Paixão Vitoriana
Subscribe

Feliz ano novo!

Colocado por WhiteShadow a 31 de dezembro de 2007

O tempo é pouco. Por isso passei por aqui apenas para desejar a todos uma feliz entrada em 2008! Depois de um ano de 2007 repleto de sucesso desportivo (estamos sem dúvida melhores agora que no final de 2006), esperemos que o ano de 2008 traga um progresso ainda maior ao nível do futebol, e já agora, porque não, um título no voleibol!

E porque normalmente nestas ocasiões se pensa no futuro, aqui fica uma pequena visão pessoal sobre o futuro risonho que eu acho que o Vitória terá. Muitos de vocês já devem ter visto, mas aqui fica de novo uma montagem que me deu vontade de fazer, agora que sou um pai babado de um sócio do Vitória bem pequenino, mas já com lugar anual :) Só de imaginá-lo equipado à Vitória a gritar no estádio comigo...


E a imagem que me serviu de inspiração foi o miúdo na bicicleta. Metáfora perfeita. Por trás a força da multidão vitoriana, a cantar pelo clube, a viver o emblema. Na frente, a liderar, um pai e o seu filho, pedalando lado a lado, equipados a rigor, numa junção que mostra que o Vitória serve de elo de ligação entre gerações e nos dá uma sensação sempre presente de pertencermos a uma família. É bom ser do Vitória! Só quem o sente, sabe o que é...

Flashback, ou o entusiasmo de um menino

Colocado por WhiteShadow a 30 de dezembro de 2007

Quem me conhece sabe que uma das minhas "paixões" são os vídeos e o multimédia. Adoro fazer montagens de tudo o que é relacionado com o Vitória e gosto imenso de coleccionar todo o material (fotos, vídeos e tudo o mais) que faz as nossas memórias vitorianas.

Foi por isso com o entusiasmo de um menino que abre um presente no dia de Natal que recebi quase uma dezena de DVDs com resumos e jogos completos de várias épocas do Vitória dos finais de anos 80 e inícios de anos de 90. Fiquei mesmo contente por ter acesso a esse conteúdo (obrigado Paulo) e com ele irei começar uma nova rúbrica/secção no site da Associação VitóriaSempre. Será dedicada a todos os golos/momentos que fizeram a nossa história.

Aqui fica um "teaser", uma introdução a essa nova secção, denominada de Flashback.



A importância de um derby...

Colocado por WhiteShadow a 29 de dezembro de 2007


E a importância dada pelo clube arsenalista do jogo da Intercalar confirmou-se no equipa escalada. Entraram de início 5 titulares do último jogo do Braga (Frechaut, Anilton, Carlos Fernandes, Vandinho e Jorginho), 1 que apenas não foi titular por ter levado um vermelho (Paulo Jorge), dois suplentes utilizados (João Tomás e Jailson) e 2 suplentes do plantel sénior (César Peixoto e Stélvio). Durante o jogo ainda entraram outros titulares absolutos, como João Pereira e Wender, para além de terem jogado suplentes utilizados como Castanheira. Apenas um júnior chegou a entrar, Vítor Hugo.

O Vitória, por seu turno, entrou apenas com dois titulares (Sereno e Desmarets) e com uma mão cheia de suplentes, alguns nunca utilizados, além de um júnior, Ricardo Morais. Durante o jogo, entraram apenas júniores, como Zé Gaspar, Cristiano e Diogo.

Do lado do Braga, o treinador principal Manuel Machado no banco. Do lado do Vitória, o treinador-adjunto Basílio no Banco...

Ironia das ironias... 1-1! A segunda linha do Vitória empatou com a primeira linha do Braga, e podia ter ganho não fosse o falhanço mais incrível do jogo protagonizado por Rabiola. Fim de história do tal jogo tão importante que recebeu tratamento especial do Braga, que até o adiou (quando, repito, jogou em circunstâncias iguais logo a seguir). E lá conseguiu os seus primeiro pontinhos na Intercalar (sim, empate com golos dá... 2 pontos!).

Foto: Arsenal de Braga

Novamente os bilhetes da Liga Intercalar

Colocado por WhiteShadow a

Depois do episódio rocambolesco do adiamento do jogo da primeira jornada entre Braga e Vitória, eis que finalmente hoje já de disputa neste momento o jogo. E novamente os vitorianos têm de pagar... 5 euros! Em 4 jornadas, as duas em nossa casa foram grátis para todo o público (como tem sido quase regra em todos os jogos da Liga Intercalar). Já os dois jogos fora, foram ambos a 5 euros para o público, o preço máximo permitido. Porque será? Não deve ser do Guaraná...

Já agora, para se atestar da importância que os nossos rivais bracarenses dão ao jogo, além de o terem adiado por terem um jogo da UEFA (e logo a seguir, com um jogo da UEFA na Grécia no mesmo dia, já não o fizeram), agora temos que Manuel Machado convoca todo o plantel, sem chamar nenhum júnior (foi o que li). E o site do dito cujo clube fala em disputar um jogo contra o "grande rival", anunciando o roubo dos 5 euros "para este grande desafio de futebol", onde se espera "sentirem o apoio de todos os nossos sócios e simpatizantes neste grande dérbi minhoto" (entre aspas são citações directas do referido artigo). Há coisas fantásticas, não há?

Estádio cheio

Colocado por WhiteShadow a 28 de dezembro de 2007

Como dois leitores do Paixão Vitoriana me pediram, aqui fica a foto original usada na imagem de Feliz Natal. Se clicarem, podem obtê-la na resolução máxima que eu também tenho. É bonito ver o estádio do Vitória cheio! A foto foi tirada pelo meu grande amigo João "LXVitória" no Vitória-Olhanense. Ele deu-me o prazer de vir directamente da "mouraria" (leia-se Lisboa) para ver o jogo comigo.

Novo placard electrónico já no seu sítio

Colocado por WhiteShadow a

Desta vez não houve novo adiamento. E o placard já está no seu sítio, na bancada Topo Norte. O próximo jogo em casa terá um nova atracção, neste nosso novo "reforço de inverno". Espreite o vídeo da GmrTV para ver mais um pouco sobre os trabalhos de colocação.

Foto: Site do VitóriaSC

1 ano de Manuel Cajuda

Colocado por WhiteShadow a 27 de dezembro de 2007

Faz hoje precisamente um ano que Manuel Cajuda orientou o seu primeiro treino no Vitória. E logo aí deu sinal de que estaria para mudar, acabando com os treinos à porta fechada e abrindo o clube aos adeptos, pois como dizia, os jogadores não podiam ter "medo" dessa mesma massa associativa que foi e é a mola impulsionadora do clube. Isso ficou bem patente nesse seu primeiro treino, com cerca de 2000 vitorianos presentes. Como dizia na altura "Vi mais adeptos do que provavelmente no último jogo que fiz em Portugal" (nota: tinha treinado a Naval). E definiu bem a direcção da relação com os sócios: "A primeira grande verdade que levo deste treino é que a massa associativa caminhou para a equipa, agora, é importante que a equipa saiba caminhar para os adeptos".

Desde o início que se percebeu que Cajuda chegou com o discurso bem "estudado", e logo aí disse: "Sou pago para arranjar soluções e não para arranjar desculpas. Assumi o risco, sou responsável pelo risco que decidi aceitar e sou o responsável pelo objectivo de subir de divisão". E conseguiu-o, treinando o clube que tantas vezes assumidamente desejou treinar. Acima de qualquer outra coisa, foi um excelente condutor de homens, um aglutinador de vontades e paixões que levou o Vitória de regresso ao seu lugar.

Cajuda começou "mal", perdeu na Olhanense e em Vizela, empatou em casa com o Varzim, mas depois da vitória em Penafiel cumpriu o prometido ("depois de começarmos a ganhar, nunca mais paramos") num ciclo de jogos que agora sabemos que culminou da melhor maneira. E tão diferente é a nossa realidade hoje comparativamente com o "sítio" onde estávamos no ano passado por esta altura...

Por tudo isso, obrigado "Mister" Cajuda! Que para o ano, por esta altura, possa estar a escrever um post sobre os dois anos de Cajuda à frente do Vitória. Seria sinal de que tudo estaria certamente pelo melhor...

PS - A assinalar a data, o JN traz um entrevista com o nosso treinador.

Prendas natalícias do nosso presidente?

Colocado por WhiteShadow a 25 de dezembro de 2007

Nesta altura de Natal, o nosso presidente Emílio Macedo da Silva resolveu usar a GmrTV para comunicar aos vitorianos as suas "prendas natalícias".

Num primeiro vídeo, Emílio anunciou que tem um projecto para dinamizar o atletismo no Vitória, aproveitando o excelente recurso que é a pista de atletismo dos irmãos Castro. Além disso, anunciou a intenção de criar uma equipa de futsal (masculina, penso, porque já temos equipa feminina), com o apoio das novas infra-estruturas (leia-se pavilhão) a construir.

Num segundo vídeo com desejos de feliz Natal de várias personalidades de Guimarães, Emílio diz para os vitorianos estarem a descansar, pois a direcção está a trabalhar no sentido de reforçar o plantel e que os vitorianos vão ter "umas prendas de muita qualidade". Note-se que Emílio disse mesmo prendas no plural. Esperemos para saber as novidades do "mercado futebolístico".

Os vídeos da GmrTV de que falei:
- Vídeo das duas novas modalidades
- Vídeo de votos de Natal

Feliz Natal!

Colocado por WhiteShadow a 24 de dezembro de 2007

Desejo um óptima noite de Natal a todos os leitores do Blog! Que tenham uma noite muito feliz junto das vossas famílias, cheias de amor, alegria e claro, muitas prendas, especialmente para os mais pequenos. Feliz Natal!

A frase do dia, por Jorge Jesus

Colocado por WhiteShadow a 23 de dezembro de 2007

"Durante a primeira parte, o Guimarães, sem criar oportunidades de golo (...)"
Será que Jorge Jesus adormeceu durante o jogo??? Sim, é mesmo verdade que ele disse isto. Vejam o vídeo...

Acabar o ano em grande

Colocado por WhiteShadow a

No último jogo do campeonato deste ano civil, o Vitória realizou uma exibição de luxo, culminada com uma vitória completamente merecida e que apenas peca por ser escassa face ao domínio apresentado.

Tal como prometeu, Cajuda entrou com a mesma equipa do Dragão e o primeiro tempo, ao contrário do usual, foi avassalador. O Vitória costuma jogar melhor na segunda parte (e curiosamente costuma também jogar para o outro lado do campo no D. Afonso Henriques nos primeiros 45 minutos), mas deste vez entrou muito bem no jogo. Com um futebol bonito, de passes largos, com um jogo flanqueado, com técnica, movimentação e pressão alta, as oportunidades foram surgindo em catadupa. Ghilas e Miljan, em particular, estiveram em particular destaque pelo desperdício. O Belenenses não conseguia sequer atacar (não me lembro de um único remate deles neste período) e finalmente, aos 28', o Vitória consegue o merecido golo, através de Ghilas, depois de um excelente centro de João Alves. Apesar do golo, a primeira parte continuou sempre com o mesmo sentido.

Na segunda parte o o Vitória reduziu um pouco o ritmo mas continuou a dominar e a criar algumas oportunidades. Cajuda abdicou de um ponta-de-lança por alguns minutos (saíu Miljan para a entrada de Targino), mas pouco depois emendaria, fazendo entrar Felipe. O sinal mais foi sempre dos branquinhos, mas com apenas 1 golo de diferença, o Belenenses ainda tenou assustar nos últimos minutos do jogo, com Jorge Jesus a arriscar tudo, tendo nessa altura o Belenenses conseguido o seu único remate digno desse nome (já depois dos 30' da segunda parte!). Paraty ajudou a tentar inclinar um pouco o campo, mas o Vitória não se desuniu e conquistou um excelente resultado que abre boas perspectivas para o próximo ano. 1-0 foi pouco para tanto domínio.

No Vitória, tenho que destacar João Alves, pois é um jogador que não aprecio muito, e desta vez, apesar de alguns passes perigosos que podiam ter dado em contra-ataques, fez vários excelentes passes em profundidade, para além de ter sido decisivo na assistência para golo. Também Geromel está um autêntico senhor e faz coisas com uma classe que impressiona. Vale a pena ir aos jogos só por ele. Alan mexe muito no jogo, mas está a precisar de marcar. Ghilas falha alguns golos, mas luta muito, até à exaustão, e marcou um merecido golo. Miljan esteve apagado, mas esforçado (o Vitória precisa de um avançado melhor) e Fajardo esteve bastante mal. Estará em má forma física? Flávio Meireles foi o habitual dominador no meio-campo. Sereno este bem, mas apanhou o 5º amarelo e não jogará na Amadora. Nas laterais, Andrezinho cada vez mais prova ser uma excelente aquisição e Desmarets cumpriu. Faz falta lá na frente, mas neste momento é um mal menor, quando comparado com a alternativa Luciano Amaral. Sobre Nilson, não há nada dizer, pois não teve trabalho nenhum... Deve ter apanhado mas é frio!

De registar a presença de quase 15000 espectadores num Sábado frio a uma hora em que todo o comércio estava aberto, o que impediu uma assistência ainda melhor. Mesmo assim, com certeza de fazer inveja a muitos presidentes de outros clubes que tanto desejavam uma massa associativa como a nossa. De notar também que ao intervalo foi feita uma merecida homenagem ao nosso campeão mundial Fernando "Zenga" Machado.

Se quiserem ver os golos, a GmrTV já tem o resumo disponível.

E pronto, para o ano há mais para a BWin Liga. O Vitória venceu, convenceu, deixou para trás a derrota no dragão, e entra em 2008 com tudo para ter uma época no mínimo com qualificação europeia. E que bem vamos passar esta Consoada! Então se compararmos com o ano passado...

Antevisão Vitória-Belenenses

Colocado por WhiteShadow a 22 de dezembro de 2007

Este Sábado o Vitória joga uma cartada importante no seu futuro no campeonato. Depois da derrota no Dragão, os adversários mais directos aproximaram-se. Sendo este o último jogo oficial do ano, só uma Vitória nos manterá na posição que queremos, afastando "fantasmas" e dando tranquilidade a todos para o período de festas natalícias.

No Vitória, Cajuda deu a entender que colocará o mesmo 11 do último jogo. Penso que é uma equipa que dá algumas garantias, e acredito que nos irá dar uma nova alegria. Do lado do Belenenses, Jorge Jesus também acredita nos 3 pontos, inspirado pela recente vitória sobre o Benfica e por 8 jogos seguidos sem perder. Dois importantes jogadores (Cândido Costa e Hugo Alcântara) estão de volta depois de cumpridos os respectivos castigos.

Nas bancadas, espera-se (claro) uma boa casa, daquelas que os presidentes de outros clubes tanto gostariam de ter. Depois deste jogo apenas a 20 de Janeiro voltaremos a jogar em casa, curiosamente para efectuar 3 jogos seguidos em casa (1 para a Taça e 2 para o campeonato). Para mim será um muito aguardado regresso aos jogos ao vivo no D. Afonso Henriques, depois da curta estadia em Newcastle (ainda para mais, quando voltarmos a jogar em casa já estarei novamente no Reino Unido).

A estatística comprova que o Vitória é favorito, e nos últimos 15 jogos oficiais aqui disputados, o Vitória venceu 11, empatou 3 e perdeu apenas 1 jogo. No último jogo empatamos 2-2, num jogo onde o Vitória vinha embalado pelo treino dos 3000 vitorianos e onde Romeu marcou um golo sem contudo festejar.

Estão reunidos todos os ingredientes para uma excelente partida de futebol. Ainda sem o placard (novo atraso na sua colocação), o D. Afonso Henriques será o palco de um jogo onde espero que o Vitória seja novamente feliz (desde que Cajuda chegou, ainda não perdemos em casa). Vemo-nos no estádio!

Imagem: Vídeos do Sapo

Vitória solidário

Colocado por WhiteShadow a 21 de dezembro de 2007

São pequenos "pormaiores" que fazem toda a diferença...

Ontem de manhã, vários jogadores do Vitória visitaram algumas unidades do Hospital de Guimarães, distribuindo presentes pelos doentes, e trazendo alegria para todos.

De tarde, dirigentes, jogadores e treinadores do Vitória visitaram nesta quinta-feira a Associação de Apoio à Criança (instituição para meninos abandonados), tendo distribuído sorrisos e ainda contribuído com uma verba para ajuda à compra de um novo veículo automóvel.

Uma vertente social que o clube não descura e que se saúda! Continuem assim.

Foto: GuimarãesDigital

O novo placard electrónico

Colocado por WhiteShadow a 20 de dezembro de 2007


Se tudo correr bem, teremos já no próximo jogo a oportunidade de ver o nosso novo placard electrónico em funcionamento. Relembro que o Vitória conseguiu um acordo com a OpenVision que lhe permitirá usufruir desta nova valência sem gastar dinheiro, e ainda recebendo parte dos lucros publicitários (embora não saiba exactamente em que moldes). Este foi portanto, na minha óptica, um bom "negócio" efectuado pela nossa direcção e que vem melhorar ainda mais o nosso estádio. Podia dizer muito mais mas para já deixo-vos com o vídeo produzido pela GmrTV, que uma vez mais no "brinda" com conteúdos interessantes e exclusivos sobre o Vitória. Depois do jogo, se realmente o placard já for usado, voltarei a este assunto.

Novo site oficial do Vitória SC

Colocado por WhiteShadow a

Depois da polémica com a Telepac que nos fez ter o site oficial "em baixo" durante as comemorações dos 85 anos, agora já temos disponível o nosso novo site oficial.

Mais branco que o anterior, tem para já conteúdos muito aproximados. Esperava que o novo site pudesse trazer consigo novidades reais em termos de interacção com os adeptos, mas para já vou ter de esperar, pois as secções mais "interessantes" (loja online e pagamento de quotas, por exemplo) ainda dizem "brevemente disponível".

A nível de design, confesso que à primeira vista não foi nada que me agradasse muito, mas também não é completamente desprovido de sentido. É moderadamente agradável, digamos. Mas quando se fala de um emblema que tanto gosto, quero sempre mais e melhor, e por isso estava à espera de ser mais supreendido.

O site permite registos, que eventualmente poderão dar acesso a novos tipos de conteúdos ou facetas do site (por exemplo, será que ao estar registados, poderemos comentar as notícias?) No entanto, para já, ainda não chegou nenhum mail para eu poder confirmar a minha inscrição feita por lá.

Esperemos que afinem agora os pormenores (já vi mais algumas coisas ainda "quebradas") e que o site possa cada vez mais ser um veículo de efectiva comunicação com os sócios e de promoção da imagem do clube para o exterior.

URL: www.vitoriasc.pt

A frase do dia, por Cajuda

Colocado por WhiteShadow a 19 de dezembro de 2007

"Com os jogadores a jogarem assim é a prova evidente de que eu tenho razão ao não os fazer alinhar ao Domingo" por Manuel Cajuda, no final do jogo onde o Vitória perdeu por 4-1 com o Boavista para a Liga Intercalar.

Frase lapidar do nosso treinador no final de uma prestação bem fraquinha da segunda linha do nosso plantel. Ainda assim parece que alguns jogadores foram excepção (como Moreno e Felipe), mas outros teimam com acumular más exibições (como Radanovic e Nuno Santos).

Foto: GuimarãesDigital

Liga Intercalar e bilhetes

Colocado por WhiteShadow a

O Vitória joga hoje novamente para a Liga Intercalar, recebendo o Boavista pelas 15:00 no nosso complexo, com transmissão em directo pela PortoCanal (já é o segundo jogo do Vitória que é transmitido). O resultado é o menos importante e será com certeza mais um jogo interessante para poder rodar os que têm jogado menos e experimentar alguns juniores.

Uma coisa que ficou por dizer do último jogo do Vitória nesta Liga foi o preço dos bilhetes. Em ambos os jogos realizados em nossa casa a entrada foi gratuita para todo o público. E tal tem sido a regra em quase todos os jogos desta Liga. No entanto, na Póvoa, os vitorianos tiveram de pagar... 5 euros! O preço mais caro permitido, se não estou em erro. Será que até nesta liga teremos de ser o "pai dos pobres"? A receita terá sido insignificante, mas sei que mesmo assim estiveram alguns vitorianos, e os outros clubes parecem querer sempre aproveitar-se da nossa paixão pelo clube.

Foto: GuimarãesDigital

Renovação de Ghilas - parte III

Colocado por WhiteShadow a

Já falei neste assunto aqui e aqui, mas vejo-me "obrigado" novamente a fazê-lo. Hoje é o jornal Record que avança com a notícia que Ghilas recusou nova proposta do Dnipro (o clube ucraniano que já o tinha tentado levar), sendo que esta supostamente era ainda melhor para ele do ponto de vista financeiro. Mais, diz ainda que a partir de Janeiro Ghilas pode assinar contratos para a próxima época num outro clube sem isso violar qualquer regulamento. E Ghilas termina o contrato com o Vitória, como sabemos, já esta época...

O que se passa para este processo nunca mais avançar? Ghilas foi um jogador importante na nossa subida, é um internacional A pela sua selecção Argelina (até já marcou um golo pela selecção) e é um jogador que está identificado com o clube e a cidade. Tudo para ter uma futuro duradouro e importante no Vitória. Gostava de saber o que efectivamente está a acontecer para que Ghilas não renove. É a direcção que não está a ceder? É ele que não cede? Porque é que há tanto tempo se diz que está "por dias"? Por dias estamos, digo eu, de ele assinar por outro clube. E quero acreditar que não tem já um outro clube com acordo "não oficializado"...

Foto: GettyImages

Voleibol: estofo e irresponsabilidades

Colocado por WhiteShadow a 18 de dezembro de 2007

Fim-de-semana negro no voleibol... Porque será que a nossa equipa falha sempre nos momentos decisivos?

- No Domingo o Vitória foi derrotado, novamente por 3-0, frente ao Benfica (31-29, 25-16, 25-14). Mais que a derrota, impressionou a "má forma mental". Lutaram no primeiro set que podia ter sido ganho (estivemos na frente) mas depois foram-se completamente abaixo e perderam por números simplesmente impensáveis, a denunciar que baixaram os braços. Como pode ser possível? Eu era dos (poucos) que ainda defendia o Marco Queiroga, mas tenho de dar o braço a torcer e dizer que são demasiados anos sempre a falhar nos jogos decisivos. Falta de estofo dos jogadores? Acredito que um bom treinador a nível psicológico conseguiria fazer mais, e que um safanão é preciso para mudar algo e trazer nova vitalidade. Sob pena de vermos esta modalidade que nos é tão querida "cair" por falta do alimento essencial para quem aposta tão fortemente: títulos!

- No passado Sábado o que se passou no Pavilhão do Leixões foi uma autêntica vergonha. Primeiro, apesar do clima hostil que se sabe que o Leixões tenta sempre apresentar, não havia quase nenhuma polícia no inicio do jogo. Depois, os poucos adeptos do Vitória que estiveram presentes (nesse dia havia aniversário do clube e mega-almoço), adeptos esses que eram familiares dos jogadores e maioritariamente mulheres, foram barbaramente insultados pela claque leixonense, que não contente pelo facto, resolveu começar a atirar isqueiros e cerveja. Questionados os 3 ou 4 polícias sobre a situação, as coisas ainda descambaram mais, e começaram as agressões físicas, sem intervenção das forças da autoridade. Tiveram de ser os jogadores a intervir, o jogo esteve parado quase 30 minutos, sendo que os adeptos do Vitória nem puderam continuar a ver o jogo na bancada. É este o mundo civilizado de Matosinhos? Para piorar tudo, a claque matosinhense faz agora gáudio em dizer que recebeu uma mensagem de um jogador leixonense a acicatar os ânimos, apelidando à presença em força contra os "espanhóis" (ipsis verbis - foi mesmo essa a expressão usada pelo jogador para denominar o Vitória). Atitude deplorável e a merecer a maior repreensão. Se tudo isto se tivesse passado em Guimarães, já sabemos o eco que a comunicação social teria feito. Assim, apenas uma breve referência no JN e "siga para bingo", como se nada tivesse acontecido. Lamentável!

Como vi alguém dizer, afinal onde é o Kosovo, caro Eugénio??

Montagem vídeo FCP-VSC

Colocado por WhiteShadow a 17 de dezembro de 2007

O tempo que tive hoje para "dedicar" ao Vitória foi passado a fazer uma pequena montagem-vídeo da presença magnífica dos adeptos do Vitória no Estádio do Dragão.



O material não era muito, mas mesmo assim acho que dá para ficar com uma ideia de grandeza da massa humana vitoriana. São momentos de autêntica Paixão Vitoriana.

Já agora, também o blog dos WA Trofa lançou uma montagem-vídeo que vale a pena ver!

Aconteça o que Acontecer, Sou Vitória Até Morrer!!!

Aconteça o que acontecer, sou Vitória até morrer!

Colocado por WhiteShadow a 16 de dezembro de 2007


Adeptos do Vitória no final do jogo no Dragão. Palavras para quê?

Um vídeo do Fábio Felgueiras.

Tentar ser imparcial...

Colocado por WhiteShadow a

Para tentar ser imparcial, vou apenas deixar ficar aqui as imagens e o vídeo do lance. As conclusões a tomar ficam para os leitores do blog.

Vídeo do lance

Actualização: e já agora um pequeno GIF animado do lance em questão:



Sala de Troféus em Vídeo

Colocado por WhiteShadow a


O Vitória inaugurou ontem a sua nova Sala de Troféus Edmur Ribeiro e a GmrTV, mais uma vez, dá-nos o privilégio de poder ver um pouco da grandeza do Vitória. Fiquei muito agradado com as imagens e com certeza farei tudo para a ver ao vivo. Talvez já no próximo Sábado, antes do jogo com o Belenenses.

Momentos Vitória no Dragão

Colocado por WhiteShadow a

"É a claque do Vitória de Guimarães que se ouve. (...) Um espectáculo dentro do próprio espectáculo. (...) Impressionante." in TVI

Imagens que dispensam comentários. Uma pequena montagem feita pelos White Angels da Trofa.

Adoraria ter mais fotos e vídeos da impressionante moldura do Vitória no Dragão. Se tiverem, terei todo o gosto em publicar no blog! Principalmente fotos de dentro do campo, que dessem a ideia do tamanho da nossa secção seriam MUITO apreciadas.

Já agora, não posso deixar de lembrar que, como sempre, o Pontapé na Lógica já tem algumas fotos e vídeos.

Sofrer um golo no melhor período...

Colocado por WhiteShadow a

O Vitória foi ontem derrotado na cada do líder por 2-0, naquele que foi um belíssimo jogo de futebol. Cumprindo o que prometera, Cajuda apresentou a formação de sempre (igual à que jogou em casa contra a Académica apenas com troca de ponta-de-lança por ponta-de-lança). E a verdade é que jogou olhos nos olhos com o actual campeão nacional, sendo até agora a única equipa que o fez no Dragão (nem o Sporting jogou assim por lá).

O jogo começou com um ligeiro domínio terroritorial do Vitória, mas a partir dos 10m o Porto equilibrou e começou a criar perigo, principalmente em contra-ataque (suprema ironia). E num lance de contra-ataque surge a primeira grande oportunidade de jogo, com Quaresma a falhar um golo quase feito depois de o Vitória ter tido muita gente na área portista. O jogo continuou na mesma toada e em novo contra-ataque o porto desperdiça outra grande oportunidade. Nos últimos 15m da primeira parte o Vitória voltou a dominar e podia ter marcado por duas vezes. Primeiro Ghilas tem um excelente lance culminado com um remate às malhas laterais. E depois, Geromel, num canto, remate por entre a floresta de pernas, com Helton (com alguma sorte) a conseguir defender com os pés.
Na segunda parte o Vitória entrou muito bem e dominou completamente os primeiros 10 minutos. A bola rolava entre os seus jogadores e no culminar nesse domínio Helton faz a defesa da noite, após excelente cabeçada de Alan. Era um Vitória mandão em pleno Dragão.
Mas no melhor pano cai a nódoa, e completamente contra a corrente do jogo no momento, o Porto faz um contra-ataque após perda de bola de Andrezinho, Sereno e outros não conseguem cortar e Raúl Meireles cruza muito bem com Tarik, completamente na "queima" da linha de fora-de-jogo faz o primeiro. Injusto, perante o futebol desenvolvido, mas demonstrador da diferença de eficácia.

O Vitória acusou o toque e demorou a voltar a encontrar-se, apesar de continuar a atacar mais. E num novo falhanço defensivo, Geromel fica sozinho perante dois jogadores do Porto, e não conseguindo fazer o corte (o salto não chegou para tocar na bola) viu Lisando, o melhor marcador do Campeonato, não perdoar, fazendo o 2-0.

A história do jogo ficou practicamente escrita, e o Vitória limitou-se a não baixar os braços, com novo período de domínio culminando numa cabeçada de Targino à barra, após cruzamento de Carlitos.

No final, a certeza de que o Vitória está a ganhar uma equipa. Quantas equipas veremos jogar assim este ano no Dragão? Nem o Liverpool jogou tanto de "peito aberto" e com isso o Vitória pagou com alguns lances mortíferos de contra-ataque. Sem dúvida que preferia outro resultado, mas fico orgulhoso de ver meu Vitória jogar como sempre faz, sem medos, procurando impor o seu futebol. Hoje fizeram a diferença os pormenores e talentos individuais provenientes de uma gigantesca diferença de orçamentos, mas se continuarmos a jogar assim iremos com certeza ter muita alegrias. É uma derrota que não belisca em nada o nosso percurso e agora há que retomar o curso das vitória já no próximo e importante jogo contra o Belenenses.

Uma palavra final para imensa moldura humana que se deslocou para apoiar o Vitória. Simplesmente notável! Fantástica! Sem palavras! O Vitória é um grande clube, um caso ímpar no nosso futebol.

Fotos: GettyImages, Futebol no Sapo

Vitória categórica em Matosinhos

Colocado por WhiteShadow a 15 de dezembro de 2007

Segundo consegui saber (obrigado Ricardo Sequeira), o Vitória cilindrou o Leixões por 3-0 (20-25, 18-25, 21-25). Isto em Voleibol, claro. Excelente prenúncio para o jogo de amanhã, com a equipa com a moral em alta. Actualizado: no outro jogo grande o Espinho ganhou 3-1 ao Benfica.

Para não variar, a SportTV fala em agressões aos adeptos do Vitória em Matosinhos. Esperemos para saber mais.

Já agora, que seja também bom prenúncio para o jogo de hoje à noite, em futebol.

A foto que mostro aqui é uma montagem minha de algumas imagens de uma vitória nossa (na casa do Benfica) que fez o Vitória passar num playoff de uma época anterior.

Antevisão Porto-Vitória

Colocado por WhiteShadow a

Disputa-se hoje o jogo mais importante da jornada, entre os actuais primeiro e terceiros classificados do nosso campeonato.

O Porto está extremamente motivado pela recente passagem aos oitavos-de-final da Champions League, feito que conseguiu sendo 1º classificado do grupo. Além disso, estará quase na sua máxima força, apenas com a saída de Fucile para a entrada de Marek Cech. Certamente quererá obter os três pontos no último jogo que disputará no Dragão neste ano.

Por seu lado, o nosso Vitória irá também apresentar uma elevada motivação. O lugar actual na liga demonstra bem a qualidade do futebol que tem sido desenvolvido, e o Vitória vai querer mostrar que não é por acaso que aí está. Cajuda deverá apostar na mesma equipa de sempre, com Miljan na frente de ataque, numa clara demonstração de querer jogar para ganhar no Dragão. Cajuda tem sido um mestre no jogo psicológico e estou certo que o jogadores vão entrar confiantes e com "ganas" de obter os 3 pontos. Será também interessante ver como irá jogar Alan no regresso a um terreno que bem conhece.

Do lado de fora do relvado, as bancadas prometem encher. De ambos os lados contentes com as carreiras das respectivas equipas. E será certamente uma das maiores e melhores falanges de apoio adversárias que os portistas poderão ver. O ambiente promete ser ensurdecedor e de total apoio.

Os dados estão portanto lançados e a ansiedade para os adeptos, como eu, é já grande. O Porto é favorito, porque joga em casa, mas o Vitória tem argumentos para discutir o jogo. Venha lá a hora do jogo para termos a bola a rolar. Será (espero) um bom jogo, com duas equipas a pretender mostrar bom futebol e com ambas a querer ganhar.

Deslocação às Antas em 95/96

Colocado por WhiteShadow a

Para além de uns milhares espalhados pelo Topo Norte, era este o aspecto da então principal claque Vitória na deslocação às Antas na época 95/96. Hoje estaremos novamente em bom número, com pelo menos uns 3000 vitorianos no Dragão.

Foto: Insane Guys

Fim-de-semana escaldante no Voleibol

Colocado por WhiteShadow a 14 de dezembro de 2007

Este fim-de-semana promete, no que ao Voleibol diz respeito. Uma dupla jornada de emoções fortes e de muitas decisões.

No Sábado o Vitória desloca-se ao terreno do Leixões. Um jogo sempre difícil, contra vários ex-vitorianos, num ambiente que o futebol ajudou a tornar cada vez mais hostil. Além disso, a equipa de Matosinhos, sempre com uma boa formação, é das equipas mais complicadas, tirando os favoritos ao título, como o demonstrou a derrota apenas na negra contra o Benfica ainda há poucos dias. No mesmo dia o Sp. Espinho recebe o Benfica, num jogo onde um dos nossos grandes adversários sairá com uma derrota.

No Domingo, o Vitória desloca-se a Lisboa para defrontar o Benfica. Um jogo importantíssimo para as nossas aspirações, e que sem dúvida ajudará a definir quem se encontrará em melhor posição para alcançar o tão desejado primeiro lugar na fase regular, que traz por acréscimo a vantagem do factor casa nos decisivos jogos do playoff final (factor esse que foi determinante para impedir o Vitória de ter chegado ao título nas duas épocas anteriores).

Infelizmente nenhum dos nossos jogos passará nas TVs (o Sp. Espinho - Benfica poderá ser visto na SportTV, pelas 17:00 da Sábado), pelo que resta acompanhar in loco a nossa equipa para poder ver os acontecimentos. Por motivos pessoais não terei essa oportunidade, mas estou certo que os indefectíveis vitorianos não deixarão de marcar presensa nestes dois fulcrais jogos fora. Uma parte do nosso futuro nesta época joga-se nestes dois dias e esperemos chegar sorridentes à segunda. Porque o Vitória tem equipa para finalmente trazer o título para Guimarães!

Como nota de curiosidade, o sorteio da Taça foi também favoravelmente ao Vitória. Se a nós nos deu uma aparentemente fácil deslocação ao Sesimbra, o sorteio ditou que Sp. Espinho e Benfica se encontrassem já nesta fase, fazendo com que um dos nossos adversários fique já pelo caminho. Por isso, porque não pensar na dobradinha no voleibol? Ainda é cedo, eu sei, mas acredito que possa ser possível. Força Vitória!

Foto: VitóriaGrande

As últimas vitórias frente ao Porto

Colocado por WhiteShadow a

A estatística do Vitória frente ao Porto não é muito favorável, é um facto. No entanto, temos algumas boa recordações de jogos com os "tripeiros". Em jeito de curiosidade, e para "trazer boa sorte" vou aqui recordar as nossas duas últimas vitórias frente ao clube azul e branco.

A nossa última Vitória em jogos oficiais (descontando a Liga Intercalar) deu-se na época 2004/2005, mais propriamente 27 de Outubro de 2004, num jogo a contar para a Taça de Portugal. O jogo disputou-se no D. Afonso Henriques e Vitória venceu por 2-1, com golos de Nuno Assis. Derlei reduziu a desvantagem, mas já não foi a tempo. Nesse jogo o Vitória alinhou com: Palatsi; Bessa, Cleber, Dragoner, R. Matias; Rui Ferreira, Braúlio, F. Meireles, N. Assis; Luís Mário, Romeu. Jogaram ainda Alex, o "grande" Djurdjevic e Silva. Destes todos, apesar de terem passado tão poucos anos, apenas o nosso actual capitão Flávio Meireles ainda permanece no Vitória. Aqui fica uma foto desse jogo:


Em jogos disputados no terreno dos azuis e brancos a nossa última vitória é mais distante e foi bem perto do final da época 1995/1996 (entretanto ganhamos várias vezes ao Porto, mas sempre em nossa casa). Nesse jogo, o Vitória conseguiu uma vitória histórica, pois o Porto não perdia em casa há mais de 3 anos. O nosso treinador era Jaime Pacheco e nesse ano fizemos uma excelente segunda volta, com várias vitórias em casa dos apelidados de "grandes" pela comunicação social. O Vitória esteve a perder 1-0 mas viria a ganhar por 3-2 com golos de Edinho, Ricardo e Zahovic. Este último golo foi simplesmente excelente e recordo-me bem de o ver ao vivo:


A nossa equipa nesse jogo foi: Nuno (agora do lado contrário); Valter, Soeiro, V. Silva e Q. Berto; Marco, Capucho, V. Paneira e Zahovic; Edinho e Ricardo. Jogaram também Gilmar, Emerson e o "eterno" N'Dinga.

Os meus cadernos de Secundário sempre tiveram decorações referentes ao Vitória. Como vivi e estudei em V. N. Famalicão, um eterno "ninho" de adeptos do Porto e Benfica, era com especial orgulho que os passeava na escola. Este jogo deu-me motivo para uma decoração "diferente" de 3 dos cadernos do ano escolar seguinte (cliquem nas fotos para aumentar):

Free Image Hosting at www.ImageShack.us Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Caderno de Técnicas Laboratoriais de Química

Free Image Hosting at www.ImageShack.us Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Caderno de Português

Free Image Hosting at www.ImageShack.us Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Caderno de Fisico-Química

Que a história se repita este Sábado e o Vitória volte a quebrar a invencibilidade portista no seu estádio!

Fim da linha para o ciclismo

Colocado por WhiteShadow a 11 de dezembro de 2007

O regresso do Vitória ao ciclismo durou apenas 2 anos... Segundo os diários desportivos, e de acordo com as dúvidas que já tinha colocado aqui no blog, a secção de ciclismo do Vitória não irá inscrever equipa em 2008. As notícias dizem que o Vitória não conseguiu o outro patrocinador principal que acompanhasse a ASC no enorme suporte financeiro que uma equipa profissional de ciclismo necessita.

Não posso dizer que ficasse muito supreendido. É que a base principal que mantém uma equipa serão sempre os resultados, e o que é facto é que, apesar das melhorias na segunda época, a equipa falhou completamente na principal montra que é a Volta a Portugal (entre outros resultados menos bons). O nome do Vitória implica ser ambicioso e querer mais do que simplesmente ser uma das duas equipas mais fracas do pelotão nacional (é um pouco duro dizer isto assim, mas foi a realidade). E logo agora que se falava numa maior aposta no ciclismo, com a contratação do David Berbanéu (que venceu a volta em 2004)...

Tenho no entanto de admitir que fico com pena. Fica mais pobre o ciclismo em portugal, perdendo adeptos aficionados, como se viu no ano passado com dias memoráveis como a enchente vitorianas na Sra da Graça ou aquela bandeira gigante na Lagoa Comprida, na Serra da Estrela. Fica mais pobre o Vitória, pois perde uma modalidade que podia ser muito interessante. Pode ser que isto seja para o melhor, e que agora se pense na modalidade de base, num projecto a longo prazo, que contemple também a formação numa região como a nossa que tão bons ciclistas tem dado a Portugal.

Seja como for, para já, o ciclismo do Vitória terminou. E o famalicense José Rodrigues, talvez a nossa estrela no ano passado, já assinou pela Liberty Seguros.

Bilhetes voaram...

Colocado por WhiteShadow a 10 de dezembro de 2007

Não é nada que supreenda nos adeptos vitorianos, mas é sempre reconfortante verificar como com o Vitória a loucura "saudável" é sempre em doses agradavelmente altas. Na passada quinta-feira, a direcção do Vitória colocou à venda 800 bilhetes a 10€ para o jogo no Dragão (entregou outros 200 bilhetes às claques, se percebi bem). Os bilhetes esgotaram no próprio dia, nem sequer durando até ao final da tarde. A direcção (e muito bem, já agora) conseguiu obter mais outro pacote de bilhetes a 10€ que colocou à venda na sexta (apenas durante uma parte da tarde) e voaram logo mais outros 500 bilhetes. Isto sem grande divulgação, pois basicamente foi apenas anunciado no site, e nem todos os associados têm o acesso fácil a este meio de comunicação. Sobravam portanto 500 bilhetes para esta semana, e de forma natural, hoje de manhã a fila era enorme! E em apenas 1h voaram completamente os bilhetes que restavam.

Deste modo, pelo menos 2000 vitorianos estão já garantidos no Dragão, para além de muitos outros que deverão marcar presença. Oxalá a direcção consiga obter mais bilhetes ainda, nem que sejam a 15 €, pois certamente ainda são muitos os que querem ir mas não têm bilhete. A equipa terá portanto o apoio necessário. Só falta corresponder com um bom resultado.

Foto: Associação VitóriaSempre

Fotos do triunfo na Tapadinha

Colocado por WhiteShadow a

Por cortesia do LXVitória (obrigado!) aqui ficam algumas fotos do jogo na Tapadinha. Podem clicar nas fotos para as aumentar



A frase do dia, por Carlos Manuel

Colocado por WhiteShadow a

"Ia a caír para trás e eu agarrei-o, mais nada. E ele pensava que eu tava a agarrar para o gajo não ir para o campo. Mas pronto, não é preciso gravar isso."


Eu pensava que já tinha visto de tudo no futebol, mas afinal conseguem sempre supreender-me... Depois de no ano passado termos visto um dirigente do Leixões a rasteirar Henrique, um jogador do Vitória, agora temos Carlos Manuel a agarrar Geromel e a não deixá-lo entrar em campo, com os seus jogadores a tentarem aproveitar a descompensação na nossa defesa. E ainda tem a lata de no final dizer a frase acima descrita. Ainda bem que a GmrTV nos mostra as imagens para sabermos que como no futebol se mente tão descaradamente. Vale a pena ver o vídeo do lance. E nem é preciso comentar mais nada...

Serviços Mínimos

Colocado por WhiteShadow a 9 de dezembro de 2007

Neste Domingo o Vitória conseguiu cumprir os serviços mínimos e garantiu a passagem à próxima eliminatória, vencendo por 1-0 o Atlético no histórico estádio da Tapadinha. Pelo que puder ler e ouvir, não foi um jogo brilhante, longe disso, apesar de o 11 inicial ser aparentemente o 11 que jogaria se o adversário fosso do nosso escalão. Os jogadores não se esforçaram muito e tivesse o Atlético marcado o penalti que desperdiçou e a história podia ser diferente. Por falar nisso, grande Nilson! Este nosso guarda-redes é um monstro nas grandes penalidades. Com ele acredito sempre que pode não ser golo. Por curiosidade, entre a comunicação social subsiste a dúvida em saber se o nosso golo foi marcado por Miljan ou se foi um auto-golo de um jogador do Atlético.

De qualquer modo, o mais importante foi conseguido, a vitória. Estamos na próxima eliminatória e agora há que continuar a lutar para chegar ao Jamor. Noutros anos perdemos jogos como este, mas agora conseguimos ser eficientes, mesmo a jogar mal. Convém também dizer que depois de Nascimento ter vindo assumir que o Vitória tinha como objectivo a final, Cajuda vem agora dizer que para este ano não pensa nisso. Não gostei muito, mas compreendo que ele visou colocar alguma água na fervura e retirar pressão dos jogadores, depois de uma exibição menos conseguida. Agora, venha de lá esse sorteio!

Edit: aqui fica o vídeo do golo do Vitória.

Edmur, o goleador

Colocado por WhiteShadow a

Falando na Sala de Troféus com o seu nome, aqui fica a minha singela homenagem a esse grande homem e jogador que foi Edmur Ribeiro. Uma foto que com certeza todos os vitorianos deveriam ter, por todo o seu significado histórico. Obrigado por tudo, Edmur!

Foto: Gruppo1922 (apesar de o blog estar neste momento "sem posts", o Google preserva a sua memória - sem dúvida este motor de busca é uma ferramenta formidável)