos mais fiéis em Portugal. "Em todos os cantos de Guimarães só se fala do clube. Aquilo lá é uma loucura. É a primeira mulher dos homens e o primeiro homem das mulheres. É assim o amor pelo Vitória, género de um Deus para todos aqueles que nutrem um especial carinho pelo clube", explicou este especial adepto.


A maior desilusão de Antero Gonçalves aconteceu quando o Vit. Guimarães caiu para a Liga de Honra. "Nem me fale nisso, custou tanto. Contudo, sempre acreditei que só ficaríamos um ano longe da ribalta e que na Liga de Honra haveríamos de passear e foi isso que aconteceu", recordou.



Sem dúvida mais uma demonstração de que o Vitória consegue tocar "forte" em quem simplesmente começa por ir ver um jogo e depois acaba por ficar apaixonado pelo clube. Deve também ser dito que o senhor em causa confessou no final que também gosta do Marítimo (compreensível, uma vez que nasceu e vive na Madeira). Mas o essencial é mais uma vez ficarmos deliciados por perceber que a grandeza humana do Vitória toca todos aqueles que passam pelo nosso estádio e cidade, presenciando ao vivo o fervor com que vivemos o nosso clube. Afinal de contas, aquilo que dá o nome ao blog... uma verdadeira paixão vitoriana!

Nevoeiro...

Colocado por WhiteShadow a 16 de fevereiro de 2008

A imagem, da autoria do blog Pontapé na Lógica, é tão elucidativa que quase dispensa comentários. Um jogo completamente atípico, com o relvado encharcado, e com o árbitro a interromper o jogo, depois a continuar, depois novamente a parar... enfim. Era claro que não havia condições.

Sobre os poucos minutos que se jogaram (e de forma tão estranha) destaque para o inesperado 11 do Vitória (Moreno e Carlitos mantiveram-se a titulares, Sereno jogou... na direita em vez de Andrezinho e Miljan voltou aos 11 inicial). A melhor oportunidade do jogo foi mesmo no minuto anterior à última interrupção, com Alan a rematar de cabeça na sequência de um contra-ataque mortífero, proporcionando a Bracalli uma defesa fantástica.

Amanhã às 16h o jogo continua (foi parado aos 29', mas tinha sido interrompido alguns minutos antes). Os nacionalistas queriam continuá-lo... amanhã à noite! Que dizer? Amanhã estarei atento, via rádio, uma vez que transmissão televisiva não deve existir.

Última hora, via fórum da AVS (obrigado francisco_vsc): "o jogo será realizado à porta fechada para o nevoeiro não entrar" :)

Flashback: Real Sociedad

Colocado por WhiteShadow a

Para o segundo Flashback desta semana, uma recordação "europeia". Falo de 92/93, onde recebemos e vencemos por 3-0 os espanhóis da Real Sociedad. O marcador foi inaugurado com um excelente livre directo de Dane, à entrada da área. Ainda no decorrer da primeira parte, num ressalto, a bola sobra para Pedro Barbosa que de primeira, sem deixar cair, faz um golo portentoso. Já na segunda parte Dane, numa jogada de insistência, fecha as conta. Aqui fica o vídeo:



Como curiosidade, veja-se que na altura o Pedro Barbosa era ainda somente chamado de Pedro pelos comentadores. Lembro-me também perfeitamente de ter visto esse jogo na então "bancada nova" (agora topo norte) e ter vibrado juntamente com o muito público presente. Nessa altura tínhamos também muita claques. Em particular, nesse jogo apareceram os Black'N'White Boys. Recordam-se deles? Penso que tiveram uma existência bastante efémera. Aqui fica um foto extraída do vídeo para mostrar o pano deles:


No jogo da segunda mão sofremos 2 golos logo nos primeiros 25 minutos e sofremos bastante, mas conseguimos segurar esse resultado e passar. O meu pai foi ver esse jogo e por isso tenho o bilhete. Como estou em Newcastle não o tenho comigo, mas fica a promessa de o publicar aqui no Paixão Vitoriana mais tarde (juntamente com outros bilhetes de jogos que já "passaram" no Flashback).

Na eliminatória seguinte fomos eliminados por uma super-equipa do Ajax, treinada por Van Gaal, que tinha jogadores como Bergkamp, Davids, Overmars, Litmanen, Van Der Sar, os irmãos De Boer, Reiziger ou mesmo Seedorf (na altura um jovem de 17 aninhos).