Paixão Vitoriana
Subscribe

Marcelo Soares

Colocado por WhiteShadow a 30 de novembro de 2007

O Jogo diz que os primeiros frutos do protocolo com o J. Malucelli estão já aí. Para já é só "rumor", mas segundo essa fonte o Vitória irá assinar com o atacante Marcelo Soares, ponta de lança do "Jotinha" (assim tratam os jornais brasileiros o clube), que foi o melhor marcador da Copa Paraná, com 13 golos. Por curiosidade, o Malucelli ganhou essa copa e ficou o direito a participar na série C brasileira em 2008. Não sei para já muito mais sobre o jogador, mas como seria de esperar, já descobri o habitual vídeo de divulgação no YouTube. Vale o que vale (em vídeo é sempre fácil parecer um óptimo jogador), mas deixo ficar aqui para vossa consideração:



PS - Já agora, nunca mais se soube nada do Diego Campos. Li algures que Cajuda não tinha desgostado, mas não me acredito que assinem dois novos pontas-de-lança. Esperemos para ver...

Just some notes

Colocado por WhiteShadow a

Só apenas algumas pequenas considerações:

- É mesmo recorrente mas tenho de o dizer. Agora até um resumo de um jogo dos juvenis pode ser visto na GmrTV. Parece pouco, mas é realmente um "luxo" poder ter estas pequenas coisas para nos alimentarem o vitorianismo. O pior é que nos habituam mal e depois se ficarmos sem isto vamos notar...

- Muito interessante a pequena entrevista de Desmarets no Record. Quase não dá para imaginar que há tão pouco tempo Desmarets jogava na 4ª divisão e conduzia um autocarro no turno da madrugada. Este francês foi uma das coisas boas de Norton de Matos e espero que continue com esta sua humildade a contribuir para o sucesso do Vitória.

- Equipamento novo ou não? Vários orgãos de comunicação social noticiaram que o Vitória iria estrear um 4º equipamento alusivo ao 85º aniversário já no jogo com a Académica. O jogo diz que essa opção apenas está em estudo. Parece-me complicado ter algo digno do evento num período tão curto de tempo se não há ainda certezas.

Foto: GmrTV

Saída Lógica?

Colocado por WhiteShadow a

Na segunda Luciano Baltar viu o jogo calmamente com Manuel Almeida. Na terça o Desportivo de Guimarães noticiava que Luciano Baltar não pretendia colocar o lugar à disposição. Hoje, o Record diz que afinal Luciano Baltar vai demitir-se. Será que sempre iremos ter solução lógica para este caso? Só espero que depois de sair não venha a público incendiar ainda mais e que compreenda que o bem do Vitória deve estar acima de qualquer interesse pessoal (o mesmo se aplica para os que ficam na direcção). De uma coisa tenho a certeza: o Vitória não precisava de ser falado por isto. E a união da direcção já foi colocada em causa...

Foto: Desportivo de Guimarães

Southampton - Vitória em 1969

Colocado por WhiteShadow a 29 de novembro de 2007

Uma vez que não tenho tido muito tempo para escrever, vou colocar aqui mais uma fotografia, neste caso uma foto de uma época histórica. Aqui há tempos descobri esta preciosidade na Internet. A foto tem já mais de 38 anos (!) e é referente ao jogo que o Vitória disputou no Southampton, em Novembro de 1969. Acabaríamos por perder essa eliminatória (3-3 em casa, 5-1 fora). Mas essa época ficou guardada a chave de ouro porque o Vitória participou pela primeira vez nas competições europeias! No ano anterior, tinha conseguido um excelente 3º lugar no campeonato, tendo entra outros jogos ganho em casa ao Benfica e ao Sporting (e dando 5-0 ao Braga, já agora). Nessa época, Joaquim Jorge foi considerado o melhor jogador do campeonato. Resta relembrar que antes do Southampton, o Vitória tinha eliminado o Banik Ostrava, da Rep. Checa.

Foto: MediaStoreHouse

Porque hoje é dia do Pinheiro

Colocado por WhiteShadow a

Para relembrar o início das Festas Nicolinas. A foto é do ano passado. Ganhamos 2-0 ao Trofense. Ainda bem que a divisão é outra mas esperemos que segunda o resultado possa ser semelhante. Com toda a discussão que vai pelo fórum da AVS e pelo Vimaranes, espero que não seja nenhuma afronta aparecer algo das Nicolinas de um famalicense ;) Ainda bem que ser do Vitória não está limitado a um "clube restrito" para nascidos em Guimarães. E olhem que desconfio que haverá muitos não vimaranenses, que não andaram em nenhum liceu de Guimarães que sabem mais sobre as Nicolinas e que respeitariam muito mais a tradição do que outros que "podem" participar...

Foto: Pontapé na Lógica

As maravilhas da tecnologia

Colocado por WhiteShadow a 28 de novembro de 2007

Need I say more?

Ainda com dificuldades em digerir...

Colocado por WhiteShadow a 27 de novembro de 2007

Antes de mais as minhas desculpas por actualizar agora menos o blog que no seu início, mas o tempo é "curto" aqui em Newcastle.

De qualquer modo, é ainda muito complicado falar do jogo de ontem... Ainda estou com dificuldades em digerir! É que claramente o Vitória é neste momento melhor que o Boavista, e no entanto saimos com 0 pontos. E mesmo com pelo menos 2 penaltis claros por assinalar, mesmo com 2 golos dados de "borla" no início do jogo, tinha sido tão fácil ganhar... Por me ser ainda difícil falar do jogo, ficam apenas algumas notas:

- Valeu a pena "chorar". Lucílio correspondeu aos anseios de Pacheco. Afinal, o Jaime tinha razão quando dizia que os árbitros "muitas vezes erram porque querem". E ainda se diz que o Vitória é beneficiado...

- Radanovic, desculpem-me, mas por muito boa vontade que tenha, não é central para o Vitória. Canhoto ou não, tem de jogar o Márcio Martins ou então que entrasse o Moreno. Felizmente Sereno já deve recuperar.

- O que se passou com o Fajardo? Jogo para esquecer...

- Felipe mostrou bons pormenores. Sem dúvida merece ser chamado outra vez. Pena foi num lance da segunda parte ter feito o mais difícil e depois ter atirado ao poste.

E muito mais poderia dizer, mas sinceramente ainda estou muito "a quente". Venha rapidamente a próxima jornada, novamente a uma segunda-feira, graças à ditadura televisiva.

Foto: Capa de hoje do Desportivo de Guimarães

Golo de Pedro Mendes

Colocado por WhiteShadow a 26 de novembro de 2007


Embora tenha acontecido num jogo que acabamos por perder, aqui fica um golaço de Pedro Mendes no Bessa, num remate... atrás do meio-campo!!! Que sirva de inspiração para os noss rapazes!

Por falar no Pedro, vou ver se consigo ir ver um jogo do Portsmouth enquanto estiver aqui por Inglaterra.

A pantera está a soro

Colocado por WhiteShadow a

A rivalidade entre Vitória e Boavista já existe há alguns anos. Durante muitas temporadas, estes foram sem dúvida os dois clubes que mais lutavam por incomodar o poder instalado. Numa época em que o Boavista estava muito perto da linha de água, os Insane Guys resolveram brindá-los com esta excelente coreografia. E que actual que ela está...

Foto: Ultras IG

Preço dos bilhetes na rotunda

Colocado por WhiteShadow a 25 de novembro de 2007

20€ para ver um simples jogo de futebol do campeonato na casa do penúltimo classificado da Liga, numa segunda à noite com transmissão televisiva em directo. Um manifesto exagero! O Vitória tentou baixar os preços para 10€, apelando ao bom-senso e à troca de bilhetes ao mesmo preço para a segunda volta, mas nada demoveu os dirigentes do clube da rotunda... E o pior é que está política exagerada de preços é uma constante por lá. Recordo-me de há alguns anos já serem os tais "4 contos". É assim que querem chamar espectadores ao estádio? Talvez isto ajude a explicar a péssima moldura humana actual de um clube que até foi campeão há poucos anos, embora tenha desaproveitado essa excelente hipótese de crescer a nível humano. Este ano a média nem a 4000 espectadores chega e é um estádio do Bessa sempre desolador, completamente descolorido e com bancadas fechadas o cenário dos jogos. E nem mesmo a tentativa de colocar os espectadores na bancada em frente à transmissão televisiva consegue disfarçar o vazio.

É uma pena, pois os vitorianos já tiveram certamente grandes deslocações ao Bessa, e um jogo com adeptos é muito mais agradável para todos os intervenientes. Cada vez mais se nota que o caso do Vitória é mesmo uma excepção e não a regra. E ainda sexta-feira estiveram menos de 700 espectadores em Leiria. Cenário desolador, comparado por exemplo com o vivido aqui em Inglaterra, onde 2 semanas antes do Newcastle-Liverpool o jogo já estava completamente esgotado...

Foto: Megafone

Antevisão Boavista-Vitória

Colocado por WhiteShadow a

É já amanhã, pelas 19:45, que o Vitória regressa aos jogos do campeonato. Dos nossos actuais adversários directos na tabela, o Sporting empatou, o Marítimo perdeu em casa com a Naval (!) e o Setúbal tem uma deslocação difícil ao Dragão, onde deverá perder pontos. Uma vitória nossa será portanto fantástica e irá colocar-nos numa posição excelente para o próximo jogo em casa.

Confirma-se que Sereno e Miljan não foram convocados e Cajuda tenta lançar algumas nuvens de fumo, pese embora tudo aponte para que Radanovic, Fajardo e Ghilas sejam titulares. Curiosamente, a última vez que jogamos sem ponta-de-lança fixo, em Alvalade, perdemos. Mas penso que não foi pelo sistema táctico. Sinceramente estou muito expectante em relação a este jogo. Estou moderadamente optimista mas tenho receio das várias condicionantes (dois titulares lesionados, Cajuda fora do banco e eleições "frescas" no clube da rotunda). A equipa terá muita mobilidade na frente e espero que consiga ultrapassar o fraco índice de concretização das últimas jornadas (apenas 3 golos nas últimas 4 jornadas). Mas defensivamente confesso ter ainda algum receio do Radanovic. E convém referir que Jaime Pacheco vem agora colocar pressão sobre o árbitro do encontro, acusando-o de errar deliberadamente contra o Boavista. A culpa é sempre de outros...

A título de curiosidade, mesmo em Newcastle, irei em princípio conseguir ver o jogo em directo. Viva a tecnologia e as oportunidades que nos proporciona! :)

Gateshead Millennium Bridge

Colocado por WhiteShadow a 24 de novembro de 2007

A futurística ponte pedonal no rio Tyne, na cidade de Newcastle. Esta ponte custou mais de 30 milhões de euros e tem a possibilidade de "rodar", levantando a parte mais baixa de modo a que possam passar barcos. Pode ver mais informação aqui, saber onde fica no Google Maps ou ver uma webcam que mostra a ponte neste momento.

Luciano Baltar

Colocado por WhiteShadow a

Este pequeno hiato nas actualizações do blog retirou o timing correcto para falar da surpreendente vinda a público do vice-presidente do Vitória Luciano Baltar, criticando a decisão de seguir em frente com uma auditoria. Mas impunha-se comentar, pois é sem dúvida um assunto importante na vida do Vitória. A resposta dos outros principais membros da direcção foi tão demolidora, que o espaço para Baltar na direcção basicamente acabou. Ele diz que não se demite, mas sinceramente, não me parece que tenha tomado uma atitude minimamente correcta. Sendo o vice para o pelouro financeiro, já é estranho discordar da auditoria. Mas não aceitar democraticamente a decisão tomada, e vir a terreiro demonstrar o seu desagrado, numa altura em que desportivamente o Vitória está tão bem, não lembra ao diabo. Não é necessário o Vitória dar "tiros nos pés". Vou esperar para ver e perceber se há algo mais por detrás da sua atitude, mas para já, para já, só vejo a demissão como única saída digna de Luciano Baltar. Seja como for, já provocou o primeiro rombo na união e coesão de uma direcção que tinha vindo a fazer um trabalho, a meu ver, exemplar.

Foto: Expresso do Ave

Renovação de Ghilas - parte II

Colocado por WhiteShadow a

Já aqui tinha falado da renovação de Ghilas. E o que é certo é que não só as coisas não avançaram, como agora vem o seu representante dizer que só espera até Janeiro, e que tem propostas de outros clubes portugueses e estrangeiros. Certo que diz que Ghilas prefere o Vitória, mas novamente se diz que o problema é mesmo uma diferença de verbas. Pequena, é certo, mas existente. Espero sinceramente que se consiga chegar a acordo, pois Ghilas é um jogador importante (e que deverá ser titular no Bessa, já agora). Quero acreditar que a direcção realmente está a trabalhar no caso, mas está a arrastar-se por tanto tempo que começo a ficar com uma "pulga atrás da orelha"...

Newcastle first impressions

Colocado por WhiteShadow a 22 de novembro de 2007

Não tenho muito tempo agora, mas aqui fica um post para dizer que cheguei bem (obrigado pelas mensagens). E como o blog é sobre futebol, vejam a vista do meu gabinete aqui na Universidade de Newcastle, situado no 9º andar. Sim, é o St. James Park, o estádio do Newcastle :)

Viagem para Newcastle

Colocado por WhiteShadow a 20 de novembro de 2007

Amanhã partirei para uma nova etapa da minha vida. No âmbito do meu doutoramento, vou passar uns tempos na Universidade de Newcastle, a fazer investigação científica. Por isso mesmo, não sei quando poderei "normalizar" a minha relação com a Internet e portanto não sei quando virá o próximo post (na pior das hipóteses penso que quinta já poderei escrever novamente).

Por isso mesmo, surgirão a partir de agora alguns posts com este marcador "Newcastle". As minhas "desculpas" por isso, mas tentarei que tenham sempre a ver com futebol (e o Vitória), claro. São realidade que serão interessantes de comparar. E como costumo dizer, só podia ter escolhido ir para uma cidade com um clube preto e branco :) Para já, para já, para abrir o apetite, deixem-me só dizer que já garanti o meu bilhete para ir ver o Newcastle-Arsenal, a realizar no início de Dezembro, onde poderei apreciar o ambiente inglês de um estádio com mais de 50000 adeptos.

Futuro do Ciclismo?

Colocado por WhiteShadow a

O futuro do ciclismo do Vitória continua indefinido. Como podemos ler num diário desportivo, a ASC não quer ser única patrocinadora, e ainda se está a procurar um outro patrocinador principal.

O ciclismo é uma modalidade bastante cara e tem necessariamente que ser auto-financiada no caso do Vitória. No entanto, não deixo de notar que é muito agradável ver as cores do Vitória no pelotão nacional. Segui sem dúvida com mais interesse as provas velocipédicas nacionais nestas duas últimas épocas, em particular a Volta a Portugal, onde os nossos resultados não estiveram à altura do que esperava. No entanto, esta época 2007 correu bem melhor que a 2006. E gostava de ver se a evolução continuava em 2008 (mesmo sem ser prioritário). E sem dúvida é arrepiante ver imagens como aquela bandeira gigante do Vitória na Lagoa Comprida (Serra da Estrela). Já agora, alguém tem essa imagem gravada? Adoraria tê-la!

Já agora, em relação ao ciclismo, a atribulada participação do José Rodrigues nos mundiais devia ter tido outro tipo de acompanhamento por parte da federação... O José sem dúvida merecia melhor. Mas voltarei a este assunto noutra altura...

Excelente carreira do voleibol feminino

Colocado por WhiteShadow a

Nem só de futebol vive o Vitória. E por isso queria aqui destacar o excelente início de época do voleibol feminino sénior do Vitória. É que as nossas meninas, que subiram esta época à divisão A2, lideram neste momento isoladas, sendo a única equipa invicta! Parece ser possível que consigam a subida à principal divisão, a A1, e com isso tenhamos os séniores masculinos e femininos "irmanados" nas respectivas principais divisões. É sem dúvida uma excelente notícia, para uma modalidade que cada vez mais se assume como a mais popular no Vitória a seguir ao futebol.

Refira-se que este último jogo, na casa de um outro candidato à subida, o Belenenses, foi impróprio para cardíacos, tendo o Vitória virado o jogo de 2-0 para 2-3. Mais do que isso, no derradeiro set, conseguiram virar de um incrível 14-10 para 15-17! Sem dúvida deve ter sido emocionante. Daqui a 2 jornadas, num jogo marcado para 2 de Dezembro, recebemos o Arcozelo, actual segundo classificado com apenas 1 derrota consentida nesta última jornada (curiosamente frente ao CD Póvoa, um dos últimos, com apenas 2 vitórias). Eles merecem o nosso apoio!

Foto: AVS

Praxe e Vitória

Colocado por WhiteShadow a 19 de novembro de 2007

É apenas uma pequena história, mas que no fundo, como em tantas outras coisas, mostra bem a identidade vitoriana e o quanto amamos o clube.

Uma conhecida minha entrou este ano na Universidade de Coimbra. Tal como eu, é de Famalicão. Por lá, no mesmo curso, encontrou uma outra caloira de Brito, que se afirmou logo como vitoriana. Durante a praxe, foi-lhe perguntado de que clube era, ao que com muita personalidade respondeu que era do Vitória. Obviamente, os "doutores" não gostaram, pediram-lhe para fazer algumas flexões e voltaram a perguntar novamente o clube. A resposta surgiu novamente bem alto: Vitória! Novamente flexões (um número maior) e nova pergunta. Vitória! Novas ameaças e castigos continuaram, mas sempre a caloira continuou: Vitória! Até que finalmente disse: não vale a pena continuarem. Podem fazer o que quiserem, que continuarei sempre a dizer que o meu clube é o Vitória! E lá tiveram que "engolir em seco" e dar o braço a torcer.

Sei que isto não é nada, mas é tudo! São pequenos fragmentos de paixão vitoriana que testemunham que somos Vitória, por dentro e por fora, em qualquer altura.

Rentabilização do Estádio

Colocado por WhiteShadow a

A RTP exibiu no seu Jornal da Tarde de ontem uma reportagem interessante sobre a rentabilização dos estádios do Euro (sem bem que peca por ser feita com pouca profundidade de análise). Emílio Macedo da Silva foi entrevistado e em contraste com as outras intervenções disse que as receitas geradas pelo estádio são suficientes para a sua manutenção. Era algo de que não estava completamente à espera, pois penso que o estádio ainda pode ser muito melhor aproveitado. Este é um tema a que gostaria de voltar mais tarde. Como rentabilizar o nosso estádio?

Já agora, gostava que os leitores do blog me ajudassem a completar esta lista de valências que o nosso estádio já possui, para além do óbvio de servir para os jogos de futebol da equipa sénior. Em termos de "serviços do clube", estão lá situadas a loja do Vitória, a loja do Associado e o Showroom. Possui espaços para a realização das eleições (como vimos este ano). Além disso, a zona do topo norte tem espaços para escritórios, com o (polémico) aluguer às Águas do Ave. Vamos passar também a ter uma sala de troféus (também gostaria depois, num outro dia de voltar a isto) e um placard electrónico do lado de dentro. E que mais actualmente se faz com o estádio?

Finalmente, deixo ficar aqui reportagem completa da RTP:

Geromel sem pressas de sair

Colocado por WhiteShadow a 18 de novembro de 2007

Fiquei muito contente com a entrevista dada por Geromel. Numa altura em que tanto se fala na sua saída, e tantos clubes surgem como "interessados" é agradável vê-lo dizer: "Por mim ficava aqui até 2050". É certo que obviamente não desdenhará sair para um clube que lhe dê mais desafogo financeiro, mas todo o seu discurso aponta para um jogador sem pressas em sair e interessado pelo Vitória, no sentido de uma sua eventual saída ser também benéfica para nós.

A verdade é que Geromel é realmente um jogador que, por muito que me custe, parece talhado para mais altos vôos (financeiros, porque já está no melhor clube do mundo, eheh). Até Cajuda diz que pela sua classe é inevitável a saída. Mas assim poderá sair pela porta grande e realmente proporcionar o que, espero, seja o maior encaixe financeiro do Vitória numa transferência. Oxalá saia só no final da época (não em Janeiro) e que seja... para o estrangeiro. Até lá, continuará a ser um privilégio ver de rei ao peito jogadores do seu calibre.

A vitalidade de um clube

Colocado por WhiteShadow a

Não terei por norma falar de outros clubes por aqui, mas por vezes as comparações são inevitáveis. Realizaram-se ontem eleições no Boavista. Hoje as notícias falavam em "votação mais significativa de sempre", em "votação histórica", na "maior afluência de sempre". Fiquei com curiosidade em ver os números, e fiquei a saber que votaram 2114 associados... E esta realidade até é superior a muitos outros clubes!

O Vitória é mesmo um "gigante adormecido" que aos poucos vamos acordando. Nas nossas últimas eleições, ao contrário da esmagadora maioria dos clubes, tivemos 3 candidatos, e votaram 5681 sócios (esteve longe de ser a votação mais concorrida - por exemplo em 2004 foram mais de 6000 a votar, e em anos de Pimenta Machado, se bem me recordo foram ainda mais).

Quádrupla Vitória

Colocado por WhiteShadow a 17 de novembro de 2007

Só um apontamento. Foi um sábado "em grande" com 4 vitórias! O futebol sénior venceu o amigável em Vieira por 2-0, com golos de Felipe e Flávio. O voleibol sénior venceu no Castelo da Maia por 3-0 (21-25, 15-25 e 20-25). O basquetebol sénior venceu em casa frente ao Galitos (de más recordações no no passado) por 83-64. O futebol júnior voltou aos trunfos, vencendo fora o Sp. Espinho por 3-1. Venham mais dias assim :)

Cajuda na RTPN

Colocado por WhiteShadow a

Parece repetitivo e recorrente neste blog, mas não posso deixar de destacar o verdadeiro serviço público vitoriano que a GmrTV faz. É um "luxo" podem contar com tanto conteúdo dedicado ao Vitória. Aqui ficam excertos da reportagem de Cajuda na RTPN. Vale a pena ver.

"Chips" nas bolas?

Colocado por WhiteShadow a

Há muito tempo que a discussão sobre a introdução de tecnologia para ajudar os árbitros a decidir apareceu no futebol. Hoje em dia já achamos normal, por exemplo, ver os árbitros assistentes a poderem conversar com os árbitros principais através de um intercomunicador. Eu sou a favor de todo o tipo de tecnologias que possam ajudar os árbitros a tomarem decisões correctas. Tenho algum receio que se perca alguma magia, sobretudo se forem tecnologias muito caras que não possam depois ser usados de forma global em (quase) todos os jogos, mas concordo que é necessário limitar o erro humano, a bem da justiça.

Por tudo isto, vejo com bons olhos a experiência que a FIFA irá realizar no mundial de clubes. A ideia é simples: introduzir um chip na bola, que permitirá saber quando esta entra na baliza. Com isto seriam evitadas discussões eternas sobre a bola ter ou não ter entrado que são recorrentes no futebol. Veja-se o caso recente do jogo do Vitória contra o Braga, o de há uns anos num lance com Vítor Baía, ou o caso mais célebre, que deu o único campeonato do Mundo à Inglaterra, num remate de Geoff Hurst. Espero sinceramente que a experiência seja bem sucedida.

Ranking de Fair-Play

Colocado por WhiteShadow a

Todos os meses o Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol publica um "ranking de fair-play" baseado numa pontuação de 1 ponto por cartão amarelo, 3 por duplo amarelo e 5 por vermelho directo. Em Outubro, apenas com 2 jogos da BWin Liga, o Vitória ficou em terceiro lugar nesta classificação sendo das equipas mais disciplinadas (1 amarelo em Alvalade, e 2 amarelos em casa contra o Leiria).

É só um pequeno dado estatístico, mas não deixa de ser interessante perceber que o Vitória este ano é uma das equipas mais disciplinadas, mesmo quando perde um jogo, e com um erro do árbitro a influenciar, o que poderia ter feitos os jogadores perder a cabeça. Parece-me que este ano temos sido uma equipa muito racional. Que seja para continuar!

Podem espreitar ver o ranking completo.

Sem comentários

Colocado por WhiteShadow a 16 de novembro de 2007

Já tinha falado disto num post anterior. E agora "O Vimaranes" volta a brindar-nos com uma imagem... que nem necessita de comentários. Desculpem a repetição de imagens em dois blogs, mas vale a pena ver (e rever). Obrigado FotoGuima.

E se no Bonfim fosse assim?

Colocado por WhiteShadow a

De vez em quando faz bem massajar o ego vitoriano. E hoje apeteceu-me partilhar um texto escrito por um adepto do Vitória de Setúbal, depois de um jogo na época 04/05, onde o nosso Vitória venceu por 3-1. "Passo a palavra" ao "Yekini":

"(..) quem se fez deslocar ontem ao estádio do Guimarães por certo ficou ARREPIADO com o ambiente em redor da equipa da casa e com o apoio incrível dado à mesma. Por certo que quando as coisas não lhes correm muito bem também devem protestar, por azar ontem não foi um desses dias. Mas o que vi ontem foi um apoio impressionante, tenho ido a todos os estádios deste País e acho que não tinha visto algo assim parecido.

Para quem não liga muito a estas coisas das claques, digo que o Guimarães também tem duas, colocadas em pontos completamente diferentes. E é aqui que o ambiente diferente começa. Quando uma das claques começa um cântico TODO o estádio de imediato canta também e / ou acompanha com palmas, quando alguém grita algo todo o estádio repete de imediato.
Quando por exemplo ontem uma das claques esticou os cachecois no ar TODO o estádio de imediato esticou os cachecois, e quando começaram a abaná-los todo o estádio os abanou ao mesmo tempo.

Foi sem dúvida um ambiente ARREPIANTE aquele que se via em Guimarães. Sem vergonha de gritar se o outro ao lado ta calado, sem medo de uma cãibra no braço se o tiverem de levantar.

Por vezes durante os 90 minutos de jogo o apoio vale mais que os protestos, depois há uma semana para protestar...

E SE NO BONFIM FOSSE ASSIM... que bonito seria"

Sabe sempre bem ver opiniões como esta. Quando o futebol é vivido com civismo, pode reconhecer-se o que de bom se passa, mesmo num clube adversário. E curiosamente, nesta época, estão os dois Vitória a dar cartas.

Fonte: Fórum do VFC
Foto: VIII Exército

J. Malucelli Futebol S.A.

Colocado por WhiteShadow a

Segundo a comunicação social o presidente do Vitória está no Brasil para acertar os pormenores e assinar um protocolo de cooperação desportiva com o clube-empresa J. Malutelli Futebol S.A.. Aparentemente, tudo surgiu pelo facto do antigo jogador do Vitória Nené fazer parte dos quadros do clube (pelo que sei, Nené é agora empresário de jogadores). Aquando da visita de Cajuda e Vasco Santos ao Brasil, terão sido iniciados alguns contactos que pelos vistos vão agora dar frutos.

Embora tenha sempre algumas dúvidas em relação a estes protocolos, sejam quais forem os clubes envolvidos, penso que poderá ser positivo e pelo que para já se sabe, no concreto, poderão vir jogadores à experiência para o Vitória.

No entanto, para mim, a nota mais positiva, é o estabelecimento de sinergias com antigos jogadores do Vitória. Penso que esse é sem dúvida um caminho a trilhar. A nossa paixão certamente influenciou muitos jogadores que por cá passaram, ao ponto de os deixar com "saudades" do Vitória. E poderão ser agora importantes pontos de contacto e "olheiros" nos mais diversos sítios. Temos de capitalizar esses mesmos contactos.

A Ball in a Football Stadium

Colocado por WhiteShadow a 15 de novembro de 2007

Ao navegar à procura de uma outra coisa, acabei por ir dar a esta belíssima imagem, que resolvi partilhar aqui no blog. O nosso estádio é realmente belo... O seu autor tem outras belas imagens do nosso estádio.

Diego Campos, Cajuda, Treino e Serginho.

Colocado por WhiteShadow a

Hoje o tempo é pouco. Por isso fica só um pequeno resumo da actualidade do Vitória.

- Diego Campos é um atacante brasileiro de 21 à experiência no Vitória. Como sempre, o Youtube tem material, neste caso um da UnionSportsBrazil a promover o jogador. Veremos o que sai daqui.

- Hoje à noite Cajuda estará no programa Pontapé de Saída, na RTPN. Além disso, estará em directo na Rádio Santiago (penso que no programa das 21h, o Fórum Vitória). É sempre uma "caixinha de surpresas" quando o ouvimos falar, pelo que tentarei ouvir a rádio, uma vez que não tenho TVCabo.

- A GmrTV continua a inovar e agora temos a hipótese de ver um treino diferente do Vitória, no parque da cidade, com um pouco de tudo, mas com muito boa disposição. Vale a pena ver.

- O Vitória sentiu-ne na necessidade de emitir um comunicado para desmentir uma notícia d'"O Jogo", que dizia textualmente que ele iria hoje ter uma reunião "que deverá ser definitiva" (não diz que já renovou). Ou seja, não confirma nada. Porquê um comunicado? A notícia foi forma de pressão do agente do jogador e o Vitória quis "ensinar-lhe" algo? Espero sinceramente que a renovação chegue a bom porto, pois penso que o Serginho tem muito potencial.

25 e 50 anos de sócio

Colocado por WhiteShadow a 14 de novembro de 2007

No âmbito das comemorações do 85º aniversário do Vitória Sport Clube, vão ser entregues os diplomas e emblemas aos sócios que completem 25 e 50 anos de filiação. Este é sem dúvida um momento importante na vida de associado e no qual sei que terei muito orgulho quando chegar a minha vez. Já falta pouco para ter essa hipótese (o meu pai não me inscreveu logo quando nasci), mas também por causa disso costumo seguir com alguma curiosidade esta sessão solene, em particular gostando de saber quantos sócios recebem o emblema e quais os seus números.

Espreitando o jornal do Vitória, vemos que teremos 15 sócios com 50 anos de filiação ininterrupta, e 120 sócios a perfazerem 25 anos. Como um associado que completa 25 anos é meu familiar (primo), perguntei-lhe o número de sócio, e fiquei a saber que é o 3287. É um dado interessante (sempre gostei de saber os números e estatísticas do Vitória) e pode ser "lido" de várias maneiras. Fica aqui registado. Já agora, se alguém souber o número de algum dos sócios que completam as "bodas de ouro", gostaria muito de saber. Podem indicar-mo usando a caixa dos remates (ou seja, dos comentários).

My Football Club

Colocado por WhiteShadow a

Não tem a ver com o Vitória mas é uma notícia muito interessante deste mundo do futebol.

E se um comum adepto de futebol pudesse ser de repente "dono" de um clube? Poder ajudar a decidir que jogadores comprar, vender, que 11 titular colocar? Poder ter o popular FM na vida real? Parece impossível? O site do MyFootballClub torna a ideia realidade. A premissa é simples: quem quiser entrar na iniciativa, paga 35 libras. Quando o site atingir 50000 assinantes, compra um clube real. E esse número foi já atingido! E, por votação, foi decidido comprar o clube Ebbsfleet United FC. O clube está na quinta divisão inglesa e já existe um princípio de acordo para a sua venda. Cerca de 20000 assinantes já pagaram as 35 libras e por isso a ideia irá mesmo em frente! Todos os membros irão agora decidir, por votações, os destinos do clube, incluíndo os jogadores a entrarem em campo :)

Por curiosidade, aqui ficam alguns pormenores para compararmos a realidade inglesa com a nossa. A quinta divisão inglesa tem... patrocinador oficial (chama-se Blue Square Premier por causa disso) e tem transmissões televisivas de mais de 70 jogos por ano! A final deste campeonato no ano passado foi disputada... em Wembley! Além disso, vejam a qualidade estética e de conteúdos do site oficial e do site de adeptos do Ebbsfleet United FC. São tudo diferenças fantásticas que estão a anos luz da actual realidade portuguesa...

Liga Intercalar: começa bem...

Colocado por WhiteShadow a 13 de novembro de 2007

Começa "em grande" a liga intercalar (ou "campeonato de reservas"). O primeiro jogo, um derbi Braga-Vitória, inicialmente agendado para o dia 28 do presente mês, já foi adiado! Isto, segundo a notícia do Desportivo de Guimarães, "porque no dia seguinte o Braga recebe o Bayern de Munique, em jogo a contar para a terceira jornada da fase de grupos da Taça UEFA e já fez saber que não tem disponibilidade para defrontar o Vitória um dia antes desse importante encontro."

[Ricardo Araújo Pereira mode] Arranca nos próximos dias a liga intercalar, uma mini-campeonato com o apoio de dezenas de clubes. Intercalar porquê? Porque assim os jogadores menos utilizados podem jogar, bem como os júniores, desde que 5 profissionais estejam em campo. Mas é importante que se perceba que não tem mal jogar entre jogos de outras competições, mas já tem mal jogar entre jogos importantes. Um coisa são outras competições, outra bem diferente são jogos importantes. Concordo com a primeira parte, discordo da segunda. Comigo tenho uma jovem, visivelmente impressionada com o meu brilhantismo, que me vai fazer um conjunto de perguntas previamente ensaiadas:

- A liga intercalar é para não interferir com outros jogos, não é?
- É!
- Portanto, não se vai adiar porque se tem outros jogos, senão começa a adiar-se sempre não é?
- Exacto!
- Mas eu poderia adiar um jogo?
- Podia!
- Mas o que é que me acontecia?
- Nada!
- Mas aí não estava a ir contra o propósito da competição?
- Estava!
- E como é que me impediam de fazer isso?
- De maneira nenhuma!
- Isso não é um bocadinho incoerente?
- Psst... Não se devia adiar. Mas pode-se fazer. Não se devia. Mas pode-se fazer. O que que é acontece a quem o faz? Nada. Não se devia. Mas pode-se fazer...

Esperemos pelos próximos adiamentos para ver a viabilidade desta competição, que pelos vistos só pode existir se os clubes não tiverem jogos a meio da semana. Vai ser este o caminho da liga intercalar?

3251 sócios desde o início da época

Colocado por WhiteShadow a

Como o prometido é devido, consegui arranjar maneira de saber quantos sócios tínhamos no início da época. O jornal gratuito "O Adepto" trazia na sua capa da edição de Julho deste ano, no arranque da época, o número de sócios do Vitória na altura: 24781. Com os actuais 28032, temos que em poucos menos de 5 meses o Vitória angariou 3251 sócios. Por curiosidade na altura tinham sido vendidas "apenas" 9200 cadeiras, quase metade do número actual. A direcção prometeu que ia agora fazer uma campanha para fazer este número chegar aos trinta mil. Esperemos para ver...

E se fosse ao contrário?

Colocado por WhiteShadow a

1º parte do jogo com o Paços de Ferreira. Lance na pequena área do Paços. Se fosse ao contrário, este lance, o que não teria sido já falado por muitos, e em particular por toda a comunicação social? Fica a pergunta no ar...

Fica o meu obrigado pela foto ao João Soares, e ao blog "O Vimaranes", que a publicou. Podem ver a imagem toda para ver para onde olhava o árbitro.

1 aninho e o número de sócios

Colocado por WhiteShadow a 12 de novembro de 2007

Hoje o meu primeiro e único filho faz 1 aninho. É sem dúvida um dos meus grandes orgulhos. Não podia deixar passar por isso esta data em claro, e também por causa da festinha que lhe vamos preparar não vou ter tempo para mais posts.

Mas o que tem isto a ver com o Vitória? Primeiro, claro está, já é sócio do Vitória. Não se tornou sócio no dia em que nasceu porque... nasceu num Domingo. Mas foi logo a seguir. E o que tem isso de curioso? O meu filho tem o número de sócio 24344. Ora, isto quer dizer que num ano, e tendo em conta o actual número de sócios colocado no site do Vitória, tivemos 3688 novos sócios! Um número muito bom, sem dúvida, mas que mesmo assim me deixa a pensar se com a moralização provocada pela subida não poderia ter sido ainda maior. Vou tentar saber quantos sócios tínhamos no início da época, pois desconfio que a esmagadora maioria destes novos sócios entrou já depois da subida ao lugar que é nosso, por direito.

Voleibol volta a depender apenas de si próprio

Colocado por WhiteShadow a 11 de novembro de 2007

Depois do falhanço rotundo no jogo em casa contra o Benfica, a 2a modalidade do Vitória teve um fim-de-semana bem mais positivo. O Sp. Espinho ganhou ao Benfica por 3-2, o que faz com que não haja equipas invencíveis no campeonato. Em casa, o Vitória cumpriu a sua obrigação e venceu o Leixões por 3-1 (pena o set perdido).

Muitos pedem a "cabeça" do técnico Marco Queiroga. A verdade é que ele já teve hipóteses de levar o Vitória a um título e nunca o conseguiu... Seja como for, o importante é que com estes resultados, voltamos a depender só de nós para conseguir o importantíssimo primeiro lugar na fase regular. E eu (ainda) acredito na nossa equipa!

Vitória 0-0 Paços de Ferreira

Colocado por WhiteShadow a

Empate com sabor amargo. 16609 espectadores assistiram a um jogo quase com um só sentido, mas sem muitas oportunidades claras, o Vitória empatou a zero em casa conseguiu quebrar a malapata com o Paços. Não foi um jogo muito conseguido do Vitória...

Tudo começa com Cajuda a insistir em Carlitos (que esteve novamente mal) e a colocar Sereno na esquerda (o que retira muita profundidade atacante desse lado). Foram 36 minutos dados de vantagem ao Paços até entrar Ghilas. O Vitória melhorou um pouco e começou a criar mais perigo quando Fajardo entrou, aos 53', com os seus passes "teleguiados". Perto dos 60', Miljan teve a melhor oportunidade, num remate de cabeça, mesmo à entrada da pequena-área, mas falhou. O Vitória continuou a insitir mas não conseguiu.

Se em muitos jogos elogiei o "santo" Cajuda, hoje acho que começou por ele o empate. Mas continua a merecer a minha confiança. E continuamos com o mesmo problema de sempre na frente. O último passe sai (quase) sempre mal (Desmarets e Ghilas tiveram N oportunidades para fazer passes e centros letais). E o ponta-de-lança Miljan é esforçado, está a melhorar, mas ainda lhe falta algo...

Foi pena, pois poderíamos ter chegado ao 2º lugar (ainda que provisoriamente) e se calhar foi também por aí, por essa pressão adicional, que falhamos. Os jogadores parecerem algo cansados, e pode ser que esta paragem seja benéfica, para os recuperar. O discurso de Cajuda foi um pouco estranho (chegou a referir que ficou contente com o empate, e que não estranhou o que se passou - esperemos que a má disposição que evidenciou na conferência de imprensa antes do jogo não seja fruto de algo que se passe no balneário). Vamos agora pensar no próximo jogo, no Bessa, daqui a 15 dias, com uns inexplicáveis 20 euros mínimos por bilhete para um jogo à segunda-feira com transmissão televisiva. No novo Bessa tivemos sempre bilhetes caros. Agora só poderei ver novo jogo do Vitória ao vivo depois do dia 12 de Dezembro, mas com duas paragens pelo meio, só estarei fora durante 2 jogos do campeonato.

Antevisão Vitória - Paços Ferreira

Colocado por WhiteShadow a 10 de novembro de 2007

Nesta 10º jornada o Vitória tem uma hipótese de ouro de chegar a nova paragem no campeonato com a moral em alta. Depois dos 3 empates iniciais, e tirando o jogo com o Sporting, o Vitória só sabe ganhar. São já 5 vitórias nos últimos 6 jogos da Liga. Mas o Paços é um adversário historicamente incómodo no D. Afonso Henriques. Em 8 jogos aqui disputados para a Liga, o Vitória ganhou 2, empatou 3 e perdeu 3. Números bastante curiosos. Mas o Vitória tem tudo para "enganar" esta história recente, equilibrar as contas e continuar o belo campeonato que está a fazer. Lá estarei, como sempre, e espero ser feliz. Se for como com o Leiria, não faz mal, pois um golo mesmo no fim a valer 3 pontos sabe tão bem! Mas não me importo de estar descansado bem mais cedo no jogo...

Cajuda, Horizontes e Metallica

Colocado por WhiteShadow a 9 de novembro de 2007

Um pouco de tudo e um pouco de nada... Afinal de contas não é para isso que serve um blog?

- Cajuda: Muitos treinadores são repetitivos e debitam sempre o mesmo palavreado. "Vai ser um jogo difícil", "vamos dar o nosso melhor"... Cajuda é diferente e demonstra-o. É "especial". Por vezes passa até por arrogante, mas o seu discurso sai fluido, interessante, e vale sempre a pena ouvi-lo, pois não se sabe o que vai sair dali. Desta vez disse que "não lhe apetecia falar", mas falou. Vale a pena ver e ouvir. E entre outras coisas abriu o jogo quanto ao 11, com Sereno na esquerda e Radanovic no centro. A opção deixa-me dúvidas, mas a frontalidade com que diz o 11 tanto tempo antes contrasta com os tiques de treinadores como Lazaroni, que antes do "show de circo" que deu na Madeira no jogo contra nós, colocou todos os jogadores a aquecer para esconder o 11...

- Horizontes: Num diário desportivo, J. M. Delgado (que não aprecio muito) fala do Vitória e dos 28000 sócios. E toca num ponto forte. "como explicar este sucesso dos conquistadores? (...) Em Guimarães, o Vitória está inserido na comunidade, a cidade vive com paixão o dia-a-dia do clube (por vezes até ao exagero...) e desta comunhão nasce a pujança agora traduzida com o registo do sócio 28 mil (...) É preciso ligar as comunidades locais aos clubes e manter as equipas identificadas com as cidades para atingir patamares de sucesso." São os horizontes de futuro, que dão o nome à crónica.

- Metallica: Apetece-me falar de algo não ligado ao Vitória. Metallica, uma banda que aprecio imenso, com um reportório musical muito variado e abrangente, muito mais "arte" do que alguns pensarão. A comprovar isso esta descoberta de hoje: Nothing Else Matters num piano. Sublime, arrepiante para quem gosta de boa música. Assinado por Scott Davis, que tem um álbum inteiro de tributo aos Metallica. E por falar neles, estou ansioso pelo novo álbum, que deverá sair no princípio de 2008. Entretanto, deixo-vos uma prestação num espetáculo de beneficência, onde acusticamente usaram material do St. Anger e fizeram covers belíssimas.

Bolo vitoriano

Colocado por WhiteShadow a

Não podia deixar passar em branco esta data de aniversário de um grande amigo e grande vitoriano que conheci à custa do fórum da AVS. Mora em Lisboa, nasceu por lá, nunca viveu em Guimarães, nunca estudou cá, não tem ligações familiares que sejam vitorianas e no entanto... é vitoriano dos 7 costados! Nem um costelinha de outra cor. E desde que se recorda que sempre foi assim!


Como explicar histórias como esta? São pequenas pequenos fragmentos de paixão vitoriana que nos fazem sentir (muito) orgulho. E que contagiam de tal forma a família dele que os bolos de aniversário são como o da figura (neste caso é o bolo do ano passado, quem sei que o João não se importará que compartilhe convosco).

Não dispenso agora a sua companhia sempre que vou ver um jogo mais para Sul. Sempre que posso tento também proporcionar-lhe a experiência de ver jogos no nosso "castelo". E a amizade que foi sendo construída ficou e perdurará. Parabéns João!

Mais de 28000 sócios

Colocado por WhiteShadow a 8 de novembro de 2007

Um dado interessante e de louvar... já passamos os 28000 sócios! Sem dúvida um número fantástico, independentemente de número de sócios reais poder ser mais pequeno (o Vitória faz contagens de 5 em 5 anos, nos anos terminados em 5 e 0. Dito de outro modo, a última vez que se contaram foi em 2005 e será novamente feita contagem em 2010), estou convencido que o número de sócios reais não estará muito longe deste número, e será certamente maior que 20000 (basta ver que temos também 17632 lugares anuais vendidos).

Seja como for, é sem dúvida possível fazer melhor. Utilizando o conhecido slogan: "Nós Queremos Mais!". Agora é só continuar a seguir o site oficial para ver até onde chega quantitativamente esta imensa paixão vitoriana, e ver o que fará a direcção neste domínio.

EDIT: Nem de propósito, o site oficial e a GmrTV decidiram dar destaque a esta notícia, e ficamos a saber que a felizarda que ficou com o nº 28000 tem apenas 8 anos e dá pelo nome de Daniela Carvalho. Vale a pena espreitar a reportagem.

Blogosfera Vitoriana agregada

Colocado por WhiteShadow a

Como novato neste mundo dos blogs sobre o Vitória, resolvi fazer algo que já há algum tempo tencionava fazer e que penso será uma pequena contribuição minha para esta comunidade da blogosfera vitoriana.

Como sabem, quase todos os serviços de blogs (como o Blogger), têm já implantado um serviço de RSS (saber mais). Eu que sou leitor diário desses mesmos blogs, costumo usar o netvibes para "agregar" todos os RSS numa só página e assim conseguir perceber se há novidades (confesso, sou preguiçoso e prefiro isso a ter de ir a todos os sites um a um). Mas o que eu gostava mesmo era de conseguir "juntar" todos os RSS dos vários blogs num único RSS... E por isso coloquei mãos à obra.

Descobri que existe uma ferramenta muito útil para precisamente este tipo de tarefa que pretendi alcançar: o Yahoo Pipes. Com ele, consegui unir todos os RSS, acrescentar uma descrição referente ao blog e depois ordenar tudo pela data. O resultado pode ser visto na página que agrega todos os posts dos vários blogs vitorianos que conheço. Com isso, coloquei um pequeno widget que podem ver aqui do lado direito, que mostra as "últimas" dos nossos blogs! Espero que gostem, que seja útil, e que ajude a divulgar a comunidade.

Se tiverem sugestões de blogs a acrescentar, por favor digam. Não coloquei ainda o Pontapé na Lógica, pois não consegui filtrar só para posts do Vitória, e não quero posts de outro clube lá misturados, pois claro :)

Renovação de Ghilas

Colocado por WhiteShadow a


Kamel Ghilas foi uma das (poucas) coisas boas que Norton de Matos deixou no Vitória. Foi um jogador muito importante na nossa subida, cotando-se como o melhor marcador e uma das figuras principais. Demonstrou por várias vezes sentir o clube, e na festa da subida foi o jogador que vi mais contente, ao ponto de quase cair do autocarro de tão feliz e "distraído" que estava.

O seu contrato termina no final da presente época 2007/2008. Desde o início da época que se fala que o Vitória quer renovar. Por exemplo, veja-se uma notícia do JN de 18 de Julho. Por um motivo ou por outro, todos os jogadores que a direcção queria segurar foram renovando, mas o caso de Ghilas estendeu-se, e nunca mais conheceu um desfecho. Espero sinceramente que seja mesmo apenas uma questão de tempo, pois Ghilas é um jogador que aprecio e que penso ser muito útil ao Vitória.

Neste último jogo, Ghilas marcou o golo que nos deu os 3 pontos. E logo depois quase toda a comunicação social fez eco de declarações suas, onde se colocou novamente na mesa a questão da renovação. Ghilas diz que quer renovar, e que fez contra-proposta à direcção do Vitória. A bola parece estar na direcção do Vitória, mas espero que desta vez, quando se diz que a questão "está por dias" (como já se disse muitas vezes antes), seja mesmo verdade. Aguardemos.

Aqui fica a entrevista de Ghilas à GmrTV:

Sabe mais do que um miúdo de 10 anos?

Colocado por WhiteShadow a

É o nome de um popular concurso televisivo criado nos Estados Unidos que foi importado para Portugal. Curiosamente, é apresentado por um ex-"treinador" de futebol. Mas podia ser a frase aplicada quando vemos pérolas como a que colocarei a seguir.

Passa-se numa reportagem da GmrTV (que bom é ter uma televisão local, com conteúdo muito mais direccionado - quem imaginaria que teríamos hipótese de ver, por exemplo, os resumos dos jogos da pré-época?). O tema é o baptismo do novo (e lindíssimo) autocarro do Vitória. Pelo meio, a pureza de uma criança e a sua opinião:


"Não há clube melhor que o Vitória... É único! (sobre o autocarro) É muito melhor na realidade que nas fotos."

É de pequenino que se torce o pepino, e é bonito e enriquece-nos por dentro ver crianças a sentir assim o Vitória. Bem hajas!

O início da paixão...

Colocado por WhiteShadow a

A partir de hoje a blogosfera vitoriana ganha um novo blog. Sou um assíduo leitor do que se vai escrevendo por aí, e com uma saída para o estrangeiro (Reino Unido) prestes a acontecer por uns meses (a vida académica de estudante de doutoramento assim o determinou), resolvi criar um cantinho onde possa falar um pouco sobre esta paixão que me move e me faz iluminar o dia-a-dia: o meu e nosso Vitória!

Este blog serve por isso para poder falar um pouco de todo o universo vitoriano. Irá incidir mais sobre o futebol, não nego, pois este é a grande mola impulsionadora do clube. Procurará no entanto, sempre que possível, falar das outras modalidades.

Não prometo nenhum tipo de frequência nos meus posts, nem um acompanhamento detalhado de um determinado campeonato ou jogador. Simplesmente procurarei, na medida do meu tempo disponível, enriquecer a blogosfera vitoriana com mais um elemento verdadeiramente apaixonado pelo Vitória. Nos primeiros tempos, é natural que eu próprio ainda me esteja a adaptar ao blog e por isso mesmo modifique a formatação, o aspecto, ou outros pormenores.

Para informações completas, frequentes e detalhadas, existem outros sites, mais institucionais, como é o Site Oficial do Vitória, ou o site da Associação VitóriaSempre. Aqui ficarão apenas pequenos pedaços da minha (humilde) visão pessoal do universo vitoriano.